Buscar

Paciente feminina, 15 anos, apresentando astenia, icterícia, colúria e acolia fecal. Nega uso de álcool e medicamentos. Exames laboratoriais: ALT =...

Paciente feminina, 15 anos, apresentando astenia, icterícia, colúria e acolia fecal. Nega uso de álcool e medicamentos. Exames laboratoriais: ALT = 1.000, AST = 900, FA = 350, BT = 3, BD = 2, Albumina = 2,5, TAP = 60%, Gamaglobulina = 4,2, FAN = 1/80, AC antimúsculo liso positivo = 1/320. Sorologias para hepatites virais negativas. Assinale a alternativa correta:


a) a paciente provavelmente é portadora de infecção aguda pelo vírus da Hepatite A e deve-se repetir a sorologia
b) a paciente apresenta quadro de cirrose biliar primária e o tratamento adequado varia de acordo com a histologia hepática (uso isolado de ácido ursodesoxicólico associado ou não à colchicina)
c) a paciente deve ser tratada com prednisona associada (ou não) a azatioprina
d) deve-se dosar a ceruloplasmina e o cobre urinário para chegar ao diagnóstico correto
e) é essencial a realização de biópsia hepática para o diagnóstico correto da doença

Essa pergunta também está no material:

biomedicina_BR - Questões para Treinamento - Hepatologia
99 pág.

Hepatologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Pela descrição do caso clínico e dos exames laboratoriais, a alternativa correta é a letra b) a paciente apresenta quadro de cirrose biliar primária e o tratamento adequado varia de acordo com a histologia hepática (uso isolado de ácido ursodesoxicólico associado ou não à colchicina). A cirrose biliar primária é uma doença autoimune que afeta os ductos biliares intra-hepáticos, levando a uma inflamação crônica e fibrose do fígado. Os exames laboratoriais apresentam elevação das enzimas hepáticas (ALT e AST), fosfatase alcalina (FA) e gamaglobulina, além de diminuição da albumina e prolongamento do TAP. A sorologia para hepatites virais é negativa, o que afasta a possibilidade de infecção aguda pelo vírus da Hepatite A. A dosagem de ceruloplasmina e cobre urinário não são necessárias para o diagnóstico da cirrose biliar primária. A biópsia hepática pode ser realizada para confirmação diagnóstica, mas não é essencial.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando