Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Quando uma pessoa diz “Hoje vou fazer maionese de pexe pra janta!”, essa fala pode ser considerada errada?

A) Sim, pois a palavra “peixe” foi pronunciada de forma incorreta.
B) Não, pois, para os linguistas, não existe erro na fala.
C) Não, porque a gramática normativa considera o erro na escrita e não na fala.
D) Sim, do ponto de vista da norma padrão.
E) Sim, porque não se admite, na língua falada, a supressão da vogal “i”.
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) Sim, pois a palavra “peixe” foi pronunciada de forma incorreta. - Esta opção é verdadeira, já que "peixe" foi pronunciado de forma errada. B) Não, pois, para os linguistas, não existe erro na fala. - Embora os linguistas possam considerar a fala como um fenômeno dinâmico, a pronúncia errada de uma palavra ainda pode ser considerada um erro. C) Não, porque a gramática normativa considera o erro na escrita e não na fala. - A gramática normativa se aplica tanto à fala quanto à escrita, então essa afirmação não é correta. D) Sim, do ponto de vista da norma padrão. - Esta opção é correta, pois a norma padrão da língua considera "peixe" a forma correta. E) Sim, porque não se admite, na língua falada, a supressão da vogal “i”. - Essa afirmação não é precisa, pois a supressão de vogais pode ocorrer em algumas variantes da língua falada, mas não é uma justificativa para considerar a fala errada. A alternativa que melhor responde à pergunta é: D) Sim, do ponto de vista da norma padrão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os diferentes sotaques encontrados no português brasileiro, é incorreto afirmar:

A) Os sotaques estão associados à norma popular ou coloquial, por isso devem ser evitados na norma padrão da língua portuguesa. Alguns sotaques, como o sotaque gaúcho, são linguisticamente mais apropriados, devido ao seu maior nível de adequação à variedade padrão da língua.
B) Chamamos de sotaque o tom, inflexão ou pronúncia particular de cada indivíduo ou de cada região. Cada estado brasileiro apresenta peculiaridades na fala, pois apesar de compartilharmos o mesmo idioma, seria quase impossível que um país tão grande apresentasse uma uniformidade na fala.
C) Os diferentes sotaques encontrados no Brasil podem ser explicados sob o ponto de vista histórico. Sabemos que nosso país foi colonizado por diferentes povos e em diferentes momentos de nossa história. Enquanto na região Sul houve uma imigração maciça de italianos, alemães e outros povos oriundos do leste europeu, no Pernambuco, por exemplo, a influência veio dos holandeses dos tempos de Maurício de Nassau.
D) Alguns dialetos são usados com diferentes sotaques regionais, como ocorre na norma culta da língua portuguesa. Os sotaques, então, não podem ser confundidos com dialeto, pois o que caracteriza o sotaque é apenas a diferença de pronúncia dos falantes.
E) Os primeiros contatos linguísticos do português falado no Brasil (a distinção é importante em razão da diferença entre o português falado aqui e o português falado em Portugal) foram com as línguas indígenas e as línguas africanas. Posteriormente, a partir do século 19, os imigrantes de outras partes do mundo contribuíram para o nosso conjunto de sotaques.

Mais conteúdos dessa disciplina