Buscar

Antonella é proprietária de um terreno situado em área rural do estado do Paraná. Por meio de escritura pública levada ao Cartório de Registro de I...

Antonella é proprietária de um terreno situado em área rural do estado do Paraná. Por meio de escritura pública levada ao Cartório de Registro de Imóveis competente, Antonella concede pelo prazo de vinte anos, em favor de Samuel, direito real de superfície sobre o aludido terreno. A escritura prevê que Samuel deverá ali construir um prédio que servirá de escola para a população local. A escritura ainda prevê que, em contrapartida à concessão da superfície, Samuel deverá pagar a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). A escritura também prevê que em caso de alienação do direito de superfície por Samuel, Antonella terá direito a receber quantia equivalente a 5% do valor da transação. Nesse caso é correto afirmar que:
A) É nula a cláusula que obriga Samuel a construir um prédio no terreno.
B) É nula a concessão de direito de superfície por prazo determinado, haja vista só se admitir, no direito brasileiro, a concessão perpétua.
C) É nula a cláusula que prevê o pagamento de remuneração em contrapartida à concessão do direito de superfície, haja vista ser a concessão ato essencialmente gratuito.
D) É nula a cláusula que estipula em favor de Antonella o pagamento de determinada quantia em caso de alienação do direito de superfície.

Essa pergunta também está no material:

OAB
17 pág.

Direito Penal III Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) É nula a cláusula que obriga Samuel a construir um prédio no terreno. - Errado. A cláusula que obriga Samuel a construir um prédio no terreno é válida, pois foi estipulada na escritura pública. B) É nula a concessão de direito de superfície por prazo determinado, haja vista só se admitir, no direito brasileiro, a concessão perpétua. - Errado. No direito brasileiro, é possível a concessão de direito de superfície por prazo determinado, como no caso descrito. C) É nula a cláusula que prevê o pagamento de remuneração em contrapartida à concessão do direito de superfície, haja vista ser a concessão ato essencialmente gratuito. - Errado. A cláusula que prevê o pagamento de remuneração em contrapartida à concessão do direito de superfície é válida, conforme estipulado na escritura. D) É nula a cláusula que estipula em favor de Antonella o pagamento de determinada quantia em caso de alienação do direito de superfície. - Correto. A cláusula que estipula o pagamento de determinada quantia em caso de alienação do direito de superfície é nula, pois fere a autonomia da vontade das partes. Portanto, a alternativa correta é a letra D) É nula a cláusula que estipula em favor de Antonella o pagamento de determinada quantia em caso de alienação do direito de superfície.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina