Buscar

Regiões do Precórdio e Exame Físico

Prévia do material em texto

JÚLIA GIL - MED 101
PRECORDIO
É A REGIÃO DO TÓRAX EM QUE SE PROJETAM O CORAÇÃO E OS VASOS DA BASE, VAI DESDE A FÚRCULA SUPRAESTERNAL ATÉ O APÊNDICE SUBXIFÓIDE.
REGIÃO 1
·	É a primeira região do precódio
·	Compreende à fúrcula esternal
·	Onde está a crossa da aorta
REGIÃO 2 **
·	Próxima à linha paraesternal
·	Compreende ao segundo espaço intercostal direito
·	Onde está a projeção da aorta ascendente
REGIÃO 3 **
·	Também próxima a linha paraesternal
·	Compreende ao segundo espaço intercostal esquerdo
·	Onde está a projeção da artéria pulmonar
REGIÃO 4 **
·	Compreende o 3° e o 4° espaço intercostal esquerdo
·	Onde se projeta o átrio esquerdo
REGIÃO 5 **
·	Compreende o 5° e o 6° espaço intercostal direito
·	Onde se projeta átrio
REGIÃO 6
·	Compreende o apêndice xifóide
·	Onde se projeta o ventriculo direito
REGIÃO 7 **
·	5° e 6° espaço intercostal esquerdo
·	Também se projeta o ventriculo direito 
REGIÃO 8 
·	5° espaço intercostal esquerdo
·	Onde esta o ICTUS, ou a ponta do ventrículo esquerdo 
·	Linha hemiclavicular
 ** Todas essas regiões estão próximas à linha paraesternal
EXAME FÍSICO DO PRECÓRDIO
·	Inspeção
·	Palpação
- Batimento do coração
- Frêmitos (tradução de um sopro de grande intensidade)
·	Ausculta
INSPEÇÃO
·	Necessária uma boa condição de iluminação (procurando batimentos e impulsões)
- Pode ter o uso de lanterna (jogo de luz)
·	Cabeceira do paciente a 30°
·	Posição do paciente: deitado ou sentado
·	Tórax desnudo
·	Olhar o paciente tangencialmente
·	Objetivo: procurar batimentos visíveis em cada uma das regiões do precórdio, se presentes traduzem excesso de pressão ou sobrecarga de volume sobre as camaras cardiacas ou sobre grandes vasos.
** Fisiologicamente: a região do ICTUS apresenta batimento visível (8)
** Na região da fúrcula esternal, é fisiologico observar batimentos em pessoas magras e jovens, mas se palpável já deve-se obeservar
PALPAÇÃO
·	De início com a mão espalmada sobre todas as regiões à procura de vibrações de sons (frêmitos)
- Também tem por objetivo palpar as bulhas que patologicamente se fecham com forte intensidade chamdos choques valvar
·	Fúrcula esternal: o batimento visível ou palpável pode indicar HAS, aneurisma de aorta e insuficiência aórtica.
·	Região 2 (crossa da aorta): com o dedo indicador espalmado no 2° espaço intercostal direito, não é fisiológico a palpação, caso algo seja palpado pode haver uma estene aórtica ou insuficiencia aórtica.
·	Região 3 (artéria pulmonar): mesma técnica que a anterior, a palpação pode ser fisiológica no bebê, no adulto jovem é incomum. Caso algo seja palpado pode haver uma hipertensão arterial pulmonar primária ou secundária (a TEP), DPOC, estenose mitral grave.
·	Região 4 (átrio esquerdo): incomum encontrar batimentos palpáveis, somente em patologias em que o átrio esquerdo cresce muito como insuficiência mitral grave ou dupla lesão mitral.
·	Região 5 (átrio direito): coloca-se o indicador no 5° e 6° eid. Só palpavel em lesões da valva direita do coração como insuficiência tricúspide grave primária ou secundária a uma grande dilatação do ventriculo direito.
·	Região 6 (ventriculo direito): feita com a compressão do polegar ou do indicador voltado para a clavicula esquerda. Só acontece quando existe um aumento de pressão dentro da câmara cardíaca direita, por hirpetensão arterial pulmonar, estenose mitral ou pulmonar e embolia pulmonar.
·	Região 7 (ventrículo direito): coloca-se o polegar paralelo a linha do esterno a nível do 5° e 6° espaço intercostal, e em seguida apoia-se a região tenar da mão e faz uma compressão com o braço esticado. Só ocorre em patologias que sobrecarregam o coração direito por excesso de volume como insuficiencia tricuspide, doença de chagas, CIA e CIV (comunicação interatrial e interventricular).
·	Região 8 (ICTUS): espalma-se a mão na região com o paciente em decubito dorsal ou levemente em decubito lateral esquerdo. Palpável em condições fisiológicas, o batimento que sentimos corresponde À fase de contração isovolumétrica (final da diástole - ventriculo encheu, valva mitral fechou e a aórtica ainda não está aberta, então para vencer a pressão da aorta e abrir a valva ele faz uma contração e rotação em seu próprio eixo, tocando então na parede do tórax). Mas para saber se ele está presente fisiologicamente é preciso analisar algumas variaveis: a seguir, em condições normais
- Localização: linha hemiclavicular esquerda no 5 espaço intercostal
- Extensão: até 2,5cm e ocupa apenas um espaço intercostal ou no max. 2 polpas digitais
- Amplitude (força com que ele toca no dedo): ao tocar, facilmente a sensação se paga no dedo (o com muita força levanta o seu dedo, e o com força diminuida tem-se dificuldade de palpar com o paciente em decubito dorsal)
- Mobilidade: desloca-se 2 a 3cm, ao mover o paciente para decubito lateral esquerdo, em direção à linha axilar anterior. Caso ele não se mova pensa-se em pericardite constrictiva (que impede que o coração deslize no saco pericardico).
- Duração: ausculta simultanêa ao pulso carotídeo, está presente nos 2/3 iniciais da sístole
** É dificil a visualização do ICTUS em pacientes obesos, musculosose com tórax em tonel, mas sempre deve ser palpavel em decubito lateral esquerdo ou em ultimo caso com o paciente inclinado com o tórax sob as mãos do médico. Caso não seja encontrado, pensa -se em derrame pericárdico.
** O ICTUS diz muito sobre o coração. Em um coração normal tem todas as caracteristicas anteriores normais. Em um coração com sobrecarga volumétrica, por ser bem maior, o ICTUS muda sua localização, extensão (principalmente) e pode alterar sua amplitude (caso de grandes infartos, miocardite, insuficiencia mitral e aórtica, CIV, HAS, doença de chagas - todas causam sobrecarga). Em um coração com sobrecarga pressórica, hipertrofia do músculo cardíaco, o ICTUS não sai do lugar necessariamente mas pode aumentar sua extensão, sua duração vai além do terço incial da sístole e principamente aumenta sua amplitude (caso de fase inicial de HAS, DM, estenose aórtica, doença da arteria coronariana e miocardiopatia hipertrófica)

Continue navegando