Buscar

Qual o método de cocção que utiliza meio indireto de calor seco ?

💡 4 Respostas

User badge image

Rhaysa Polak

ASSAR - CALOR SECO INDIRETO

O ato de assar, tecnicamente ocorre quando se submete um alimento à cocção direta em fornos ou espetos, sem adição de substâncias líquidas ou tampa. Neste o calor é transmitido por convecção, através do ar aquecido que se encontra dentro do forno; e por condução, por meio das partículas que se agitam dentro do alimento. Sugere-se que em um primeiro momento a temperatura utilizada seja elevada, para selar o alimento, e posteriormente a temperatura deve ser reduzida, para que seu interior atinja a temperatura ideal lentamente; para tanto, deve-se notar as características do alimento, incluindo seu tamanho, para planejar a forma como o processo deve ocorrer. 

 

FRITAR  - CALOR SECO INDIRETO

Umas das técnicas mais conhecidas na culinária nacional, proporcionando um produto final crocante em sua superfície, corado e com umidade em seu interior. O ato de fritar consiste na imersão do alimento em algum tipo de gordura ou óleo alimentício que se encontre em alta temperatura, ocorrendo transmissão de calor da panela para o óleo por condução, e do óleo para o alimento por convecção (indiretamente). Este método utiliza elevada quantidade de gordura (quando trata-se de fritura de imersão), e deve ser utilizado observando a temperatura, e qualidade do óleo, visto que trata-se de um método de cocção rápido e deve-se evitar a absorção pelo alimento preparado. Fato em que se recomenda ser usado com moderação.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Depois de os alimentos passarem por diversas operações preliminares, eles estão considerados preparados para serem submetidos a distintos processos de cocção. A cocção atribui aos alimentos algumas características novas, pois é responsável por modificar seu sabor e, em algumas situações, até sua composição química, sendo esse processo realizado através da ação do calor.

Esse calor utilizado pode ser caracterizado como calor úmido ou calor seco e dentro do grupo de calor seco ainda existe os métodos feitos por meios indiretos.

O método de cocção a calor seco provoca uma ação de desidratação do alimento é um dos métodos utilizados é o meio indireto, onde pode ocorrer o aquecimento do ar livre, por grelha e espeto, por exemplo, por meio de ar confinado, utilizando forno ou também gordura, onde ocorre a imersão em fritura, dourando o alimento.

0
Dislike0
User badge image

Marianne Silva

O método de assar, seja em forno ou em grelha, são meios de calor indireto
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais