Buscar

Fisiopatologia resumida do transtorno afetivo bipolar e critérios diagósticos de seus subtipos

💡 1 Resposta

User badge image

Pâmela Bueno

A fisiopatologia do transtorno afetivo bipolar é marcada por redução da serotonina e de suas respectivas funções na via, com aumento da atividade glutamatérgica, dopaminérgica e noradrenérgica nos períodos de mania e redução das mesmas nos episódios de depressão.

Isso pode ocorrer em decorrência do aumento do estresse oxidativo e o estado pró-inflamatório em decorrência da exposição à estressores e infecção ao longo da vida.

A diminuição da resiliência celular, isto é, da habilidade das células do SNC se adaptarem e sobreviverem ante a diferentes estímulos de dano, acarretando em repercussões na neuroplasticidade celular, podendo também levar à apoptose. Isto ocorre, principalmente devido à disfunções mitocôndriais e por conta da resposta celular ao estresse do retículo endoplasmático devido à grande quantidade de proteínas mal enoveladas.

  • Transtorno bipolar tipo I: Episódios de mania com duração mínima de 1 semana podendo ocorrer episódios depressivos
  • Transtorno bipolar tipo II: Episódios de hipomania com duração mínima de 4 dias podendo ocorrer episódios depressivos.
  • Ciclagem rápida: 4 ou mais episódios maníacos em 12 meses
  • Ciclotímia: Períodos de hipomania e depressão subsindrômicas que ocorrem por mais da metade dos dias durante um período ≥ 2 anos.


Episódios maníacos: Período distinto de humor anormal ou persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias.

  • Presença de três ou mais dos seguintes sintomas (4 se o humor é apenas irritável) estão presentes em graus significativo e representam uma mudança notável do comportamento habitual.
  1. Auto estima inflada ou grandiosidade
  2. Redução da necessidade de sono
  3. Mais loquaz que o habitual ou pressão para continuar falando
  4. Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamento estão acelerados.
  5. Distratibilidade
  6. Aumento da atividade dirigida a objetos ou agitação psicomotora.
  7. Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para consequências dolorosas.


  • Episódios de hipomania: Possuem os mesmo sintomas da mania só que de forma atenuada e por no mínimo 4 dias.


1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais