Buscar

Prévia do material em texto

6
UNIVERSIDADE PAULISTA
ESCRITÓRIO SÃO PAULO
PIM III
OLÍMPIA-SP
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA
ESCRITÓRIO SÃO PAULO
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III
para obtenção do título de Tecnólogo
em Gestão de Recursos Humanos
apresentado à Universidade Paulista –UNIP.
Orientador: Alexandre L. Fernandes
,
OLÍMPIA-SP
2020
RESUMO
Este projeto refere-se a um estudo sobre uma empresa de porte pequeno, no ramo de prestação de serviços contábeis, ou seja, um escritório contábil de bastante tempo de permanecia na cidade onde está localizado, contando com um corpo de funcionários de doze pessoas. Tendo como intuito analisar e demonstrar como são aplicados os conceitos de recursos humanos nessa empresa e como as disciplinas aplicadas até o momento se enquadram dentro dessa organização, sendo elas Desenvolvimento de Recursos Humanos, Contabilidade e Estatística Aplicada, estudando como esses itens podem ser utilizados dentro da empresa, visando o que se pode fazer para melhorar o seu empenho e aproveitar o conteúdo para a aplicação na prática. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa com captação de informações de campo e também buscas bibliográficas para melhor embasamento da teoria para a prática.
Palavras-chave: Recursos Humanos – Contabilidade – Estatística aplicada.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 04
1.1 A EMPRESA ...................................................................................................... 05
1.2 ORGANOGRAMA............................................................................................... 06
1.3 FORNECEDORES E MERCADO ALVO............................................................. 07
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS ..................................................................... 08
2.1 CICLO MOTIVACIONAL .................................................................................... 08
2.2 BARREIRAS MOTIVACIONAIS ........................................................................ 09
2.3 SUBSISTEMAS DENTRO DO ESCRITÓRIO SÃO PAULO............................... 10
3. ESTATÍSTICA APLICADA .................................................................................. 12
3.1 APLICANDO A ESTATÍSTICA DENTRO DA EMPRESA .................................. 12
4. CONTABILIDADE ................................................................................................ 15
4.1 BALANÇO PATRIMONIAL ................................................................................. 16
4.2 ANÁLISE DOS ÍNDICES DO BALANÇO PATRIMONIAL .................................. 17
4.2 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE ......................... 18
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 19
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 20
		
INTRODUÇÃO
 Quando se pensa em criar uma organização empresarial, não se leva em conta o planejamento dos recursos humanos e como essa parte é importante para o andar contínuo e saudável dessa organização. É isso que será demonstrado nesse projeto, como é aplicada na prática a gestão de pessoas, a contabilidade e a estatística na rotina empresarial.
A empresa estudada é uma prestadora de serviços contábeis, tendo uma permanecia no mercado a mais de vinte anos, e contando com um quadro de funcionários de treze pessoas, e dois sócios. Há uma divisão de setores, denominados internamente como escrita fiscal, departamento contábil, departamento pessoal e setor de arquivo. 
Atualmente, a empresa presta serviços de abertura e encerramento de empresas, contabilidade, escrituração fiscal, folha de pagamento, e demais assessorias contábeis aos seus clientes. 
Seu quadro de clientes, está em torno de 250 clientes ativos que mantêm mensalmente seu controle contábil e sua assessoria nos departamentos de pessoal e escrituração fiscal.
5
1.1 A EMPRESA
Essa é uma empresa de pequeno porte formada por dois sócios, constituída através de um contrato social, estabelecendo o percentual de cada sócio, seus diretos e obrigações. O nome da empresa é Escritório São Paulo, e foi adquirida pelos sócios em 2010, que preferiram dar continuidade ao nome, já que se trata de uma empresa com mais de 40 anos de tradição na cidade. Seu ramo de atuação principal é a prestação de serviços. Sendo esses serviços contábeis, o que incluiu assessoria contábil, administrativa, assessoria de recursos humanos, assessoria fiscal, abertura e encerramento de empresas, declarações e responsabilidades fiscais. Atualmente essa empresa conta com 12 pessoas no seu quadro de funcionários.
Os principais serviços oferecidos pelo Escritório São Paulo, trata-se de rotinas contábeis, registros contábeis, escrituração de livros contábeis tais como Balanço Patrimonial, demonstração de resultado do exercício, livro diário e livro razão entre outros demonstrativos, também oferece o serviço de escrituração de notas fiscais de entrada e saída, apuração de impostos, envio de obrigações assessórias aos órgãos públicos, livros fiscais, e além desses serviços, é oferecido o serviço de departamento pessoal, onde é registrado as rotinas trabalhistas, geração de folha de pagamentos, impostos trabalhistas, relações de férias, rescisões, geração de informações ao governo sobre relações empregatícias, cálculos de folha de pagamento, e atualmente a mais nova obrigação trabalhista, que se chama e-social, onde se deve enviar ao governo todas as informações da empresa, dos sócios e empregados, deixando tudo certo para que não haja divergências de informações, sobre todas as ocorrências trabalhista que ocorre na empresa. 
O Escritório São Paulo também conta com o serviço de abertura e encerramento de empresas, fazendo registro nos órgãos competentes para que a empresa esteja apta a realizar suas atividades ou esteja tudo em ordem para encerrá-la.
1.2 ORGANOGRAMA
1.3 FORNECEDORES E MERCADO ALVO
Por ser uma empresa de prestação de serviços, não contam com muitos fornecedores para insumos, somente fornecedores de papelaria e informática, porém tomam serviços com fornecedores para utilização de sistema informatizado, para a realização das atividades, e contam com assessoria tributária, fiscal, trabalhista e contábil, para se manterem atualizados as novidades de cada legislação.
O principal mercado alvo são as empresas e novos empreendedores que queiram abrir uma empresa. É um mercado com bastante movimentação, visto que sempre há novos empreendedores dispostos a começar um negócio. Também há aqueles que vem de outros escritórios, porém nesse ramo contábil deve-se seguir as normas éticas da classe, onde não se pode oferecer seu serviço para empreendedores que já estejam sendo assessorados por outro contador responsável, respeitando os colegas de classe, mas se for de vontade do cliente trocar de escritório, não há problema.
Os principais concorrentes são outros profissionais contábeis que não se valorizam diante da classe, oferecendo mensalidades abaixo do aplicável e não deixam claro para os clientes, que os serviços oferecidos serão incompletos.
O intuito deste projeto é mostrar através de pesquisas feitas na empresa, como se aplicada a matéria estudada neste bimestre dentro da organização, que são desenvolvimento de recursos humanos, contabilidade e estatística aplicada, e também demonstrar como se pode melhorar o funcionamento, ou desempenho dessa organização aplicando tais fundamentos. 
Sobre a área de recursos humanos, será demonstrado como é o funcionamento desse setor dentro de uma pequena empresa, como é aplicada a gestão de pessoa, coordenação de equipe, disciplinando atividades, e assessorando outras empresas quanto a legislação, já na parte de contabilidade, será demonstrado como se aplica a análise de demonstrações contábeis, tais como o balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício,podendo dizer qual a saúde da empresa através dessas informações, e para finalizar uma análise da parte estatística, demonstrando a variável de clientes em determinadas épocas do ano, onde o número de clientes cresce exponencialmente devido a obrigações como o imposto de renda de pessoa física, e declarações de microempreendedores, que apesar de não terem a obrigatoriedade de assessoria contábil, contam com o escritório para tais serviços esporádicos.
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS
O setor de recursos humanos é responsável pela coordenação, plano e implementação de todas as tarefas e atividades relacionadas com a área em desenvolvimento.
2.1 – CICLO MOTIVACIONAL 
Segundo Chiavenato (2004), ele descreve que o ciclo motivacional é como um círculo virtuoso que se origina em uma necessidade, uma força dinâmica e persistente que estimula o comportamento. Ela rompe o estado de equilíbrio de um organismo tirando-o de sua rota, estabelecendo nova dinâmica.
Assim o setor não estaciona ou diminui sua produção e eficiência, mantendo seu pessoal sempre motivado e empenhado a alcançar os objetivos.
Dinamizar pessoas é um trabalho bem árduo que requer conhecimento e de certa forma, voz ativa para ser respeitado e seguido, pois essa tarefa deve individualizar as pessoas, estudando quais suas dificuldades e prioridades, e com um todo harmonizar cada indivíduo para criar um ciclo de motivação em que todos se sintam inclusos e dispostos a manter o ciclo em andamento. Entende-se que atendendo as necessidades pessoais, pode-se encontrar um equilíbrio que é capaz de manter a satisfação de estar naquele ambiente de trabalho, e para que tudo isso tenha início, é preciso fazer uma análise de eventos que não contribuem para a motivação e no final outra análise das consequências dessas aplicações motivações e se seus resultados foram benéficos para a organização e se deverão ser melhoradas ou continuadas. 
2.2 – BARREIRAS MOTIVACIONAIS
Alguns impedimentos podem ser uma barreira para a motivação. O excesso de pressão para a obtenção de resultados, pode ser uma negativa para o resultado esperado. Podem haver conflitos de ideias, ou frustrações por não conseguir produzir integralmente o esperado no início e isso gerar desanimo, ou falta de empenho. É preciso vencer barreiras e ter jogo de cintura para conseguir unir diversas ideias e pessoas, num único propósito, e não deixar que o nível de motivação caia a ponto de desequilibrar o ciclo. Para isso o líder empenha um papel fundamental no ciclo organizacional, onde será o espelho e quem coordena com segurança sua equipe.
No escritório São Paulo, o líder de equipe, é o gerente do escritório, que também desempenha a função de gerente de RH, nessa hierarquia, ele se promoveu por ter tomado a frente, e ser de iniciativas que estavam de acordo com os conceitos e necessidades do local. Em mais de 15 anos tralhando no local, viu muita coisa mudar, porém por ter a iniciativa e motivação, hoje é visto como o líder da equipe, e desempenhas determinadas funções de responsabilidade gerenciais.
Foram estudadas na empresa algumas barreias para a motivação de funcionários e algumas que são propulsoras a motivação crescente.
Há um ponto que desmotiva a equipe e é vista como uma barreira de impedimento motivacional. A diferença salarial dentro do mesmo setor, sem ter uma base sólida que determine a equiparação salarial, sendo esse discutido diretamente com os sócios, porém ainda não resolvido. Outra desmotivação é a falta de investimento em recursos físicos, ou seja, em computadores mais modernos e ágeis, assim como, impressoras, e a necessidade de um servidor com maior capacidade de armazenado, pois atualmente, todos ficam dependentes da velocidade reduzida do sistema, já que o uso dos serviços é sempre contínuo e limita o desempenho total das demais máquinas. Isso gera uma frustação por parte dos funcionários, que queria estar mais engajado nos afazeres de sistema, porém grande parte do tempo, são freados pela velocidade limitada do sistema.
Se a cada época fosse realizada uma renovação de equipamentos de informática, esses estariam sempre atualizados e ágeis para o melhor desempenho nos serviços empregados.
O Escritório São Paulo, busca motivar seus funcionários, melhorando o ambiente de trabalho, pois veem sua permanecia diária, como uma segunda casa. Por isso, eles dispuseram uma cozinha, equipada com geladeira e micro-ondas para que seus funcionários tragam seus lanches, e deem uma pausa durante a jornada. Também é feita uma confraternização de final de ano, em clima familiar, pois assim, todos se sentem mais próximos. Frequentemente são feitas reunião, destacando os pontos fracos e os pontos fortes, e as necessidades de mudança, dando espaço para opiniões de todos, o que é um ponto positivo, já que o funcionário pode opinar e dar sugestões de melhorias. O líder buscar atender todas as necessidades dos demais estando sempre disposto a ouvir sugestões, resolver conflitos e harmonizar o ambiente. 
Analisando a possibilidade de aumento da produtividade, é possível criar um sistema de meritocracia, ou apenas valorizar aqueles que se empenham positivamente para agregar mais aos serviços. Tendo em vista que o desejo do funcionário é ter seu trabalho reconhecido. Também aplicando algum benefício, como um plano de saúde, seria um plano motivacional relevante. Houve um tempo, que o escritório optou por premiar seus funcionários que indicassem novos clientes, para aumentar a captação de clientes, e aumentar a oferta no mercado. Porém não foram para frente com a comissão, o que foi um grande motivo de desmotivação. Acreditando que voltando com a gratificação, seria um impulso grande para que os funcionários também desempenhassem esse papel de impulsionar novos clientes.
2.3 – SUBSISTEMAS DENTRO DO ESCRITÓRIO SÃO PAULO
Conforme Oliveira (2008) o sistema é um conjunto de partes integrantes e ligadas que em conjunto, que formam um todo unitário de mesmo objetivo e realizam determinada função.
Dessa forma, pode entender que o sistema de recursos humanos, olha para uma organização como um conjunto de subsistemas que unidos, convivem de forma harmônica afim de alcançar os objetivos e metas, de maneira equilibrada.
Segundo estudos realizados nesse bimestre, foram apontados 5 subsistemas dentro do sistema de administração de recursos humanos, sendo eles:
• Subsistema de provisão de recursos humanos
• Subsistema de aplicação de recursos humanos
• Subsistema de desenvolvimento de recursos humanos
• Subsistema de manutenção de recursos humanos
• Subsistema de monitoração de recursos humanos
De forma breve o subsistema de provisão de recursos humanos é responsável pelo ingresso de pessoas em uma organização, ou seja, é nessa etapa que são realizados os processos de recrutamento e seleção, e também a integração das pessoas na organização. É o passo inicial para a entrada de pessoal na empresa.
O subsistema de aplicação de recursos humanos, busca analisar se o cargo está compatível com o perfil selecionado de pessoal, se os funcionários estão satisfeitos com seus salários e mantem uma avaliação de desempenho humano, visando a socialização na organização. O subsistema de desenvolvimento de recursos humanos visa capacitar seus funcionários a exercer suas funções com eficiência, ou seja, investe para que o funcionário adquira conhecimento e esteja sempre atualizado em sua função, para que ele não fique estagnado e pare no tempo, são os casos de treinamento e desenvolvimento de pessoal. O subsistema de manutenção de recursos humanos visa manter os talentos que a empresa possui, tendo receio de investir nessas pessoas e depois perde-las facilmente por propostas externas, nesse subsistema a empresa prefere negociar e segurar o funcionário que faz diferença no cargo, oferecendo condições para que chegue a um acordo e o mesmo fique satisfeito. E por fim, o subsistema de monitoração de recursos humanos, visa sempre verificar e monitorar os desempenhos empregados pelo setor de recursos humanos, analisando o andamentodas aplicações feitas e os resultados com elas obtidos.
Dentro do escritório São Paulo, não se emprega todos os subsistemas, pois não é feito uma seleção para início de funcionário através de recrutamento e processo seletivo, o sistema é baseado principalmente por indicações, e por analises de currículos, mas principalmente por indicações. Já na parte de aplicação, onde o cargo e salário deveria ser um item melhor avaliado, já que foi citado anteriormente como sendo um motivo de desmotivação no trabalho. Na parte de desenvolvimento, o escritório cumpre com essa parte de forma satisfatória, pois conta com uma assessoria para que seus funcionários se mantenham atualizados, e façam treinamentos e cursos para capacitação. A parte de manutenção, é também visada dentro da empresa, não tanto quanto necessário, já que em alguns casos, a empresa abriu mão de bons funcionários, porém é necessária uma atenção melhor aos talentos que estão sendo investidos dentro da empresa. E finalizando, a monitoração, fica por meio de reuniões para saber se os objetivos estão sendo cumpridos, porém não há uma meta exata a ser seguida.
3. ESTATÍSTICA APLICADA
Para Silva (2012) a estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e mensurar os fenômenos coletivos.
Para a realização de informações estatísticas, são necessários dois fundamentos que são fundamentais, a população e a amostra. A população é o conjunto de todos os itens, sendo eles pessoas, objetos ou coisas, que tem o interesse ao estudo de um assunto coletivo. A amostra é qualquer subconjunto que não seja vazio em uma população.
As fases de métodos estatísticos, servem para chegar ao resultado final dos estudos, sendo elas a definição do problema, onde se delimita o problema, planejamento, que é a parte da organização de ações levadas em pesquisa de campos, coleta de dados, que é a busca em campo de informações, apuração de dados, onde se organiza os dados coletados, a apresentação de dados, que pode ser por meio de gráficos e tabelas, e por último a análise e interpretação de dados, que é feito por meio de fórmulas matemáticas como média, mediana, moda, desvio padrão, percentuais, entre outras coisas.
3.1 – APLICANDO A ESTATÍSTICA DENTRO DA EMPRESA
Diante das despesas da empresa, podemos verificar qual o percentual que os gastos com a folha de pagamento ocupam. 
Analisando o último mês do ano de 2017 – podemos ver que o total de despesas foram de R$ 29.383,76, e a parte ligada a folha de pagamento ficou em R$ 28.264,64 – lembrando que este mês existe o pagamento do décimo terceiro salário. Ficará da seguinte forma:
• R$ 28.264,64 / R$ 29.383,76 = 0,9619 * 100 = 96,19%
Ou seja, a folha de pagamento dentro do mês de dezembro de 2017 representa 96,19% das despesas totais desse mês.
Comparando com o mês de junho de 2017, onde não há a incidência do décimo terceiro salário, as despesas totais somam R$ 22.276,03 e a parte de folha de pagamento soma R$ 15.789,09, o que leva ao percentual de:
• R$ 15.789,09 / R$ 22.276,03 = 0,7087 * 100 = 70,87%
Se for analisar o aumento de despesa com a folha de pagamento, isso representa um percentual de 25,32% para mais em dezembro.
Dentre muitos dados que podem ser analisados, um gráfico dimensionando o aumento de clientes em temporadas como a declaração do imposto de renda pode dar uma visão de como a empresa pode aproveitar melhor para oferecer seus serviços.
Podemos verificar no gráfico que foram separados os clientes mensalistas, que são os clientes fixos, para quem o escritório presta assessoria todos os meses, depois foram especificados os clientes pessoas físicas, que vão ao escritório exclusivamente para a apresentação da declaração do imposto de renda pessoa física, que tem como prazo final o último dia do mês de abril. E por último, foi colocado no gráfico os clientes de microempresas, que são aquelas que não necessitam de contadores responsáveis, mas que utilizam o escritório para serviços esporádicos, por não terem o conhecimento técnico, e que em sua maioria é para a apresentação da declaração do MEI, principalmente no primeiro mês do ano.
Primeiramente analisaremos a média anual de clientes fixos:
Media = (250+245+260+255+252+249+253+250+248+250+252+250) / 12
Média = 251 clientes fixos no ano.
Agora, analisaremos a média anual de clientes de IRPF:
Média = (50+100+380+28) / 12
Média = 47 clientes de IRPF
E por fim, analisaremos a média anual de clientes MEI:
Média = (310+100+50) / 12
Média = 38 clientes de MEI
A partir dessas médias apresentadas, temos como conclusão que somando os clientes de IRPF e MEI eles equivalem a 33,86% dos clientes fixos, ou seja, se o escritório conseguir fidelizar esses clientes, poderá aumentar seu número de clientes nesse percentual. Logicamente que o faturamento não acompanha o percentual, já que o serviço oferecido é de menor custo, mas a empresa já consegue visualizar qual o período do ano, poderá usufruir de maior rendimento. 
 4. CONTABILIDADE
A contabilidade busca efetuar a análise do patrimônio das entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, por meio de registros e controles. Sendo o patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações dessas entidades, a contabilidade consegue visualizar e demonstrar o conjunto necessário para a sua existência e a realização de sua atividade.
O balanço patrimonial demonstra quais os bens, direitos e obrigações da empresa, separado por ativo, passivo e patrimônio líquido, sendo que demonstrado do lado esquerdo fica o Ativo, ou seja, bens e direitos, e no lado direito ficam o passivo e patrimônio líquido, ou seja as obrigações e o capital social e lucro acumulado.
O demonstrativo a seguir, mostra o balanço patrimonial da empresa Escritório São Paulo.
4.1 BALANÇO PATRIMONIAL 	
O balanço patrimonial acima, evidencia o resultado do fechamento contábil referente ao perídio de janeiro a dezembro do ano de 2017, e demonstra o ativo (bens e direitos) e o passivo (obrigações) mais o patrimônio líquido (capital social e lucros) – Isso quer dizer que o patrimônio líquido da empresa é o resultado da diferença entre os bens e direitos que a empresa possui e as obrigações que tem, ou simplificando, é a subtração entre o ativo e passivo. Essa diferença pode resultar em positiva, se o ativo for maior que o passivo, ou negativa. O que na contabilidade seria o lucro ou prejuízo. Neste caso, a empresa evidencia Lucro que está acumulado.
4.2 ANÁLISE DOS ÍNDICES DO BALANÇO PATRIMONIAL
Começando a análise pelo índice de endividamento, onde vemos a dependência de capitais de terceiro em relação ao capital próprio, temos:
(Capital de terceiros / patrimônio líquido) * 100 
(R$ 12.882,31 / 111.838,46) * 100 = 11,51%
Nessa análise podemos ver que a empresa não é dependente de seus fornecedores, o que significa que para cada R$ 1,00 de dívidas com terceiros, existe R$ 11,51 de capital próprio.
Analisando o índice de imobilização do patrimônio líquido, indicando o quanto o PL está aplicado no ativo imobilizado.
(Ativo Imobilizado / PL) *100 -> (R$ 72.815,94 / R$ 111.868,46) *100 = 65,09%
Esse percentual está demonstrando que a empresa investiu pesado em Ativo Imobilizado, usando 65,09% do seu patrimônio líquido para compras de suas máquinas e equipamentos de informática.
O índice de liquidez corrente, faz um comparativo da capacidade dos seus bens e diretos realizáveis a curto prazo com as dívidas do mesmo período:
Ativo circulante /Passivo circulante
R$ 12.617,45 / R$ 12.882,31 = 0,97
Para cada R$ 1,00 em dívidas, a empresa tem disponível R$ 0,97 de ativos também em curto prazo.
Em análise geral pode-se verificar que a empresa gera bastante lucro, devido ao seu acúmulo no patrimônio líquido, e que com as disponibilidades, ela foi utilizando para a compra de ativo imobilizado, além de que é pouco dependente de capital de terceiros, tendo uma base segura nela mesmo. É uma empresa sólida com baixo índice de endividamento.
4.3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
A Demonstração deResultado do Exercício apresenta todas as receitas e despesas que a empresa obteve durante o exercício a fim de evidenciar se ela alcançou o lucro ou ficou no prejuízo. Analisando a demonstração acima, podemos ver que a receita operacional bruta foi bem alta no valor de R$ 275.733,00, deduzindo o imposto sobre a receita que é o Simples Nacional e todas as outras despesas que a empresa gerou durante o exercício, como por exemplo, pró-labore, pagamento de salários de funcionários, serviços tomados, fundo de garantia aos empregados, taxas, férias, contribuições, multas, o lucro vou enxugado, restando um saldo positivo de R$ 16.229,09, que é o lucro do resultado do exercício. Podemos perceber o quanto a despesa com a folha de pagamento é alta, porém a empresa ainda se mantem no lucro.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final do presente projeto integrado multidisciplinar, viu-se que a empresa, objeto de estudo na parte de gerenciamento de pessoas, não usufrui ao máximo seu setor de RH para a aplicação de ciclos motivacionais e não utiliza os subsistemas que lhe trariam maior empenho por parte de seus funcionários que se sentiriam mais valorizados, desempenhando melhores seus serviços e consequentemente trazendo mais benefícios para a organização. Viu-se que o setor de Recursos Humanos desempenha mais o papel burocrático, como o recebimento de papeis, registros de funcionários, alimentação de sistemas, orientações trabalhistas, e consultorias, mas a aplicabilidade dentro da empresa é limitada, já que não há o investimento para tal recurso.
Já na parte está de estatística, vimos que a empresa pode aproveitar a sazonalidade fiscal para fidelizar clientes, e com isso aumentar seu faturamento, o que consequentemente poderia a vir fazer investimentos para seus funcionários.
Já na parte contábil, pode-se ver que a saúde da empresa, está em perfeitas condições financeiras, sendo capaz de se manter por si, sem a necessidade de recursos de terceiros, e que o seu patrimônio líquido está em crescente expansão.
Essa empresa tende a continuar no mercado, porém para manter seus talentos, é necessária uma atenção especial no setor de Recursos Humanos, para que ele possa agir da melhor forma possível, com autonomia para a administração dos subsistemas e consequentemente para a melhora do desempenho e satisfação de seus funcionários. 
6. REFERÊNCIAS
 	CHIAVENATO, Recursos humanos: o capital humano nas organizações. 8ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004;
OLIVEIRA, D. P. R. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008;
SILVA, Edwin F. Estatística Aplicada. 1ª Edição, São Paulo: Editora Sol, 2012;
UNIP – Livro texto – conteúdo de disciplina aplicada em Gerenciamento de Pessoas, referente ao ano de 2020;
UNIP – Livro texto – conteúdo de disciplina aplicada em Contabilidade, referente ao ano de 2020.
21
DIREÇÃO
GERÊNCIA
DEPARTAMENTO PESSOAL
DEPARTAMENTO FISCAL
DEPARTAMENTO CONTÁBIL
Gerente de RH
Auxiliar de RH
Auxiliar de Escrita Fiscal
Auxiliar de Escrita Fiscal
Auxiliar de Escrita Fiscal
Auxiliar de Escrita Fiscal
Auxiliar de Escrita Fiscal
Contador
Auxiliar Contábil
Abertura e Encerramento de Empresa
ARQUIVO E SERVIÇOS EXTERNOS
Office Boy
Office Boy
CLIENTES ATENDIDOS E SERV. PRESTADOS
Clientes Fixos	jan	fev	mar	abr	mai	jun	jul	ago	set	out	nov	dez	250	245	260	255	252	249	253	250	248	250	252	250	Clientes IRPF	jan	fev	mar	abr	mai	jun	jul	ago	set	out	nov	dez	0	50	100	380	28	0	0	0	0	0	0	0	Clientes MEI	jan	fev	mar	abr	mai	jun	jul	ago	set	out	nov	dez	310	100	50	0	0	0	0	0	0	0	0	0	QUANTIDADE DE CLIENTES