analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) A suplementação de triglicerídeos de cadeia média baseia-se no fato de o valor energético potencial das gorduras ser 2,5 vezes superior ao dos carboidratos.
II. ( ) De acordo com o tamanho das moléculas de ácidos graxos, os lipídios podem ser chamados de triglicerídeos de cadeia longa, média ou curta, influenciando no tempo de digestão e na disponibilidade dos lipídios para o metabolismo.
III. ( ) Ao contrário dos de triglicerídeos de cadeia longa, que são absorvidos diretamente na porção proximal do duodeno, através do sangue porta-hepático, os ácidos graxos dos de triglicerídeos de cadeia média são transformados em quilomícrons, levados pela linfa até a corrente sanguínea e carreados no sangue com a albumina.
IV. ( ) Os triglicerídeos de cadeia longa apresentam cadeias de ácidos graxos com 6 a 10 carbonos: ácidos caproico (C6), caprílico (C8) e cáprico (C10). O ácido láurico (C12), predominante no óleo de coco, já foi considerado um triglicerídeo de cadeia média, mas é classificado como triglicerídeo de cadeia longa saturado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
AV – V – V – FBF – V – V – FCV – V – F – VDF – V – V – VEV – F – F – V
Ed
há 5 meses
Vamos analisar cada uma das assertivas: I. ( ) A suplementação de triglicerídeos de cadeia média baseia-se no fato de o valor energético potencial das gorduras ser 2,5 vezes superior ao dos carboidratos. É verdadeira (V). As gorduras, de fato, têm um valor energético maior em comparação aos carboidratos. II. ( ) De acordo com o tamanho das moléculas de ácidos graxos, os lipídios podem ser chamados de triglicerídeos de cadeia longa, média ou curta, influenciando no tempo de digestão e na disponibilidade dos lipídios para o metabolismo. É verdadeira (V). O tamanho das cadeias de ácidos graxos influencia a digestão e a absorção dos lipídios. III. ( ) Ao contrário dos de triglicerídeos de cadeia longa, que são absorvidos diretamente na porção proximal do duodeno, através do sangue porta-hepático, os ácidos graxos dos de triglicerídeos de cadeia média são transformados em quilomícrons, levados pela linfa até a corrente sanguínea e carreados no sangue com a albumina. É falsa (F). Os triglicerídeos de cadeia média são absorvidos diretamente na corrente sanguínea, não formando quilomícrons como os de cadeia longa. IV. ( ) Os triglicerídeos de cadeia longa apresentam cadeias de ácidos graxos com 6 a 10 carbonos: ácidos caproico (C6), caprílico (C8) e cáprico (C10). O ácido láurico (C12), predominante no óleo de coco, já foi considerado um triglicerídeo de cadeia média, mas é classificado como triglicerídeo de cadeia longa saturado. É verdadeira (V). A classificação está correta, e o ácido láurico é frequentemente considerado de cadeia longa. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: V - V - F - V.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A sequência correta é: AV – V – V – F. I. (V) A suplementação de triglicerídeos de cadeia média baseia-se no fato de o valor energético potencial das gorduras ser 2,5 vezes superior ao dos carboidratos. II. (V) De acordo com o tamanho das moléculas de ácidos graxos, os lipídios podem ser chamados de triglicerídeos de cadeia longa, média ou curta, influenciando no tempo de digestão e na disponibilidade dos lipídios para o metabolismo. III. (V) Ao contrário dos de triglicerídeos de cadeia longa, que são absorvidos diretamente na porção proximal do duodeno, através do sangue porta-hepático, os ácidos graxos dos de triglicerídeos de cadeia média são transformados em quilomícrons, levados pela linfa até a corrente sanguínea e carreados no sangue com a albumina. IV. (F) Os triglicerídeos de cadeia longa apresentam cadeias de ácidos graxos com mais de 12 carbonos, enquanto os de cadeia média apresentam de 6 a 12 carbonos. O ácido láurico (C12), predominante no óleo de coco, é classificado como triglicerídeo de cadeia média.