Buscar

Descreve suas posições pela equação s = 2t3 + 8t - 1 (onde t é o tempo decorrido em segundos), calcule a aceleração deste móvel no instante t = 3s.

Uma das principais aplicações das derivadas é o cálculo da velocidade instantânea de um corpo em movimento. Para tanto, partimos por exemplo de uma equação horária das posições de um móvel e realizamos a análise de sua derivada. Partindo disto, seja um móvel que descreve suas posições pela equação s = 2t3 + 8t - 1 (onde t é o tempo decorrido em segundos), calcule a aceleração deste móvel no instante t = 3s.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a aceleração do móvel no instante t = 3s, precisamos derivar a equação de posição duas vezes em relação ao tempo. A equação de posição é: s = 2t³ + 8t - 1 A primeira derivada da equação de posição em relação ao tempo é a velocidade: v = ds/dt = 6t² + 8 A segunda derivada da equação de posição em relação ao tempo é a aceleração: a = d²s/dt² = 12t Substituindo t = 3s na equação da aceleração, temos: a = 12t = 12 x 3 = 36 m/s² Portanto, a aceleração do móvel no instante t = 3s é de 36 m/s².
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais