Buscar

Prévia do material em texto

CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0361_A9_ 
	
	
	
	
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considerando a Educação Ambiental um processo contínuo e cíclico, analise as afirmativas:
I. A Educação Ambiental deve desenvolver projetos e cursos de capacitação de professores para que estes sejam capazes de conjugar alguns princípios básicos da Educação Ambiental.
II. A Educação Ambiental deve priorizar propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação de professores e educandos.
III. A Educação Ambiental deve desenvolver projetos como metodologia mais adequada para atuar dentro da escola reflete a coerência e o compromisso com uma prática pedagógica que possibilite a criação de sujeitos mais críticos e atuantes na construção de seus saberes.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	Apenas a afirmativa III.
	
	
	Todas as afirmativas.
	
	
	Apenas a afirmativa II.
	
	
	Apenas a afirmativa I.
	
	
	As afirmativas I e II.
	
Explicação:
Todas as afirmativas estão corretas. Todo trabalho ligado à Educação Ambiental visa a formação continuada de professores, de modo a  promover uma contínua reflexão que culmine na mudança de mentalidade, na conscientização; apenas dessa forma, conseguiremos implementar, em nossas escolas, a verdadeira Educação Ambiental, com atividades e projetos não meramente ilustrativos, mas fruto da ânsia de toda a comunidade escolar em construir um futuro no qual possamos viver em um ambiente equilibrado, em harmonia com o meio, com os outros seres vivos e com nossos semelhantes.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Sato (2002), Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente:
	
	
	
	a melhoria da qualidade ambiental da escola e da vizinhança
	
	
	a educação formal e a educação informal
	
	
	o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental
	
	
	o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e o envolvimento da família e da vizinhança
	
	
	o desenvolvimento de conhecimento científico dos alunos, famílias e vizinhança da escola.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Mariana é professora das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Impactus e neste semestre, precisa trabalhar com a Educação Ambiental dentro de um projeto que mobilize os alunos durante todo o ano para refletirem sobre as questões concernentes: à cidadania, sustentabilidade e a utilização consciente dos recursos naturais. Para tanto, ela deve estabelecer um objetivo principal deste projeto. Assinale qual dos objetivos abaixo é o único que pode ser utilizado como eixo condutor do projeto.
	
	
	
	Apresentar uma concepção de ser humano como mais importante que a comunidade no qual está inserido.
	
	
	Incentivar a ambição pessoal e preocupação com os objetivos de crescimento profissional.
	
	
	Incentivar o individualismo e uma visão egocêntrica da realidade.
	
	
	Incentivar o desenvolvimento da competência de buscar causas e prever competências.
	
	
	Aprender a tolerar o desperdício dos bens naturais, pois fazem parte dos recursos renováveis.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A contribuição da escola é a de implementar um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la. O projeto pedagógico escolar poderá, na direção de alcançar esses objetivos, ser orientado por algumas diretrizes. Assinale a afirmativa que apresenta uma dessas diretrizes:
	
	
	
	utilizar o conhecimento disponível na mobilização das informações
	
	
	considerar as especificidades da realidade escolar e aproximação entre ensino e pesquisa
	
	
	favorecer a compreensão da realidade e a participação social
	
	
	informar os conteúdos que permitem a aprendizagem de situações significativas
	
	
	posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A expressão "desenvolvimento sustentável" é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:
	
	
	
	a interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
	
	
	a ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
	
	
	a adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
	
	
	utilização de combustíveis fósseis.
	
	
	a manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Explorando o tema solo, uma professora do Ensino Fundamental I, fez com seus alunos o seguinte experimento:
 
O solo etiquetado por A contém argila, enquanto o B contém areia. Enchemos um copo com água, jogamos lentamente essa água sobre a amostra, com cuidado para não derramar. Depois, colocamos a mesma quantidade em A e B. Qual o objetivo que a professora pretende alcançar com a turma a partir da observação e discussão do experimento pelos alunos?
	
	
	
	Verificação da formação das rochas, observando como sua decomposição forma os diferentes tipos de solos.
	
	
	Verificação da necessidade de irrigação dos diferentes tipos de solo.
	
	
	Análise dos recursos renováveis do meio ambiente, presentes no solo.
	
	
	Observação da presença de minérios nos solos.
	
	
	Análise da porosidade dos componentes sólidos do solo.
	
Explicação:
A diferença entre os componentes dos solos observados..
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Implementar a Educação Ambiental nas escolas tem se mostrado uma tarefa exaustiva. Existem grandes dificuldades nas atividades de sensibilização e formação, na implantação de atividades e projetos e, principalmente, na manutenção e continuidade dos já existentes. Tais dificuldades são decorrentes de:
I. A busca de alternativas metodológicas que façam convergir o enfoque disciplinar para interdisciplinar.
II. A barreira rígida da estrutura curricular em termos de grade horária, conteúdos mínimos, avaliação etc;
III. A sensibilização do corpo docente para a mudança de uma prática estabelecida, frente às dificuldades de novos desafios e reformulações que exigem trabalho e criatividade.
Assinale a opção correta:
	
	
Explicação:
Todas as afirmativas estão corretas. Trabalhar numa perspectiva interdisciplina e transversal na Educação Ambiental requer superar o desafio da estrutura curricular fragmentada e do olhar disciplinar. A ruptura envolve todo um coletivo da escola em prol de um projeto institucional, como ações centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação de professores e educandos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Defina a Ecopedagogia.
	
	
	
	Propostas de ONGs que possuem uma preocupação ambiental.
	
	
	Um processo, uma reflexão e uma prática de Educação Ambiental nas escolas.
	
	
	Uma reflexão estritamente teórica sobre a questão ambiental mundial.
	
	
	Uma proposta sem êxitos já que não possue ajuda governamental.
	
	
	Uma proposta ilusória em um mundo globalizado.

Mais conteúdos dessa disciplina