Logo Passei Direto
Buscar
A respeito do “Problema do conhecimento”, a Teoria do Conhecimento pode nos levar a refletir se o conhecimento de fato é um retrato fiel da realidade, ou se nosso conhecimento é válido ou digno de credibilidade, ou até mesmo se trata de um argumento com fundamentação, tendo em vista que o problema do conhecimento gira em torno dos questionamentos que se pode fazer sobre o próprio conhecimento, ou sua origem.
Diante da contextualização, analise as afirmativas abaixo:
I. O problema epistemológico trata sobre como podemos saber se o nosso conhecimento é válido ou digno de credibilidade.
II. Afirmar que conhecimentos são válidos, é o mesmo que dizer que argumentos possuem fundamentação.
III. Opinião e conhecimento são equivalentes.
IV. Opinião sempre está apoiada por uma verdade absoluta.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O problema epistemológico trata sobre como podemos saber se o nosso conhecimento é válido ou digno de credibilidade. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o problema epistemológico realmente envolve a validade e a credibilidade do conhecimento. II. Afirmar que conhecimentos são válidos, é o mesmo que dizer que argumentos possuem fundamentação. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois um conhecimento válido geralmente implica que os argumentos que o sustentam têm fundamentação. III. Opinião e conhecimento são equivalentes. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois opinião e conhecimento não são equivalentes; conhecimento é geralmente baseado em evidências e justificativas, enquanto opinião pode ser subjetiva e não necessariamente fundamentada. IV. Opinião sempre está apoiada por uma verdade absoluta. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois opiniões não precisam estar apoiadas por verdades absolutas; elas podem ser baseadas em percepções pessoais e não necessariamente em fatos. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) Apenas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para conhecer o problema do conhecimento, e sanar o caminho de possibilidades e limites do conhecimento, é possível compreender a relação entre o objeto a ser conhecido e o sujeito que o conhece, por meio da epistemologia chamada criticismo, que vai analisar outra possibilidade de compreensão sobre a origem do conhecimento, que elenca a razão e a experiência.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. O racionalismo sustenta em sua tese que a razão é a principal fonte do conhecimento, é o primado da razão sobre a experiência. PORQUE II. Para corresponder a realidade e o pensamento, é preciso tomar como ponto de partida que as ideias são universais e inatas, de forma que se exclui a experiência para se chegar à verdade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O racionalismo sustenta em sua tese que a razão é a principal fonte do conhecimento, é o primado da razão sobre a experiência.
II. Para corresponder a realidade e o pensamento, é preciso tomar como ponto de partida que as ideias são universais e inatas, de forma que se exclui a experiência para se chegar à verdade.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Para teoria do conhecimento as correntes mais importantes no período da modernidade, foram o racionalismo, o empirismo, e o criticismo, representados por pensadores que revolucionaram novamente a forma de pensar a origem do conhecimento, para dar continuidade a evolução desta teoria cada corrente apresenta suas particularidades.
Para tanto, avalie e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Com relação ao racionalismo, o próprio nome já indica que parte da racionalidade, ou seja, da razão, e dentre os racionalistas está o mais emblemático deles, Descartes, que trata a importância da dúvida metódica para se chegar a um ponto de apoio seguro, à prova da existência de si mesmo, “o penso, logo existo”.
( ) Já o empirismo é contrário ao racionalismo, e trata-se de uma teoria do conhecimento que se fundamenta pelos sentidos e pela experiência e dentre seus pensadores está John Locke (1632-1692).
( ) Os empiristas acreditam que as ideias ou representações – umas mais simples, outras mais complexas – são conteúdos da experiência, esta por sua vez, obtida por meio da experiência.
( ) Os empiristas e os racionalistas possuem uma forma de pensar convergente, os únicos que se diferem totalmente, são os criticistas.
( ) Os criticistas e os racionalistas possuem uma forma de pensar convergente, os únicos que se diferem totalmente, são os empiristas.
a. F-F-F-F-F.
b. V-V-F-F-F.
c. V-V-V-F-F.
d. V-V-V-V-V.
e. F-F-F-V-V.

Mais conteúdos dessa disciplina