Buscar

De acordo com Gustavsson et al. (20211), devido à falta de processamento adequado, muitos alimentos são desperdiçados. Aproximadamente um terço da ...

De acordo com Gustavsson et al. (20211), devido à falta de processamento adequado, muitos alimentos são desperdiçados. Aproximadamente um terço da produção mundial de frutas e hortaliças é perdida anualmente. Dessa maneira, diversos métodos vêm sendo utilizados na tecnologia de alimentos para reduzir as perdas e aumentar a vida útil dos alimentos e das frutas e hortaliças, entre as quais a desidratação, ou secagem merece destaque, sendo um dos métodos mais antigos e simples utilizados para conservação de alimentos. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os princípios dos métodos de desidratação baseiam-se na remoção controlada da água e/ou sua interação com outros compostos, de forma que se reduza a atividade de água.
PORQUE
II- Os métodos de desidratação têm como objetivo prolongar a vida de prateleira dos alimentos por meio da redução da atividade de água. A redução da atividade de água inibe o crescimento microbiano e a atividade enzimática.
Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: GUSTAVSSON, J.; CEDERBERG, C.; SONESSON, U. Global food losses and food waste, Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2011.


B - As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

Prova 2 - Tecnologia de Alimentos
5 pág.

Tecnologia de Alimentos Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B - As asserções I e II são proposições verdadeiras. De acordo com o contexto apresentado, tanto a asserção I quanto a asserção II são verdadeiras. Os métodos de desidratação utilizados na conservação de alimentos têm como princípio a remoção controlada da água e/ou sua interação com outros compostos, visando reduzir a atividade de água. Além disso, a redução da atividade de água por meio da desidratação ajuda a inibir o crescimento microbiano e a atividade enzimática, prolongando assim a vida de prateleira dos alimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais