Buscar

Reformas e reparos em UAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reformas e reparos em UAN
· Há um crescimento a nível mundial da alimentação coletiva e fora do lar, provocando maior competividade e mais exigência dos clientes quanto à qualidade. Sendo assim, a estrutura física e os equipamentos devem ser bem planejados para suprir essas necessidades.
· Alguns aspectos podem ser destacados como motivadores de reformas e reparos: a inovação tecnológica, pois UAN antigas não estão preparadas para novos equipamentos; as instalações elétricas que precisam ser atualizadas; ergonomia e conforto ambiental para gerar melhorias nas condições térmicas internas, iluminação adequada, etc. e atualização dos espaços.
· Para solucionar esses problemas são realizados reformas e reparos, mas antes deve ser observado se realmente há possibilidade de comprometimento da qualidade das refeições e se as adequações e inovações tecnológicas irão realmente agregar algum valor.
· As reformas e reparos podem ocorrer por meio da troca de revestimentos em pisos e paredes, renovação da pintura da edificação, dos equipamentos, móveis e outros materiais, readequação e reparos na rede elétrica, hidráulica e de esgoto, entre outros. Pequenos reparos é quando inclui apenas um setor ou parte de um setor da unidade, enquanto os grandes reparos incluem vários setores ou a UAN inteira.
· Reparos em pisos e revestimentos são bem comuns, sendo importante dar atenção a utilização de materiais adequados para garantir a segurança sanitária e dos colaboradores. Esses tipos de reparos devem ser feitos em períodos com menor produção e esse setor precisa ser deslocado temporariamente. Há uma dificuldade de encontrar um piso que siga todas as características determinadas pela legislação, por isso, deve-se optar por aquele que comtemple o maior número de características desejáveis. Algumas vezes pode não ser preciso a trocado piso, apenas a aplicação de resina já resolve.
· Novos equipamentos demandam um redimensionamento da potência e dos quadros elétricos, sendo preciso adequações nas instalações elétricas e iluminação. Elas devem ser embutidas e protegidas em tubulações externas e íntegras, o quadro de comando deve ser de fácil acesso com disponibilidade de energia monofásica e trifásica, as tomadas devem ser individuais para cada equipamento e identificadas com a voltagem. Já a iluminação deve ser, quando possível, natural com cuidado para não exceder o calor e usar iluminação artificial quando preciso, dando preferência às lâmpadas de led sempre com sistema contra queda e explosão.
· Quando preciso, também devem ser feitas adequações nas instalações hidráulicas, observando sempre a existência de vazamentos, pois podem a longo prazo infiltrar e oxidar o ferro das estruturas da edificação. O PVC deve ser usado nas instalações de água fria e o cobre para água quente.
· Para instalações de esgotos é seguida a Portaria CVS de 6 de agosto de 1996. A caixa de gordura deve estar localizada no ambiente externo à edificação e os ralos, canaletas ou grelhas devem ser sifonados e posicionados para facilitar o escoamento e proteger contra a entrada de pragas e vetores urbanos. 
· As instalações de gás devem ser externa à edificação, em área fechada e protegida, com ventilação, sem acesso para pessoas não autorizadas, mas que permita o acesso dos veículos de abastecimento. Em caso de irregularidade, o reparo deve ser imediato.
· Sempre que possível, deve ser utilizados equipamentos que agreguem tecnologia a fim de diminuir a quantidade de equipamentos instalados, ganhando produtividade e, consequentemente, reduzindo o custo de produção. Se as UAN não se modernizarem, estarão em extinção.
· As inovações dos processos levam mudanças de estrutura física da UAN, uma vez que pode racionalizar as operações e demandar adequações em termos de espaços. Caso a UAN opte por utilizar produtos diferenciados, deve providenciar primeiramente o redimensionamento e adaptações de equipamentos. Em algumas vezes, é necessário o aumento da área de armazenamento a frio, por outro lado, diminuição da área de pré-preparo. 
· As responsabilidades ambientais também tem crescido muito, fazendo com que as empresas racionalizem a utilização dos recursos naturais e energéticos, procurando novas tecnologias de preservação do meio ambiente. A ISO 14001 regulamenta as questões ambientais, fundamenta sistemas e processos, certificando a “cozinha verde”.
· Para definir as prioridades para reformas e reparos deve ser observado e analisado as características gerais de construção, instalações e fluxograma dos processos, fazer a avaliação diagnóstica da edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios, atender a garantia da qualidade das refeições cumprindo as normas vigentes na legislação e garantir a satisfação do cliente, utilizar o checklist de verificação, e definir as prioridades de acordo os recursos financeiros. Deve ser priorizado os aspectos que comprometa a segurança sanitária, como tetos mofados.
· Após o diagnóstico e a definição das prioridades, dar início ao planejamento através de uma equipe multiprofissional. No planejamento será redimensionado os espaços, elaborado o projeto de reforma e lista de equipamentos e móveis, estimativa dos custos, definição e busca de meios para levantar recursos financeiros, adequação dos recursos e tempo necessário e/ou disponível para execução.
· Durante a execução da reforma a UAN não pode parar sua produção, por isso deve ser averiguada a época mais adequada ou disponibilizar refeições transportadas ou vale refeição. Quando não houver possibilidade de paralisação da UAN ou recursos financeiros insuficientes, a reforma deve ser realizada em etapas.

Continue navegando