Logo Passei Direto
Buscar
A valorização do saber e sua democratização, bem como, a diversidade do conhecimento, tendo vista que é contra o etnocentrismo epistemológico, buscando não sobrepor uma epistemologia a outra, mas propõe que os saberes consigam fazer trocas de conhecimentos, sem se anularem, criando uma ecologia dos saberes.
Diante disso, qual o conceito que Boaventura busca conceituar?
a. Epistemologias Científicas.
b. Epistemologias do Norte.
c. Epistemologias do Sul.
d. Epistemologias do método científico.
e. Epistemologias da América.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A descrição apresentada fala sobre a valorização da diversidade do conhecimento e a crítica ao etnocentrismo epistemológico, propondo uma troca de saberes sem hierarquias. Esse conceito está diretamente relacionado ao trabalho de Boaventura de Sousa Santos, que discute a "ecologia dos saberes" e enfatiza a importância das epistemologias que emergem de contextos diversos, especialmente do Sul global. Analisando as alternativas: a) Epistemologias Científicas - Refere-se ao conhecimento científico tradicional, não à diversidade de saberes. b) Epistemologias do Norte - Geralmente se refere a saberes e conhecimentos produzidos em países desenvolvidos, não à diversidade e democratização. c) Epistemologias do Sul - Esta opção se alinha com a proposta de Boaventura, que busca valorizar saberes de contextos marginalizados e promover a troca entre diferentes epistemologias. d) Epistemologias do método científico - Foca no método científico, não na diversidade de saberes. e) Epistemologias da América - É uma expressão muito ampla e não necessariamente se relaciona com a proposta de Boaventura. Portanto, a alternativa correta é: c) Epistemologias do Sul.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para conhecer o problema do conhecimento, e sanar o caminho de possibilidades e limites do conhecimento, é possível compreender a relação entre o objeto a ser conhecido e o sujeito que o conhece, por meio da epistemologia chamada criticismo, que vai analisar outra possibilidade de compreensão sobre a origem do conhecimento, que elenca a razão e a experiência.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. O racionalismo sustenta em sua tese que a razão é a principal fonte do conhecimento, é o primado da razão sobre a experiência. PORQUE II. Para corresponder a realidade e o pensamento, é preciso tomar como ponto de partida que as ideias são universais e inatas, de forma que se exclui a experiência para se chegar à verdade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O racionalismo sustenta em sua tese que a razão é a principal fonte do conhecimento, é o primado da razão sobre a experiência.
II. Para corresponder a realidade e o pensamento, é preciso tomar como ponto de partida que as ideias são universais e inatas, de forma que se exclui a experiência para se chegar à verdade.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Para teoria do conhecimento as correntes mais importantes no período da modernidade, foram o racionalismo, o empirismo, e o criticismo, representados por pensadores que revolucionaram novamente a forma de pensar a origem do conhecimento, para dar continuidade a evolução desta teoria cada corrente apresenta suas particularidades.
Para tanto, avalie e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Com relação ao racionalismo, o próprio nome já indica que parte da racionalidade, ou seja, da razão, e dentre os racionalistas está o mais emblemático deles, Descartes, que trata a importância da dúvida metódica para se chegar a um ponto de apoio seguro, à prova da existência de si mesmo, “o penso, logo existo”.
( ) Já o empirismo é contrário ao racionalismo, e trata-se de uma teoria do conhecimento que se fundamenta pelos sentidos e pela experiência e dentre seus pensadores está John Locke (1632-1692).
( ) Os empiristas acreditam que as ideias ou representações – umas mais simples, outras mais complexas – são conteúdos da experiência, esta por sua vez, obtida por meio da experiência.
( ) Os empiristas e os racionalistas possuem uma forma de pensar convergente, os únicos que se diferem totalmente, são os criticistas.
( ) Os criticistas e os racionalistas possuem uma forma de pensar convergente, os únicos que se diferem totalmente, são os empiristas.
a. F-F-F-F-F.
b. V-V-F-F-F.
c. V-V-V-F-F.
d. V-V-V-V-V.
e. F-F-F-V-V.

Mais conteúdos dessa disciplina