Buscar

Quanto ao casamento, este é dissolvido com a declaração de morte presumida, conforme art. 1.571, inc. I e §1º: “A sociedade conjugal termina: I - p...

Quanto ao casamento, este é dissolvido com a declaração de morte presumida, conforme art. 1.571, inc. I e §1º: “A sociedade conjugal termina: I - pela morte de um dos cônjuges; § 1 º O casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, aplicando-se a presunção estabelecida neste Código quanto ao ausente”. Sobre o caso, é correto afirmar que:


A) Trata-se de dação em pagamento e Marcos deverá aceitar o relógio, pois mais valioso que a prestação.
B) Trata-se de novação, pois Lucas inovou a dívida dando o relógio como pagamento, mas Marcos não será obrigado a aceitar a prestação diversa.
C) Trata-se de pagamento com sub-rogação, onde Lucas ofereceu prestação diversa e Marcos deverá aceitar, pois mais valiosa que a dívida principal.
D) Trata-se de dação em pagamento, mas Marcos não será obrigado a receber prestação diversa, ainda que mais valiosa.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - IV Simulado para o Exame 37
88 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D) Trata-se de dação em pagamento, mas Marcos não será obrigado a receber prestação diversa, ainda que mais valiosa. Isso ocorre porque a dissolução do casamento por morte presumida não está relacionada com a situação descrita nas demais alternativas, que tratam de conceitos diferentes.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image