Buscar

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Leia o trecho a seguir:
“Se há múltiplas definições de inovação, também os tipos de inovação considerados por consultores e acadêmicos apresentam uma grande variedade. Por isso, é conveniente ter como base uma classificação que possibilite o entendimento da forma como a inovação deve ser concebida e gerenciada”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 20.
 
Sobre o excerto apresentado e o conteúdo estudado a respeito do tipo de inovação, pode-se considerar que a inovação de gestão:
	
	
	possibilita a redução de custos em uma empresa.
	
	
	está relacionada ao desenvolvimento de novos processos.
	
	
	está relacionada à substituição de uma máquina velha por uma mais nova.
	
	
	está relacionada à operacionalização de um novo arranjo físico de produção.
	
	
	está relacionada à introdução de novidades nos processos de produção já existentes.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Leia o excerto a seguir:
“Os estudos sobre inovação remetem ao trabalho seminal de Schumpeter, que atribuiu a ela o papel fundamental de impulsionar o progresso econômico através do progresso técnico. Schumpeter criou uma linha divisória entre dois tipos de descoberta: a invenção e a inovação, estabelecendo que a inovação se diferenciava por estar vinculada a um ganho econômico”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 15.
 
Considerando o excerto apresentado e as ferramentas de cocriação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O Discovery Driven Planning é uma ferramenta de modelo de negócios novos ou existentes para as ideias geradas.
II. O Lean Startup
é um conjunto de processos empregados para criar produtos e mercados a partir de protótipos rápidos.
III. Na Inovação Aberta, as organizações empregam ideias geradas internamente e externamente à empresa.
IV. A Cocriação na inovação ocorre quando fornecedores, colaboradores e clientes colaboram com ideias para a empresa.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o excerto a seguir:
“Considerando a relevância estratégica da inovação para o crescimento das empresas, é essencial encarar a inovação como algo que vai além simplesmente do desenvolvimento de produtos. É um processo continuado, gerenciado e induzido por ferramentas específicas que tragam melhores resultados”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. .2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p.17.
 
Considerando o excerto apresentado e os modelos de avaliação de oportunidades de inovação e, em especial, o modelo de estabelecer Gates, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Se a ideia é classificada como osso, ela deve ir direto para a avaliação do Gate 2.
II.Se a ideia é classificada como estrela, é desnecessário passar pela fase da conceituação.
III. Se a ideia é classificada como bola, é porque ela está com os objetivos estabelecidos de forma clara.
IV. Se a ideia é classificada como maçã, ela é imediatamente colocada em prática e não necessita seguir para as outras fases.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Analise o trecho a seguir:
“Inovar significa valorizar as pessoas. O processo de inovação é fundamentalmente baseado no giro do conhecimento tácito, do conhecimento que está na cabeça das pessoas. Incentivar a socialização do conhecimento dentro da empresa significa valorizar o ser humano e qualificá-lo para contribuir com sua criatividade, sua iniciativa e seus resultados. Empresas que consideram as pessoas como custo acabam se tornando incapazes de inovar”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 4.
 
Sobre o excerto apresentado e o conteúdo estudado a respeito da inovação e criatividade, pode-se considerar que a criatividade é:
	
	
	igual à inovação.
	
	
	de fácil mensuração.
	
	
	uma parte da inovação.
	
	
	um acúmulo de inovação.
	
	
	sinônimo de geração de valor.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia o trecho a seguir:
“Os executivos precisam de um modelo estratégico, integrado e gerenciável para abordar com eficácia a inovação nas empresas. Inovação não é algo simplesmente novo. É algo novo que traz resultados para a empresa. O mundo está cheio de inventores que nunca obtiveram sucesso com suas ideias brilhantes”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 19.
 
Sobre o excerto apresentado e o conteúdo estudado a respeito do grau de inovação, pode-se considerar que a inovação radical é entregue de forma:
	
	
	aleatória.
	
	
	rápida e sem riscos.
	
	
	distinta do convencional.
	
	
	semelhante ao que já existe.
	
	
	menos complexa e aparente.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Leia o excerto a seguir:
“Inovar significa tolerar erros. Neste mundo da qualidade total, do defeito zero, da padronização, as práticas gerenciais se voltam para a eliminação total dos erros, para as atividades repetitivas e perfeitamente controláveis. Como inovar significa tentar, buscar, errar, refazer, persistir, não sobra espaço, nesse ambiente de total previsibilidade, para a criatividade e para a inovação”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática : como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 4.
 
Sobre o excerto apresentado e o conteúdo estudado a respeito da inovação, pode-se considerar que a inovação é totalmente mensurável, já que está voltada para:
	
	
	a capacidade criativa.
	
	
	o resultado de uma intuição.
	
	
	a concepção de novas ideias.
	
	
	a geração da ideia de um novo produto.
	
	
	o trabalho necessário para viabilizar uma ideia.
 
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Leia o excerto a seguir:
“[...] a inovação deve ser um processo gerenciado. A gestão da inovação tem início na criatividade – ou no caos – e segue depois um processo estruturado, de definição de estratégias, de estabelecimento de prioridades, de avaliação de ideias, de gestão de projetos e de monitoramento de resultado”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 16.
 
Considerando o excerto apresentado e a relação entre a criatividade e inovação, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Na inovação, há risco e dinheiro envolvidos.
II. Na invenção e na criatividade há riscos envolvidos.
III. A inovação é o processo de conversão da teoria em ação.
IV. Os processos de criatividade requerem um pensamento convencional.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Analise o fragmento textual a seguir:
“Quanto mais sistêmica, radical e em maiores partes do modelo de negócio for a inovação, maior será a dificuldade de imitação. Para que as competências em inovar gerem vantagens competitivas duradouras, elas devem ser valiosas, raras, difíceis de imitar pela concorrência e gerenciáveis pela empresa”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 5.
 
Sobre o excerto apresentado e o conteúdo estudado a respeito do grau de inovação, pode-se considerar que a inovação radical:
	
	
	otimiza processos já existentes.
	
	
	existe quando se aplica um novo conceito.ocorre quando há melhorias em um produto.
	
	
	é um incremento incorporado a um produto já existente.
	
	
	ocorre quando a empresa de telefonia lança celulares com telas menores.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Leia o excerto a seguir:
“Inovar tem que levar a resultados. Inovar não significa inventar. Uma empresa que simplesmente gera novos conhecimentos, mas não os incorpora a produtos morre de inanição. O segredo não é ser inovativo, é ser inovador. Como se observa, ser inovador não é tarefa fácil. Inovar demanda constância, teimosia, resiliência, persistência. A estrada da inovação é cheia de percalços, de abismos, de becos sem saída. A trajetória é difícil, tempo e recursos são necessários e os resultados nem sempre são imediatos. Inovar significa aprender com os próprios erros, tentar novas soluções, e nunca desistir”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 4.
 
A respeito dos modelos de avaliação de oportunidades inovação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O Business Case é uma ferramenta de geração de ideias.
II. ( ) O Business Case é um plano adequado para a captação de recursos.
III. ( ) O Business Case é utilizado como instrumento de criação e investigação.
IV. ( ) O Business Case possibilita a análise do retorno do investimento da inovação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, V, F, F.
	
	
	V, V, V, F.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	F, V, V, F.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Leia o excerto a seguir:
“A formação de competências em inovar e a sua transformação em resultados fazem parte da estratégia da empresa. A estratégia, hoje, é vista como sendo muito mais do que um simples plano: é uma perspectiva, um curso de ação, um “jeito de jogar o jogo” – e de vencê-lo”.
 
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p.5.
 
A respeito dos modelos de avaliação de oportunidades de inovação e, em especial, o modelo de estabelecer Gates, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) No modelo de estabelecer Gates, se a ideia é classificada como uma estrela, é necessário passar pela fase da conceituação.
II. ( ) No modelo de estabelecer Gates, se a ideia é classificada como bola, é porque ela necessita ser ainda trabalhada.
III. ( ) No modelo de estabelecer Gates, se a ideia é classificada como maçã, é porque possui bom potencial para implementação de melhorias.
IV. ( ) No modelo de estabelecer Gates, se a ideia é classificada como osso, é desnecessário passar pela fase da conceituação, devendo-se ir direto para a avaliação do Gate 2.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	F, V, F, F.
	
	
	F, V, V, F.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	V, F, V, F.
1 pontos