Buscar

Revisão Av1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO
Profª Valeria Bellas
REVISÃO PARA AV1
*
*
*
AULA 1 
O Homem no Ambiente Organizacional
ADMINISTRAÇÃO
Profª Valeria Bellas 
Rio de Janeiro, 25 de Julho de 2011
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
 O HOMEM CONTEMPORÂNEO 
 Com o avanço tecnológico e as constantes mudanças que vem ocorrendo a nível mundial, as cobranças e exigências para tais adaptações se tornaram um elemento disparador de desajustamento para o homem contemporâneo que por uma série de razões próprias, dos seus grupos sociais e do ambiente em que ele vive, tem apresentado, proporcionalmente, um aumento daqueles estados de ansiedade e angústia.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
É o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de umas pessoas para o alcance de uma determinada meta. 
Intensidade aqui se refere a quanto esforço a pessoa despende, porém não é capaz de levar a resultados favoráveis, a menos que seja conduzida em uma direção que beneficie a organização. 
E persistência sendo considerada como uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. 
Os indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos (Robbins, 2005).
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
De uma forma mais resumida, pode-se dizer que se entende como motivação a ação de mover, ou seja, é o que leva alguém a agir em direção a um objetivo, isto se dá através de um comportamento e pela persistência ao manter este comportamento.
Para Levy-Leboyer (1974, p. 150) a motivação para o trabalho aparece como um fenômeno complexo, que não se pode analisar sem levar em consideração o conjunto da situação, quer dizer, o indivíduo (suas características e experiências), o trabalho (sua natureza e restrições) e a organização com suas regras, seus objetivos, bem como o clima que lhe é próprio.
As pessoas possuem necessidades diferentes, com isto seus objetivos necessariamente não são os mesmos, assim como também não acontecem no mesmo momento.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA
O relacionamento entre a empresa e o funcionário é de extrema importância, neste contexto o líder influi diretamente na motivação dos funcionários. Um grupo qualquer que desejar atingir sua eficácia, deseja que alguém possa orientá-lo na direção desejada, esse alguém é reconhecido como o Líder do grupo.
Constantemente, liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridade não sabem exercer a liderança. Outras a exercem sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema determinado no setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo. Heifetz, (1999, p. 62). 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estilos de Liderança
Os principais tipos de liderança: 
Liderança autocrática e Liderança democrática e Laissez-faire. 
Liderança autocrática: 
Cabe ao líder dizer com clareza o que fazer, como, onde e quando fazê-lo. É o líder que traça o plano, determina as diretrizes e o funcionário apenas cumpre as ordens. Há pouco apoio emocional ou interesse pelas pessoas e suas necessidades, o foco está nas necessidades da organização. 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estilos de Liderança
Liderança democrática: 
	Nesse tipo de liderança, o líder continua a dirigir e supervisionar atentamente a realização da tarefa, mas também dá apoio sócio-emocional, solicita e pede sugestões. Envolve as pessoas em discussões de trabalho, reconhece e elogia. 
Laissez-faire: 
 	É um tipo de liderança que não exprime nenhuma atividade; portanto, caracteriza-se como a “negação” da liderança. Ocorre quando o líder evita assumir posições e resolver conflitos. Esse estilo de liderança possui um impacto negativo com relação à eficácia e à satisfação dos seguidores (Bergamini)
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As Principais Teorias Motivacionais
 Na década de 50 foi o período de desenvolvimento dos conceitos sobre motivação, sendo formuladas três teorias específicas. 
 São conhecidas como a Hierarquia das necessidades, Teoria X e Y e a Teoria dos dois fatores. 
 Nesta aula veremos apenas a Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow.
 
Maslow propõe uma classificação ou hierarquia de cinco categorias das motivações humanas:
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Fisiológicas: inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades do corpo.
Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
Social: inclui afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo.
Estima: inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção.
Auto realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que se é capaz de ser; inclui crescimento, alcance do seu próprio potencial e autodesenvolvimento.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Pirâmide da hierarquia das necessidades. Fonte: Maslow (1970)
*
*
*
*
AULA 2 
A Importância da Motivação e da Liderança
para as Organizações 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Alguns Conceitos sobre Comportamento Organizacional
Sobre Comportamento Organizacional entende-se:
Estudo das pessoas (indivíduos) e grupos que juntas atuam em uma organização interagindo continuamente e influenciando-se mutuamente. 
Esta área trata tanto do comportamento do indivíduo (personalidade, percepções, atitudes, motivação e aprendizagem) quanto do grupo (papéis que desempenham, normas que seguem, sentido de equipe e administração dos conflitos). 
*
*
*
O Comportamento Organizacional pode ser observado dentro das Organizações através de suas políticas, estratégias, objetivos, processos de trabalho, tecnologia, etc.
O Comportamento Organizacional não corresponde a Administração na sua totalidade, mas sim ao lado humano da administração.
O profissional de administração precisa conhecer o Comportamento Organizacional de maneira aprofundada para ser bem-sucedido em suas atividades. 
*
*
*
Fonte: Chiavenato , Idalberto – Comportamento Organizacional
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 Os Desafios Atuais do Comportamento Organizacional:
1. A Mudança está se tornando cada vez mais rápida, constante e profunda. O mundo muda com uma com uma rapidez enorme.
2. O Conhecimento está se tornando a mola mestra deste Milênio. O ambiente de negócios está em constante mudança.
3. A força de trabalho está cada vez mais diversificada com novas habilidades e competências e diferentes valores sociais. 
4. Os produtos e serviços hoje precisam superar as expectativas dos clientes e consumidores. Elevada qualidade, baixos custos e valor agregado é hoje o que se espera.
*
*
*
5. As próprias organizações estão mudando rapidamente. O foco hoje é a extinção das chamadas “gorduras”, estão diminuindo os níveis hierárquicos que estão mais achatados, atividades não essenciais sendo terceirizadas, alianças e parcerias sendo feitas com outras organizações, novas estruturas, novos modelos de gestão, novas práticas, tornaram-se globalizadas e utilizam tecnologias sofisticadas para encarar a concorrência.
6. Os líderes, os gerentes/dirigentes atuais precisam fazer ajustes no seu próprio comportamento para garantir o seu sucesso profissional, são mais flexíveis.
7. Estamos na era do conhecimento, este é hoje o maior bem que uma organização pode ter: seu capital intelectual. A criatividade na produção de novas idéias é o grande diferencial juntamente com a inovação, a informação precisa que acarretam retorno para o ambiente de negócios de uma organização. 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
VALORES
Valores influenciam fortemente as atitudes dos indivíduos. Portanto, o conhecimento do sistema de valores pode ajudar no entendimento de suas atitudes. 
Os valores variam de indivíduo para indivíduo. 
O desempenho e a satisfação com o trabalho tende a ser maior quando os valores do trabalhador coincidem
com os da empresa. 
Por exemplo: durante um processo seletivo de candidatos, é importante que nos preocupemos em encontrar indivíduos que tenham um sistema de valores compatíveis com a organização. 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATITUDES
Atitudes são afirmações avaliativas – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. 
Como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Exemplo: “Gosto do meu trabalho” dessa forma estaria expressando minha atitude para o trabalho. 
As atitudes fornecem indicadores de problemas potenciais e influenciam o comportamento individual. 
Trabalhadores satisfeitos apresentam índices mais baixos de rotatividade e absenteísmo. 
Os esforços devem ser direcionados para ajudar aos funcionários a se tornar mais produtivos. 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 PERCEPÇÃO
Percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem. 
Pessoas diferentes podem perceber de maneiras diferentes uma mesma coisa. 
Nenhum de nós enxerga a realidade. O que fazemos é interpretar o que vemos e chamar isso de realidade. 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM
Todo comportamento humano complexo é aprendido. 
 O aprendizado acontece o tempo todo. 
 Aprendizagem seria qualquer mudança relativamente permanente no comportamento resultante de uma experiência. 
 Quando falamos de aprender com os erros, estamos falando de formação. Tentamos, falhamos e tentamos de novo. 
 É por meio das tentativas e dos erros que desenvolvemos habilidade como andar de bicicleta, tocar um instrumento musical, desenhar, etc. 
*
*
*
AULA 3 
Teorias Motivacionais, Motivação no trabalho, Liderança e Conhecimento
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O QUE É MOTIVAÇÃO
Motivação consiste na disposição para fazer alguma coisa e será condicionada pela capacidade dessa ação satisfazer uma necessidade do indivíduo.
Necessidade, em nossa terminologia, significa uma deficiência física ou psicológica que faz determinado resultado parecer atraente.
 
Exemplo: Os funcionários que trabalham com afinco em alguma atividade, podemos concluir que estão sendo movidos pelo desejo de atingir uma meta que valorizam.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Levy-Leboyer (1974, p. 150) assim caracteriza comportamento motivacional dentro do contexto organizacional.
 “A motivação para o trabalho aparece como um fenômeno complexo, que não se pode analisar sem levar em consideração o conjunto da situação, quer dizer, o indivíduo (suas características e experiências), o trabalho (sua natureza e restrições) e a organização com suas regras, seus objetivos, bem como o clima que lhe é próprio”
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Teoria X, as quatro premissas negativas são:
Os funcionários não gostam de trabalhar por sua própria natureza e tentarão evitar o trabalho sempre que possível.
2. Como eles não gostam de trabalhar precisam ser coagidos, controlados ou ameaçados com punições para que atinjam as metas.
3. Os funcionários evitam responsabilidades e buscam orientação formal sempre que possível.
4. A maioria dos trabalhadores coloca a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho e mostra pouca ambição.
*
*
*
Teoria Y, as quatro premissas positivas:
Os funcionários podem achar o trabalho algo tão natural quanto descansar ou se divertir.
2. As pessoas demonstrarão auto-orientação e autocontrole se estiverem comprometidas com os objetivos.
3. A pessoa mediana é capaz de aprender a aceitar, ou até a buscar, a responsabilidade.
A capacidade de tomar decisões inovadoras pode ser encontrada em qualquer pessoa e não é privilégio exclusivo dos que estão em posições hierarquicamente superiores.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA
French e Raven distinguem cinco diferentes tipos de poder: 
1. Poder Coercitivo: poder baseado no temor e na coerção. O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder poderá levá-lo a sofrer algum tipo de punição ou penalidade que ele quer evitar.
2. Poder de Recompensa: apóia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado espera obter.
3. Poder Legitimado: poder que decorre do cargo ou posição ocupada pelo individuo no grupo ou na hierarquia organizacional. Supervisor de primeira linha tem mais poder que os operários, o gerente tem mais poder que o supervisor e o diretor têm mais poder que o gerente.
*
*
*
4. Poder de competência: baseado na especialidade, no talento, na competência, na experiência ou no conhecimento técnico da pessoa. Também chamado de poder de perícia.
5. Poder de referência: baseado na atuação e no apelo. Líder que é admirado por certos traços de personalidade desejáveis possui poder referencial. Poder popularmente conhecido como Carisma.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONHECIMENTO 
TIPOS DE CONHECIMENTO:
1. Conhecimento tácito ou conhecimento inconsciente:
Está na cabeça das pessoas e é derivado de suas experiências e vivencias pessoais.
Representa o conhecimento do que sabemos, mas que não precisa ser verbalizado ou escrito em palavras. 
É mais corrente dentro da organização e está relacionado com a cultura organizacional. 
2. Conhecimento explícito:
Representa acumulação de políticas, procedimentos e processos de negócio que formam a base das operações da organização. 
Em muitas organizações, o conhecimento explícito tem uma vida curta. 
*
*
*
AULA 4
Equipes e Empowerment 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 EQUIPES
NATUREZA DOS GRUPOS:	
	Quando em uma organização existe um grupo, normalmente os seus membros:
1. Estão motivados a trabalhar juntos.
2. Percebem o grupo como uma unidade de pessoas unificadas que interagem entre si.
3. Contribuem em várias medidas para os processos grupais, o que significa que algumas pessoas contribuem com mais tempo e energia do que outras.
4. Alcançam acordos e desacordos por meio de várias formas de interação.
*
*
*
TIPOS DE GRUPOS:
Os grupos formais :
Os grupos formais são de trabalho definidos pela organização com a atribuição de tarefas específicas. 
Nos grupos formais, comportamentos apropriados são estimulados ao trabalho conjunto a fim de alcançar objetivos organizacionais.
Os grupos informais:
São aqueles que surgem espontaneamente graças às relações de interação entre as pessoas. 
Sua natureza é tipicamente social. 
Ocorrem naturalmente no ambiente de trabalho em resposta a necessidades de contato social. 
Tendem a se formar ao redor de amizades e de interesses comuns.
*
*
*
O empowerment ou delegação de autoridade parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação para tomarem decisões e participarem ativamente da organização.
 
	O empowerment se assenta em quatro bases principais :
*
*
*
1.Poder: 
	dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da 	organização.
2.Motivação: 
	proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente.
3.Desenvolvimento:
	 dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional.
4.Liderança: 
	proporcionar liderança na organização significa orientar as pessoas, definir 	objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
*
*
*
EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO
As equipes bem-sucedidas e que alcançam a excelência no desempenho conhecem perfeitamente os seguintes aspectos :
Quem somos nós? 
Onde estamos agora? 
Para onde estamos indo?
Como chegar lá?
O que esperam de nós?
De qual apoio necessitamos?
Quanto eficazes somos nós?
Qual reconhecimento desejamos?
Quem somos nós?
*
*
*
BOA PROVA A TODOS!!!!
VALERIA BELLAS
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando