Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

2
MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE
Nome dos acadêmicos ¹
Edward Santana 
1. INTRODUÇÃO
Investigar e compreender os efeitos e benefícios da prática de musculação na terceira idade.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“A atividade física aparece como uma forma de permitir que os indivíduos mais velhos tenham mais saúde e se tornem mais independentes.” (KOPILER, 1997, p. 108)
“A musculação ou treinamento de força proporciona maior autonomia ao idoso, ou seja, ele adquire independência funcional, mais vitalidade para realizar suas tarefas diárias. Nesse sentido, é relevante que estudos e pesquisas visando incentivar a prática da musculação direcionada a população idosa tenham continuidade, objetivando demonstrar os inúmeros benefícios adquiridos com esses exercícios.” (FILHO, Paulo Roberto Pereira; GONÇALVES, Roberto, 2017, p. 11)
 Segundo Matsudo et al. (2001), a prática regular de atividade física e um estilo de vida ativo são fundamentais na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e o câncer, que constituem a principal causa de mortalidade. E além disso, a atividade física está associada a uma melhor mobilidade, capacidade funcional e qualidade de vida durante o envelhecimento.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Relacione o que você encontrou e evidenciou durante a aplicação prática com os autores consultados e utilizados na sua fundamentação teórica. 
Você deverá apresentar dois parágrafos de discussão a respeito das contribuições do trabalho.
4. REFERÊNCIAS
FILHO, Paulo Roberto Pereira; GONÇALVES, Roberto. A Importância da Musculação na Terceira Idade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 03. Ano 02, Vol. 01. p. 1-14, Junho de 2017. ISSN:2448-0959
KOPILER, Daniel Arkader. Atividade física na terceira idade. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 3, Nº 4 – Out/Dez, 1997.
MATSUDO, et al. Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói, v.7, n.1, p. 64-86, 2001.

Mais conteúdos dessa disciplina