Buscar

Anamnese na Reumatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anamnese na Reumatologia
· Responsável para diagnostico e tratamento de alguma doença que apresenta no sistema locomotor seja no músculo, osso, tendão, ligamento. E na Reumatologia fica nos casos de doenças auto-imunes reumatológicas que inclui esse sistema, e também nos casos difíceis.
· A importância da anamnese: Estabelecer uma boa relação médico-paciente. Formular hipóteses diagnostica e tomada de decisão.
· A anamnese na Reumatologia é responsável por cerce de 90% do diagnóstico.
· É importante na anamnese é identificação, cumprimento (importante se identificar) e se posicionar de forma adequada na cadeira. 
· É importante sempre se portar ao paciente pelo nome dele, deve-se se olhar a idade, pois tem doenças que são mais de idade, podendo cortar algumas doenças.
· Raça, pois sabemos que lúpus é mais característico de pessoa negra. Como também gênero.
· Na HDA o paciente é prolixo e poliqueixoso. Estimular ao paciente a ser objetivo e conciso. Objetividade nos questionamentos e paciência. 
· Dor é o principal sintoma na Reumatologia. E dentro da dor olhar: localização, ritmo, tipo, irradiação, evolução, intensidade, sintomas associados “flogose, rigidez matinal”. Fatores de melhora ou piora e sinal de alarme (essa dor te acorda a noite?).
· Artralgia: Dor articular, podendo ser inflamatória (dor de manha ou final do dia ao repouso, ao mexer atenua a dor) ou mecânica (dor desencadeada por movimentação).
· Artrite: Processo inflamatório, caracterizado por: dor, calor, rubor, edema e limitação de movimento (perda da função). PACIENTE COM ARTRITE TEM QUE TER 3 DESSES 5 SINAIS.
· Interrogatório Sintomatológico: 
· Sintomas Gerais: Febre, Emagrecimento e Linfonodomegalias.
· Alterações Mucocutâneas: Rash Malar (característica de lúpus, lesão em asa de borboleta), Fotossensibilidade, Úlceras orais e genitais, alopecia, lesões psoriáticas, lesões purpúricas, fenômeno de Raynaud (cianose, palidez nas extremidades nos dedos, na fase palmar e distal), Espessamento cutâneo, heliótropo e Sinal de Gottron (lesão em região extensora das mãos).
· Sistema Cardiovascular: Simetria de pulsos, hipertensão em pacientes jovens, sopros carotídeo e abdominal, historia de tromboses (abortos de repetição), pericardite. 
· Sistema Respiratório: Pleurite, Fibrose Pulmonar, Hemoptise, Sinusopatias de repetição, asma,
· Sistema Digestório: Disfalgia, Doenças inflamatórias intestinais, hipertrofia de parótidas e xerostomia, diarréia, alternância de fluxo intestinal. 
· Sistema Nervoso: Convulsões, Neuropatias periféricas, cefaléia e fraqueza muscular.
· Alterações Visuais: Uveíte, Esclerite / Episclerite, Ceratoconjuntivite seca (xeroftalmia).
· Antecedentes Pessoais: Gestação, Desenvolvimento Psicomotor e Neural e Desenvolvimento sexual. Doença na Infância, Traumas, Doenças Graves. Abortos, Imunizações, Alergias e Medicamentos em uso atual. 
· Antecedentes Familiares: Estado de saúde (quando vivos) e causa do óbito (se falecimento).
· Hábitos de Vida: Alimentação, pois paciente com gota tem associação com piora devido a bebidas e carne. Tabaco que tem relação com artrite reumatóide e pode ser fator de piora para tratamento. Uso de drogas, atividade sexual, manutenção de peso, condições socioeconômicas, e animais domésticos.

Continue navegando