Buscar

disc intr a nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Vaz (2014), estudos mostraram que o ômega 3, além de proteger as doenças cardiovasculares, também evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, diminui a pressão sanguínea, ajuda a aumentar o HDL plasmático e reduzir o LDL, diminuir a quantidade de triglicérides, auxilia no mal de Alzheimer, entre outras funções. Sabendo da importância do ômega-3 na alimentação, descreva a relação ômega-3 e ômega-6, explicando como a Revolução Industrial afetou na alteração do perfil lipídico da humanidade.
FONTE: VAZ, Diana Souza Santos et al. A importância do ômega 3 para a saúde humana: um estudo de revisão. Revista Uningá Review, Maringá, v. 20, n. 2, p.48-54, 2014. Quadrimestral. Disponível em: http://www.mastereditora.com.br/review. Acesso em: 21 jan. 2019.
Resposta esperada
O ômega-3 e o ômega-6 são convertidos no corpo humano pelas mesmas enzimas, porém quando há maior consumo de um deles há a maior conversão e disponibilidade no corpo humano. Devido à industrialização e a maior quantidade de óleos vegetais como o de soja, algodão e milho presentes nos alimentos, acaba ocorrendo maior ingestão do ômega-6. O ômega-6 é considerado inflamatório, enquanto o ômega-3 é considerado anti-inflamatório. O aumento do consumo de ômega-6 e a diminuição do consumo de ômega-3 está associado ao aumento da prevalência de doenças cardiovasculares.
2Conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira, os alimentos são classificados em categorias de acordo com o seu grau de processamento. O tipo de processamento empregado na produção dos alimentos determina ou influencia: o sabor; os nutrientes presentes no alimento; com quais outros alimentos será consumido; quando, onde e com quem será consumido (modos de comer); a quantidade que será consumida; e o impacto social e ambiental. Sobre o exposto, explique o que são alimentos processados e dê seis exemplos desses alimentos.
FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 29 maio 2020.
Resposta esperada
São alimentos que passam por um processo no qual são adicionados alguns ingredientes, como sal, açúcar ou vinagre, sendo um método para a sua melhor conservação, como conserva, lata, desidratação ou defumação. Exemplo de alimentos processados: picles, extrato de tomate, sardinha em lata, milho em lata, abacaxi em calda.

Continue navegando