Buscar

Henri Wallon elaborou uma teoria do desenvolvimento que considerava as inter-relações entre indivíduo e meio, buscando alinhar a cognição, o afeto ...

Henri Wallon elaborou uma teoria do desenvolvimento que considerava as inter-relações entre indivíduo e meio, buscando alinhar a cognição, o afeto e a motricidade como elementos concatenados. Munido de uma proposta genética, Wallon definiu estágios do desenvolvimento humano. Cada estágio é demarcado pela aquisição de habilidades e tem como marca a predominância de uma das funções: cognitiva ou afetiva. Sobre os estágios definidos por Wallon, assinale a alternativa correta: O estágio sensório-motor e projetivo ocorre entre 1 e 3 anos de idade. Nessa etapa, o principal aprendizado da criança é a identificação do seu próprio corpo. O estágio impulsivo-emocional se estabelece no primeiro ano de idade com predomínio da emoção e afetividade. Ocorre, nesse período, o desenvolvimento da atividade simbólica e da linguagem. A criança possui maior autonomia e explora ativamente o ambiente físico através de ações motoras (pegar, segurar, apontar, etc.). Predomina, nessa etapa, a cognição. O estágio categorial ocorre entre os 6 e 11 anos de idade. Esse período é marcado pela consciência de si por meio das relações sociais. Essa é a fase da oposição, na qual a criança busca se afirmar através de comportamentos de negação em relação aos outros. O estágio do personalismo estende-se entre o terceiro e o sexto ano de vida. É marcado pelo interesse pelas coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior. Uma das suas características é a presença do sincretismo. Esse processo demarca uma junção entre a fantasia, experiências pessoais e estímulos do meio na definição de conceitos para a criança.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: O estágio impulsivo-emocional se estabelece no primeiro ano de idade com predomínio da emoção e afetividade. Ocorre, nesse período, o desenvolvimento da atividade simbólica e da linguagem. A criança possui maior autonomia e explora ativamente o ambiente físico através de ações motoras (pegar, segurar, apontar, etc.). Predomina, nessa etapa, a cognição.

0
Dislike0
User badge image

Pra Tânia Oliveira

Henri Wallon elaborou uma teoria do desenvolvimento que considerava as inter-relações entre indivíduo e meio, buscando alinhar a cognição, o afeto e a motricidade como elementos concatenados. Munido de uma proposta genética, Wallon definiu estágios do desenvolvimento humano. Cada estágio é demarcado pela aquisição de habilidades e tem como marca a predominância de uma das funções: cognitiva ou afetiva. Sobre os estágios definidos por Wallon, assinale a alternativa correta:


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais