Logo Passei Direto
Buscar
A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças no homem. Consiste no tratamento térmico do leite a uma certa temperatura (\(71\) a \(75\text{°C}\)) inferior ao ponto de ebulição, durante um determinado tempo, com resfriamento imediato. Após a pasteurização, o leite é mantido em temperaturas de refrigeração. Assim, assinale a alternativa que explica a real necessidade dessa medida.A) Utiliza-se manter o leite sob refrigeração por uma medida preventiva, visto que os microrganismos patogênicos que sobrevivem à pasteurização devem ser mantidos sob controle na distribuição e comercialização.B) Utiliza-se manter o leite sob refrigeração por que, pós pasteurização, restará uma pequena porcentagem de microrganismos oriundos da microbiota normal do leite que permanecerá ativa, podendo deteriorar o leite em curto espaço de tempo, caso o produto seja mantido fora de refrigeração.C) Utiliza-se a manutenção da cadeia de refrigeração pós pasteurização para evitar o desenvolvimento de microrganismos psicrófilos, que não crescem nas temperaturas de refrigeração utilizadas.D) Utiliza-se refrigeração como medida cautelar
User badge image
Nilson Prado

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar as alternativas com base no processo de pasteurização e a necessidade da refrigeração posterior: - A pasteurização elimina a maioria dos microrganismos patogênicos, mas não todos. - Após a pasteurização, ainda podem existir microrganismos da microbiota normal do leite que não são eliminados e podem causar deterioração. - A refrigeração é fundamental para retardar o crescimento desses microrganismos restantes e garantir a conservação do leite. Analisando as alternativas: A) Fala sobre microrganismos patogênicos que sobrevivem à pasteurização, o que não é correto, pois a pasteurização visa eliminar os patogênicos. B) Explica que após a pasteurização restam microrganismos da microbiota normal que podem deteriorar o leite se não for refrigerado. Isso está correto. C) Diz que a refrigeração evita o desenvolvimento de microrganismos psicrófilos que não crescem em temperaturas de refrigeração, o que é contraditório. D) "Utiliza-se refrigeração como medida cautelar" é muito genérico e não explica a real necessidade. Portanto, a alternativa correta é: B) Utiliza-se manter o leite sob refrigeração porque, pós pasteurização, restará uma pequena porcentagem de microrganismos oriundos da microbiota normal do leite que permanecerá ativa, podendo deteriorar o leite em curto espaço de tempo, caso o produto seja mantido fora de refrigeração.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina