Buscar

Uma faculdade do centro do país, tentando atrair mais alunos em seus cursos de graduação, adotou aulas em seus cursos concentrando-as nos finais de...

Uma faculdade do centro do país, tentando atrair mais alunos em seus cursos de graduação, adotou aulas em seus cursos concentrando-as nos finais de semana, bem como para reduzir o custo da mensalidade, deixou de pagar o salário dos professores no período das férias escolares, visto que nesse período os professores não estariam lecionando. Responda: a) De acordo com a legislação brasileira, é possível o trabalho de professores conforme estabelecido pela faculdade? Justifique sua resposta. (0,60) b) Está correta a atitude da empresa, em não pagar os salários dos professores durante as férias escolares da instituição? Justifique sua resposta. (0,65) Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.

a) Não é possível, visto que é proibido o trabalho de professores aos domingos, conforme art. 319 da CLT.
b) Não está correto, pois é garantido ao professor o pagamento dos seus salários durante o período de recesso da instituição de ensino, conforme art. 322, caput da CLT.

Essa pergunta também está no material:

Aula de Treinamento IV
23 pág.

Processos Trabalhistas Centro Universitário Newton PaivaCentro Universitário Newton Paiva

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Não é possível, visto que a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, inciso XV, estabelece que é proibido o trabalho aos domingos, salvo em casos de atividades que exijam trabalho aos domingos, como é o caso de serviços de saúde, segurança e outros. Além disso, a CLT, em seu artigo 67, estabelece que o trabalho aos domingos deve ser remunerado em dobro ou compensado com folga em outro dia da semana. Portanto, a faculdade não pode exigir que os professores trabalhem aos domingos sem a devida remuneração. b) Não está correto, pois a CLT, em seu artigo 322, estabelece que o professor tem direito ao pagamento dos salários durante as férias escolares da instituição de ensino. Isso porque, mesmo durante o período de férias, o professor continua vinculado ao contrato de trabalho e à instituição de ensino, estando à disposição para atividades como planejamento de aulas, correção de provas e trabalhos, entre outras. Portanto, a faculdade deve pagar os salários dos professores durante as férias escolares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais