Ed
há 4 dias
Vamos analisar as alternativas com base no processo de pasteurização e a necessidade da refrigeração posterior: - A pasteurização elimina a maioria dos microrganismos patogênicos, mas não todos. - Após a pasteurização, ainda podem existir microrganismos da microbiota normal do leite que não são eliminados e podem causar deterioração. - A refrigeração é fundamental para retardar o crescimento desses microrganismos restantes e garantir a conservação do leite. Analisando as alternativas: A) Fala sobre microrganismos patogênicos que sobrevivem à pasteurização, o que não é correto, pois a pasteurização visa eliminar os patogênicos. B) Explica que após a pasteurização restam microrganismos da microbiota normal que podem deteriorar o leite se não for refrigerado. Isso está correto. C) Diz que a refrigeração evita o desenvolvimento de microrganismos psicrófilos que não crescem em temperaturas de refrigeração, o que é contraditório. D) "Utiliza-se refrigeração como medida cautelar" é muito genérico e não explica a real necessidade. Portanto, a alternativa correta é: B) Utiliza-se manter o leite sob refrigeração porque, pós pasteurização, restará uma pequena porcentagem de microrganismos oriundos da microbiota normal do leite que permanecerá ativa, podendo deteriorar o leite em curto espaço de tempo, caso o produto seja mantido fora de refrigeração.
Cadastre-se ou realize login