Buscar

AD1 LPna Eucação! Sheila fernanda Silva Candido

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Língua Portuguesa na Educação 1
Tutor presencial: Melina 
Aluno (a) Sheila Fernanda Silva Candido
Matrícula:20111080059
Orientações gerais
· AD deverá ser enviada, exclusivamente pela plataforma, até o dia 12 de setembro.
· Dados do arquivo: Letra Times New Roman 12, espaço 1,5.
· Serão avaliados estes aspectos: abordagem do tema, coesão, coerência e modalidade escrita formal.
Questão 1- 
Nas aulas 3 e 4, estudamos que existe uma diferença entre visões sociais de mundo. 
a). Identifique as visões opostas e, em seguida, conceitue cada uma delas. (Valor 3,0- 5 a 10 linhas)
R: Visões sociais de mundo ideológicas e visões sociais de mundo utópicas. A primeira diz respeito a manter o que foi estabelecido, sem qualquer questionamento. A segunda, vai além daquilo que fora estabelecido, criando questionamentos. Visões sociais de mundo ideológicas faz referência ao conjugado de ideias que procuram manter a ordem pré-estabelecida e as visões sociais de mundo utópicas contrapõem essa ordem. 
 b). Considerando o ensino de língua materna, qual seria uma forma de ensinar que reforçaria uma visão de mundo ideológica? E como é possível pensarmos em uma visão de mundo utópica em relação ao ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental 1? (Valor 3,0- 5 a 15 linhas)
R: O professor já carrega consigo práticas e discursos carregados de ideias, valores e preconceitos, formando assim sua visão ideológica. Isso leva o professor a tornar o ensino apenas em transmissão do conhecimento. Nessa visão ideológica o docente utiliza livros didáticos, dicionários e gramáticas, com atividades prontas, que muitas vezes saem da realidade do aluno, propondo uma educação técnica e instrumental. Nessa visão, o professor pedirá ao aluno que faça uma redação metódica onde o interesse da criança não será levado em conta. A língua é entendida sempre como forma de linguagem. 
Na visão utópica/ sociointeracionista o aluno é educado para a emancipação. Ao invés de pedir uma redação, o professor irá trabalhar a produção de texto, considerando o interesse da criança sobre o assunto. A produção textual cria uma relação a partir do diálogo com a turma, considerando o cotidiano e entendendo a educação como um processo e construção. Esses processos buscam o que é novo.
Questão 2- (Valor 4,0- 5 a 10 linhas)
Leia:
O texto acima aponta para a diferença que, muitas vezes, os alunos sentem quando chegam à escola. Explique o poema e inclua conceitos trabalhados em nossas aulas. 
R: O texto acima explana as variações no uso da língua, consideradas em linguagem formal e informal. Na oralidade usa uma linguagem mais informal, e na escrita a mais usada é a linguagem formal. Sabe-se que a língua é constituída por signos com valor sócio histórico, construídos na interação social. Quando o conceito de língua é entendido e trabalhado de forma adequada nas escolas é possível entender sua função social a partir de outros métodos. A língua dá poder a um povo, mas a língua da classe dominante não é a língua do povo. O primeiro parágrafo fala da língua corriqueira, presente no cotidiano do indivíduo desde seu nascimento. O segundo parágrafo mostra um preceito normatizado da língua. Por último, o preconceito linguístico compromete a função social da língua.

Continue navegando