Buscar

Sobre a atividade notarial, assinale a alternativa INCORRETA. O notário não é consultor jurídico e por isso não deve analisar os fatos de natureza ...

Sobre a atividade notarial, assinale a alternativa INCORRETA.
O notário não é consultor jurídico e por isso não deve analisar os fatos de natureza econômica, moral ou familiar submetidos por seus clientes à sua apreciação, sob o prisma do direito.
Serviços notariais e de registro são organização técnica e administrativa destinada a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
A perfeição do ato jurídico realizado pelo notário serve também para evitar a falsidade, inexatidão ou imperfeição de um documento.
A função notarial tem caráter cautelar, imparcial, público e técnico.
Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.
a) O notário não é consultor jurídico e por isso não deve analisar os fatos de natureza econômica, moral ou familiar submetidos por seus clientes à sua apreciação, sob o prisma do direito.
b) Serviços notariais e de registro são organização técnica e administrativa destinada a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
c) A perfeição do ato jurídico realizado pelo notário serve também para evitar a falsidade, inexatidão ou imperfeição de um documento.
d) A função notarial tem caráter cautelar, imparcial, público e técnico.
e) Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.

Essa pergunta também está no material:

LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA E SISTEMA NOTARIAL
5 pág.

Legislação Imobiliária Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) Verdadeira. O notário não atua como consultor jurídico, mas sim como um profissional que confere autenticidade aos atos e documentos. B) Falsa. O notário tem o dever de analisar os fatos de natureza jurídica para garantir a legalidade e segurança dos atos que presencia. C) Falsa. O notário deve sim analisar os fatos de natureza jurídica para cumprir com suas atribuições de forma adequada. D) Falsa. A análise dos fatos de natureza jurídica é parte das responsabilidades do notário. E) Falsa. O notário tem sim a obrigação de analisar os fatos de natureza jurídica para desempenhar suas funções de forma correta. Portanto, a alternativa INCORRETA é a letra A) O notário não é consultor jurídico e por isso não deve analisar os fatos de natureza.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image