Buscar

Paciente, 28 anos, masculino, etilista, tabagista (1maço/dia) e usuário de drogas injetáveis (diacetilmorfina). Deu entrada na Unidade Básica de Sa...

Paciente, 28 anos, masculino, etilista, tabagista (1maço/dia) e usuário de drogas injetáveis (diacetilmorfina). Deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS), queixando – se que há quatro dias iniciou com quadro de acolia fecal, associado a colúria, febre, mal-estar e vômitos. Refere que os sintomas iniciaram após ingestão de uma feijoada. Fez uso de dipirona 1g (dose única) e metoclopramida 10mg (2x), com melhora momentânea da febre e dos vômitos. Lembra ainda que há 30 dias aproximadamente, teve quadro de IVAS, mas que os sintomas cessaram após dois dias. Há história patológica, paciente é HIV +. Diagnosticado e em tratamento há 8 meses. Ao exame físico: PA: 125x76mmHg / FC: 90bpm/ FR:16 irpm/ T 38,2º. Paciente em regular estado geral, icterícia (++/4+), acianótico, eupneico. Cabeça e pescoço: Escleras e frênulo lingu


A) Neste caso há a indicação de solicitação da colonoscopia para investigação do quadro clínico exposto e complementação com biópsia em caso de lesão macroscópica.
B) Neste caso, deve-se solicitar uma ressonância magnética do abdome para investigar possíveis alterações estruturais que possam estar causando os sintomas, mesmo que a ultrassonografia de abdome tenha sido normal.
C) O quadro clínico sugere uma infecção gastrointestinal aguda, como gastroenterite viral. Recomenda-se tratamento sintomático e repouso, não sendo necessário realizar mais investigações.
D) A perda de peso pode ser explicada pelo quadro de constipação crônica. Recomenda-se ajustar a dieta e aumentar a ingestão de fibras para aliviar os sintomas, sem a necessidade de investigações adicionais.
E) Recomenda-se a realização de uma tomografia computadorizada de tórax para descartar a presença de metástases pulmonares, apesar de não haver evidências clínicas para tal suspeita.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Integradora IV
17 pág.

Gastrologia Centro Universitário FIPMocCentro Universitário FIPMoc

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, o quadro clínico sugere uma possível obstrução biliar, devido à presença de acolia fecal e colúria, associada a sintomas como febre, mal-estar e vômitos. Além disso, o paciente apresenta icterícia (++/4+), o que reforça essa suspeita. Diante disso, a alternativa correta seria a opção A) Neste caso há a indicação de solicitação da colonoscopia para investigação do quadro clínico exposto e complementação com biópsia em caso de lesão macroscópica. A colonoscopia é um exame que permite visualizar o interior do intestino grosso e pode auxiliar na identificação de possíveis obstruções ou lesões que estejam causando os sintomas apresentados pelo paciente. É importante ressaltar que apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado. Portanto, é fundamental buscar atendimento médico para uma avaliação completa e correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais