Buscar

A personalidade total, ou a psique, conforme chamada por Jung , consiste em vários sistemas diferenciados, mas interatuantes. Os principais são o e...

A personalidade total, ou a psique, conforme chamada por Jung , consiste em vários sistemas diferenciados, mas interatuantes. Os principais são o ego, o inconsciente pessoal e seus complexos, e o inconsciente coletivo e seus arquétipos, a anima e o animus , e a sombra. Além desses sistemas interdependentes, existem as atitudes de introversão e extroversão e as funções do pensamento, do sentimento, da sensação e da intuição. Finalmente, existe o self , que é o centro de toda personalidade. A partir dessa afirmação, sobre a teoria junguiana , assinale a afirmativa INCORRETA.

Ego: é a mente consciente. É construído por percepções, memórias, pensamentos e sentimentos conscientes.
Complexo: é um grupo organizado ou uma constelação de sentimentos, pensamentos, percepções e memórias que existem no consciente pessoal.
Arquétipo: é uma forma universal de pensamento (ideia) que contém um grande elemento de emoção. Essa forma de pensamento cria imagens ou visões que correspondem na vida normal de vigília a algum aspecto da situação consciente.
Inconsciente pessoal: consiste em experiências que outrora foram conscientes, mas que agora estão reprimidas, suprimidas, esquecidas ou ignoradas, e em experiências que foram a princípio fracas demais para deixar uma impressão consciente na pessoa.
a) Ego: é a mente consciente. É construído por percepções, memórias, pensamentos e sentimentos conscientes.
b) Complexo: é um grupo organizado ou uma constelação de sentimentos, pensamentos, percepções e memórias que existem no consciente pessoal.
c) Arquétipo: é uma forma universal de pensamento (ideia) que contém um grande elemento de emoção. Essa forma de pensamento cria imagens ou visões que correspondem na vida normal de vigília a algum aspecto da situação consciente.
d) Inconsciente pessoal: consiste em experiências que outrora foram conscientes, mas que agora estão reprimidas, suprimidas, esquecidas ou ignoradas, e em experiências que foram a princípio fracas demais para deixar uma impressão consciente na pessoa.