Buscar

Trabalho paper Infancia e suas Linguagens ( musica a primeira linguagem)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
Música a primeira linguagem
Angela Veek da Silva
Graziela Kissel de Brito
Tamires Silveira Mota¹
Lidiane Gonçalves de Camargo²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Antes de começar a falar, um bebê, canta, experimenta sons produzidos com a boca. Quando das os primeiros passos até o ponto de poder ficar de pé, o ritmo da música o leva a acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre gestos e o som que a criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando constrói o seu conhecimento musical.
Ao entrar em contato com a música zonas importantes do corpo físico são acionadas, os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música a criança expressa emoções que não consegue materializar com palavras. Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de ouvir. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os barulhos do organismo) e reconhece a sua voz. É nessa fase fetal que se forma a memória sonora das crianças, responsável por preparar o vínculo entre a mãe e o filho.
A música possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, contribuindo diretamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socio- afetivo da criança independente da sua faixa etária. Através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, ideias e ideias que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionadas.
Para que isso ocorra, como em qualquer linguagem, a capacidade de compreensão da música esta relacionada com o domínio dos códigos musicais que por sua vez precisam de uma sensibilidade auditiva, pois somente assim a alfabetização musical será efetiva. Não basta ouvir, é necessário compreender o que ouve. Quanto mais cedo a criança tiver oportunidade de compreender o mundo sonoro em que ela está inserida, entrar em contatos com músicas que tenham significado para ela maior e melhor será a sua percepção com relação as sonoridades que a cercam.
Compreender a música como linguagem é forma de conhecimento e leva a ver a criança não como um ser elástico e sim como alguém que interage o tempo todo com o meio, organizando suas ideias e pensamentos. Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é linguagem musical e aprender a ouvir sons e conhecer a diferença entre eles. Em qualquer ambiente em que a criança esteja exposta deverá ser estimulada a prestar atenção aos sons que com certeza estão acontecendo e se possível identificá-los, relacioná-los e nomeá-los.
A partir do momento em que criança entra em contato com a música seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. Seus relacionamentos sociais serão marcados através deste contato e sua cidadania será trabalhada através dos conceitos que inevitavelmente são passados através das letras das canções.
Por isso, a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes a serem trabalhadas na educação infantil, ao lado da linguagem oral e escrita, raciocínio logico-matemático, artes cênicas etc, não visando a formação do musico profissional, mais oferecendo um tipo de vivencia que deve estar na escola como um dos elementos formadores do indivíduo.
“As brincadeiras de roda integram poesia, música e dança, sendo também muito apreciadas pelas crianças, principalmente por causa do movimento.” (FERREIRA et al. 2007)
Por isso, as atividades como cantar com gestos, dançar, bater palmas, pés são experiências importantes para a criança, pois ela permite que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo e aquisição de leitura e escrita (PIAGET,1996,P.34)
	
Segundo Bréscia (2003), a música é uma linguagem universal existindo desde os primórdios da humanidade e suas civilizações. Conforme dados pologicos, as primeiras músicas surgiram em rituais, como: nascimentos, casamento, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Com o passar do desenvolvimento da sociedade ela também começa a fazer parte em louvores a lideres, como e execução de procissões reais do antigo Egito.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 
Pesquisa em tópicos via internet, livros, conceitos de citações, buscando melhores informações dentro do assunto abordado, utilizando fontes disponíveis.
 
Brincadeira de roda onde a linguagem musical consegue trabalhar não só canto e as palavras mais também a coordenação motora e a interação das crianças umas com as outras expressando assim todas as sensações e emoções abordadas no trabalho.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Podemos ver através das fontes periódicas descritas, que por meio das discussões a música é uma das primeiras linguagens que a criança tem contato fazendo dela uma linguagem universal de suma importância para a vida social e para a educação. Tornando percepção do mundo onde vive e da aprendizagem muito mais prazerosa.
REFERÊNCIAS
A linguagem da música, Academia Brasileira, Disponível em:
https://www.academia.org.br/artigos/linguagem-da-musica. Acesso em: 21 de outubro de 2020
Linguagem musical na Educação Infantil, Portal Educação, Disponível em:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/linguagem-musical-na-educacao-infantil/56086. Acesso em: 15 de outubro de 2020
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I – dd/mm/aa

Continue navegando