Buscar

A Experiência de Hawthorne

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Experiência de Hawthorne.
A importância dessa experiência é que foi a partir dela que se definiram os princípios básicos da Escola de Relações Humanas; por isso, merece que a abordemos, ainda que brevemente.
A experiência foi feita inicialmente no departamento de montagem de relés de telefones, formado por moças que executavam tarefas simples e repetitivas que exigiam rapidez na sua execução. A empresa desenvolvia uma política de pessoal voltada para o bem-estar dos funcionários, com salários satisfatórios e boas condições de trabalho, pretendendo, por meio dessa experiência, conhecer melhor os empregados.
Primeira Fase
A primeira fase constituiu na escolha de dois grupos:
1. Grupo de observação, que trabalhou sob luz com intensidade variável.
2. Grupo de controle, que trabalhou sob luz com intensidade constante.
O objetivo era verificar o efeito da iluminação sobra o rendimento dos operários, pois os operários aumentavam ou diminuíam a produção de acordo com o aumento ou diminuição da intensidade da luz. Comprou-se isso quando foi feita uma troca por lâmpadas de mesma potência, fazendo os operários acreditarem que também tivesse havido uma mudança na intensidade da Luz. A eficiência da produção não depende só das condições físicas; as psicológicas também são importantes.
Segunda Fase
Formaram-se dois grupos:
1. Grupo de observação ou grupo experimental: composto por seis moças. Esse grupo ficava em sala separada dom restante do departamento e possuía um supervisor.
2. Grupo de controle: composto pelo restante do departamento, que manteve as condições de trabalho.
Ao final dessa fase os pesquisadores concluíram que as moças gostavam do trabalho porque a supervisão era mais branda do que na sala de controle. Outro ponto observado foi o desenvolvimento social do grupo com o surgimento de lideranças e objetivos comuns.
Terceira Fase
Observou-se que as moças no departamento consideravam a supervisão vigilante e constrangedora. Foi implementado um programa de entrevistas, que acabou revelando uma organização informal dos operários.
Quarta Fase
Foi separado em uma sala um grupo que era observado e entrevistado regularmente, com o objetivo de estudar a relação entre a organização informal dos empregados e a organização formal da empresa.
Conclusões da Experiência de Hawthorne
A principal conclusão foi sem duvida, a importância do fator social para o sucesso da empresa, ao contrário do que se considerava a Administração Científica, que via a empresa como uma maquina, sem se importar com o fator humano. Outra conclusão importante diz respeito ao conteúdo do cargo. Ao contrario do que dizia a teoria clássica, conclui-se que maior especialização não leva necessariamente a maior eficiência Era importante considerar a influencia do conteúdo e da natureza do trabalho sobre o moral do trabalhador.
Como se aplicam???
– Bibliografia 
RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
Grupo:
1.
2.
3.
4.
5.
6.

Outros materiais