Buscar

EXERCICIO 1 ADMINSTRAÇÃO E MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINSTRAÇÃO E MARKETING
Explique as classificações dos estabelecimentos farmacêuticos brasileiros, de acordo com a forma de Administração e o Serviço e Layout de Loja.
Quanto à forma de administração, as farmácias podem ser classificadas 
em : Independentes - que podem ser de natureza do Associativismo -, Franquias e Redes.
FÁRMACIAS INDEPENDENTES - São administradas diretamente pelo proprietário, ou alguém designado por ele; possuem características comerciais e de marketing próprias. São classificadas como “independentes”, farmácias com menos de 6 lojas e CNPJ diferentes (classificação IMS). Normalmente, os pedidos são encaminhados para uma ou mais distribuidoras, dependendo da disponibilidade de crédito ou da condição comercial oferecida. Os estoques são pequenos em função da possibilidade das compras serem feitas diariamente (em alguns casos até 2 vezes ao dia).
ASSOCIATIVISMOS - farmácias independentes que se associam para obterem melhores condições comerciais dos laboratórios e distribuidores. Utilizam a mesma “bandeira” (nome ou logomarca na fachada) para ganhar “uma cara de REDE.
Toda a administração do ponto de venda, incluindo estrutura operacional, layout da loja, treinamento, informatização, promoções etc. ficam sob responsabilidade da própria farmácia. 
 A negociação com Distribuidores e Laboratórios é pela Associação. Porém, a decisão de compra e os pedidos são feitos diretamente pela farmácia, que mantém sua autonomia.
FRANQUIA, assimilam características comerciais e de marketing semelhantes a das redes. Toda a estrutura operacional e comercial que envolve a franquia fica sob responsabilidade da franqueadora (layout da loja, treinamento, informatização de unidades, promoções, propaganda etc.), cabendo ao franquiado a administração do ponto de venda. 
Normalmente, os pedidos são encaminhados para um escritório central. Uma rede de comunicação entre franqueadora e os distribuidores permite agilidade, segurança e eficiência no abastecimento das lojas em todas as regiões de atuação. Porém, esse modelo não impede que a farmácia busque no mercado melhores condições de compra
REDES - Farmácias com 6 ou mais lojas com o mesmo CNPJ. 
Toda a estrutura administrativa, operacional e comercial fica sob responsabilidade da “matriz” (compra de produtos, planogramas de gôndolas, layout de loja, treinamento, informatização de unidades, promoções, propaganda etc.). Nesse tipo de farmácia, as negociações devem ser feitas através do escritório central da rede. Segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), uma farmácia de rede vende cerca de 10 vezes mais do que uma independente.
*Classificação das farmácias quanto ao tipo de serviço e layout
Farmácias de Autosserviço: O espaço é otimizado, o salão possui bastante gôndolas com medicamentos de venda livre, higiene e beleza e perfumarias.
Farmácias Populares: Geralmente são localizadas próximas a terminais de ônibus, praças, igrejas e outros locais de grande circulação. Possuem tamanho pequeno, com grande quantidade de produtos à vista do cliente.
Deliveries: São farmácias que atuam no segmento diferenciado da prestação de serviços, destacando-se pela entrega em domicílio (delivery).
Farmácias de Conveniência: Geralmente estão localizadas em bairros e shoppings e atendem a “vizinhança”. 
 
4.Explique a diferença entre ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR.
ORGANIZAR - É o processo de determinar o trabalho, a autoridade e os recursos, entre os membros de uma Organização, de modo que possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. Ou seja, é alocar (distribuir) o trabalho, recursos, autoridade, para atingir objetivos e realizar as ações. Definir as instalações, o maquinário, a matéria-prima, a tecnologia, os cargos, as funções, o pessoal, a infraestrutura, as finanças etc.
DIRIGIR - É o ato de dirigir, influenciar e motivar o grupo a realizar as tarefas essenciais para se atingir os objetivos pretendidos. Em suma, é orientar as pessoas para que elas cumpram o esperado; motivar, liderar, comunicar, incentivar. Mas, quem desenvolve? Gerente de Produção, Chefe de montagem, Diretor de Marketing, Supervisor de Área, Presidente da Corporação, Vice-Presidente de Logística etc.
CONTROLAR - É certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos. Assim, é verificar se os atos estão conforme os planos e mudar rumos quando e se necessário. O que controlar? O volume produzido, a quantidade vendida, o grau de satisfação do cliente, a qualidade de vida dos colaboradores, a lucratividade do negócio etc.

Continue navegando