Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Questão 008 (BANCA INSTITUTO AOCP) Os autores clássicos da Sociologia voltaram seu olhar para a religião como um fenômeno social e procuraram interpretá-lo. Dentre esses autores, está Émile Durkheim, o qual, em seu livro As formas elementares da vida religiosa (1912), afirmou que:
A) a religião tem uma dimensão social depositária de significados culturais. Por meio desses significados, os indivíduos e a coletividade interpretam sua condição de vida, constroem uma identidade e agem no ambiente como um todo.
B) uma das principais funções da religião seria manter a coesão social, a união dos membros da sociedade. Dessa forma, a religião asseguraria a estabilidade da sociedade por meio de relações harmoniosas entre seus integrantes.
C) a religião seria responsável pela alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista. É desse autor a célebre expressão “a religião é o ópio do povo”.
D) o surgimento do “espírito do capitalismo” (um conjunto de qualidades intelectuais e morais indispensáveis à racionalização econômica) foi possível graças a qualidades exaltadas e defendidas pela religião protestante.
E) o fenômeno religioso seria como um estágio relativamente “primitivo” da evolução social e cultural da humanidade, que ele chama de “estado teológico”. Nessa fase, o ser humano tenderia a passar, gradativamente, da crença em muitos deuses para a crença em um Deus único.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que Émile Durkheim afirmou sobre a religião em "As formas elementares da vida religiosa": A) A religião tem uma dimensão social depositária de significados culturais. Por meio desses significados, os indivíduos e a coletividade interpretam sua condição de vida, constroem uma identidade e agem no ambiente como um todo. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é o foco principal de Durkheim. B) Uma das principais funções da religião seria manter a coesão social, a união dos membros da sociedade. Dessa forma, a religião asseguraria a estabilidade da sociedade por meio de relações harmoniosas entre seus integrantes. - Esta é uma afirmação central na obra de Durkheim, que realmente enfatiza a função da religião na coesão social. C) A religião seria responsável pela alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista. É desse autor a célebre expressão “a religião é o ópio do povo”. - Esta afirmação é de Karl Marx, não de Durkheim. D) O surgimento do “espírito do capitalismo” (um conjunto de qualidades intelectuais e morais indispensáveis à racionalização econômica) foi possível graças a qualidades exaltadas e defendidas pela religião protestante. - Esta afirmação é de Max Weber, não de Durkheim. E) O fenômeno religioso seria como um estágio relativamente “primitivo” da evolução social e cultural da humanidade, que ele chama de “estado teológico”. Nessa fase, o ser humano tenderia a passar, gradativamente, da crença em muitos deuses para a crença em um Deus único. - Esta afirmação é mais relacionada a outros autores, como Auguste Comte. Diante da análise, a alternativa que melhor representa a visão de Durkheim sobre a religião é: B) uma das principais funções da religião seria manter a coesão social, a união dos membros da sociedade. Dessa forma, a religião asseguraria a estabilidade da sociedade por meio de relações harmoniosas entre seus integrantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da relação estabelecida entre Religião e Espiritualidade, é correto afirmar: A) As pessoas que se identificam com qualquer combinação de religião e espiritualidade são automaticamente espiritualizadas. B) A religião é mais uma prática individual, a qual se relaciona com o processo de desenvolvimento de crenças em torno do significado da vida e da conexão com os outros. C) Ser religioso é condição necessária para ser espiritualizado. D) Embora todas as religiões enfatizem a espiritualidade como uma parte importante da fé, é possível ser espiritualizado sem necessariamente fazer parte de uma comunidade religiosa organizada. E) A espiritualidade é um conjunto específico de crenças e práticas organizadas, geralmente compartilhadas por uma comunidade ou grupo.
A) As pessoas que se identificam com qualquer combinação de religião e espiritualidade são automaticamente espiritualizadas.
B) A religião é mais uma prática individual, a qual se relaciona com o processo de desenvolvimento de crenças em torno do significado da vida e da conexão com os outros.
C) Ser religioso é condição necessária para ser espiritualizado.
D) Embora todas as religiões enfatizem a espiritualidade como uma parte importante da fé, é possível ser espiritualizado sem necessariamente fazer parte de uma comunidade religiosa organizada.
E) A espiritualidade é um conjunto específico de crenças e práticas organizadas, geralmente compartilhadas por uma comunidade ou grupo.

Mais conteúdos dessa disciplina