Buscar

A lesão corporal tipificada no art. 129 do Código Penal, contra a mulher, se processa mediante ação penal pública condicionada ou incondicionada?

Aspectos Jurídicos entre o art. 129 do CP e a lei Maria da Penha.

💡 4 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Depende, pois deve-se separar violência contra a mulher de violência domestica, uma vez que nem toda violência contra a mulher é violência domestica. Tratando somente de vítima mulher, de modo que não se aplique a Lei Maria da Penha, a ação será condicionada. Entretanto, tratando-se de violência, doméstica, aplicável a Lei Maria da Penha, segundo a interpretação do STF, exposta recentemente em 2012, onde restou consignado que a Ação deve ser Pública Incondicionada. Espero ter ajudado.
10
Dislike0
User badge image

kalina

O Artigo 12 da Lei 11.340 de 2006 explica: "Em todos os casos de viol~encia doméstica e familiar contra a  MULHER, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, os seguintes procedimentos, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal...

E ainda: O STF, por maioria dos votos, julgou a ADIN nº 4.424, para dar a o inciso I desse artigo interpretação conforme a CF, assentando a natureza incondicionada da ação penal em caso de crime de lesão, pouco importando a extenção desta, praticado contra a mulher no ambiente domestico (DOU de 17 - 2- 2012)."

Isso passou a acontecer devido a grande dificuldade de dar prosseguimento à ação, pois quando não era Ação Pública Incondicionada, muitas vezes por medo das ameaças dos companheiros, as mulheres agredidas desistiam de dar prosseguimento ao feito.

Espero ter ajudado. Abraço!

1
Dislike1
User badge image

Dayana Maria Alves Brito

Incondicionada, pois não depende mais da "vontade" da vítima, uma vez prestado o Boletim de Ocorrencia, e provada a materialidade dos fatos atraves do exame de corpo e delito, a ação é de carater incondicionada.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais