Buscar

10. QuestãoConhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das exp...

10. QuestãoConhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, por intermédio de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. O conhecimento pode ser dividido em diferentes tipos.

Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Conhecimento empírico (ou conhecimento vulgar ou senso-comum): Desde os tempos pré-históricos, o ser humano constrói no mundo suas próprias coisas, demonstrando maior ou menor habilidade. A esse conjunto de coisas construídas pelo homem e que se distinguem por revelarem capricho, talento e beleza pode-se associar o nome arte.

( ) Conhecimento científico (ou ciência): O conhecimento científico procura conhecer não só o fenômeno, mas suas relações de causa e efeito. Nesse sentido, ele é verificável na prática, por demonstração ou experimentação. A ciência, como as outras áreas do conhecimento, aparece e se desenvolve a partir da atividade observacional, da constatação de uma contiguidade ou uma similaridade entre eventos.

(  ) Conhecimento artístico: conhecimento popular, ou ainda sensível, orienta e capacita o homem a viver seu cotidiano, a reconhecer os fenômenos e os seres de sua realidade; equipa-o para solucionar seus problemas mais simples, faculta-lhe a sobrevivência, enfim. Ele se desenvolve através da vida cotidiana, ao acaso, baseado apenas na experiência vivida ou transmitida por alguém.

( ) Conhecimento filosófico: O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento o raciocínio. Suas hipóteses advêm da experiência e não da experimentação. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, a filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas conclusões carecem de prova material da realidade.

(  ) Conhecimento teológico (ou religioso): É o conhecimento produzido pela fé humana na existência de uma ou mais entidades divinas – um ou mais deuses. Ele é apoiado em doutrinas de proposições sagradas e direcionado à compreensão do mundo em sua totalidade. De modo geral, o conhecimento teológico apresenta respostas para questões que o homem não pode responder com os conhecimentos vulgar, artístico, científico ou filosófico.

F, V, F, V, V.V, V, F, F, V.V, F, F, F, F.V, F, V, F, F.V, V, V, V, V.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina