Buscar

Plano de Aula 2 - Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Discente: 
	I. Tema da aula: Movimento de rotação da Terra
	II. Dados de identificação:
Série: 5º ano
Duração: 50 minutos
	III. Objetivos: Associar o movimento de rotação à alternância entre dias e noites no planeta Terra
	IV. Conteúdos: Rotação dos planetas
	V. Habilidade(s) da BNCC: (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra
	VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):
- Perguntar aos estudantes se eles possuem informações sobre os movimentos da Terra. Solicitar que eles representem com o próprio corpo ou com alguns dos materiais disponíveis em sala de aula o que sabem sobre os movimentos da Terra ou ainda como pensam que eles são. Selecionar as ideias que expostas pelos alunos e explorar, junto com eles, os recursos didáticos que serão utilizados no desenvolvimento do tema da aula.
- Fazer a pergunta: “Que movimento a Terra faz nesta simulação?”, utilizando a animação disponível em https://youtu.be/EsU2WHFbM74 acesso em 28 de maio de 2021, que tem duração de 11”. Mediar a construção da resposta dos alunos para que a turma possa chegar à seguinte conclusão: A Terra gira em torno de si mesma. Caso não houver o recurso de projeção da animação, reproduzir a simulação do movimento da Terra, girando em torno de seu eixo imaginário, usando o globo escolar ou a bola de isopor fincada em um espeto e inclinada, como representação da mecânica celeste durante o constante movimento de rotação do planeta Terra. 
- Escutar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre como acontecem os dias e as noites no planeta Terra e anotar no quadro algumas das ideias e dos conhecimentos destacados por eles.
- Partir então para um projeto de mão na massa. Organizar os estudantes em cinco ou seis grupos. Lembrar os estudantes de que os recursos que serão usados servem de modelo para a utilização em sala de aula e não obedecem uma escala. Distribuir para cada grupo a quantidade suficiente de cada item dos materiais indicado na lista abaixo. Orientar que os grupos preparem seus globos ou bolas, que servirão de modelo de planeta Terra. Pedir que retirem os globos do suporte, caso estejam com um, para que possam trabalhar o eixo de inclinação da Terra utilizando a haste de madeira ou metal. Orientar que os estudantes utilizem um transferidor escolar de 180° para medir a inclinação da Terra, representada no globo/bola de isopor com um palito de algodão doce ou similar. Solicitar que os estudantes usem a massinha para prender a haste no globo ou na bola. Com a massinha ou com recorte de papel, orientar que eles confeccionem um bonequinho que será a referência na Terra para demarcar o movimento de rotação da Terra, junto com o movimento aparente do Sol no céu, produzindo dias e noites em diferentes partes do globo. Solicitar que os estudantes façam a simulação do movimento da rotação da Terra usando a bola de isopor espetada no palito de algodão doce. Dizer que o giro da bola de isopor deve ser feito no sentido anti horário e orientar para que usem o globo ou a bola inclinado(a) exposto(a) à uma fonte de luz. Eles devem expor o modelo de planeta Terra em uma área ensolarada ou usar uma luminária/lanterna para produzir a luz artificial, incidindo-a sobre o globo ou a bola. O palito ajuda na movimentação do globo na direção oeste-leste (do poente para o nascente). Girando vagarosamente o globo, tendo o bonequinho como referência em um local qualquer da Terra, os estudantes poderão perceber como se dá a alternância entre dias e noites ou a sucessão de dias e noites. Solicitar aos estudantes que experimentem outra forma de simular a alternância entre dias e noites. Para realizar a atividade, utilizando o barbante, cada grupo coloca o globo sem a haste tendo a tampinha como suporte, como na figura 3 do slide. Pedir a eles que, com o uso de um pedaço de barbante sobre o globo exposto à incidência de uma fonte de luz, reparem que a fonte de luz será obstruída em alguns pontos do modelo de planeta Terra e, a partir dessa marca, orientá-los na definição de onde está chegando o dia e onde está chegando a noite, observando bem o avanço da sombra sobre determinadas regiões do globo e da luz em outras regiões. Fazer a mediação necessária ao processo de construção da resposta sobre a alternância entre dias e noites e sua associação ao movimento de rotação da Terra, bem como sobre o movimento aparente do Sol.
OBS.: material utilizado para a atividade de mão na massa:
- 4 globos terrestres com suportes que possam ser retirados (globos terrestres escolares);
- globos terrestres escolares podem ser substituídos por 4 bolas de isopor ou qualquer outra bola disponível que possa ser usada na atividade (é indicado que todas as 4 bolas sejam do mesmo tamanho);
- palitos de algodão doce ou uma haste de arame flexível;
- tampinhas de plástico de garrafa pet;
- massa de modelar de cores diferentes;
- um pedaço de barbante de pelo menos 10cm para cada grupo;
- um transferidor escolar de 180°;
- fita adesiva de uso escolar.
	VII. Recursos didáticos utilizados: imagens da rotação da terra; vídeos demonstrando o movimento de rotação da terra
	VIII. Avaliação: 
	Participação dos alunos em todo o processo; Alunos divididos em grupos de seis; Avaliação contínua de cada grupo 
	IX. Bibliografia: 
	 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018 
	X. Anexos (se houver):

Continue navegando