Buscar

INDICADORES DE DESEMPENHO - EXERCÍCIO TEMA 2

Prévia do material em texto

INDICADORES DE DESEMPENHO
EXERCÍCIOS TEMA 2
1 - No contexto da Gestão de Pessoas, nota-se que o capital humano e o capital intelectual são, cada vez, mais fundamentais para as organizações contemporâneas. Dessa forma, a avaliação dos processos de Gestão de Pessoas precisa estar alinhada com a concepção de pessoas entendidas como fonte de receita, e não como custo ou centro de despesa.
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organização. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Sabendo que a avaliação de desempenho é apresentada por indicadores, que são formas de se mensurar os aspectos do desempenho desejados, assinale a opção que indica corretamente os tipos de indicadores de RH.
R: No contexto empresarial da Gestão de Pessoas, sabe-se que os indicadores são recursos que buscam mensurar os mais diversos fatores que envolvem o desempenho dos funcionários de uma empresa. Isso pode acontecer de forma quantitativa ou qualitativa.
A resposta correta é: Qualitativos ou quantitativos.
2 - Os indicadores de desempenho são recursos utilizados com o objetivo de mensurar diversos aspectos e compará-los ao longo do tempo, buscando identificar as melhoras nos resultados organizacionais. Esses indicadores possuem diversas características, e uma delas refere-se justamente à questão de estabelecer rotinas que permitam fazer essas comparações em longo prazo.
Fonte: ALBURQUERQUE, L. G.; LEITE, N. P. Gestão de pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009.
Ante o exposto e considerando o que foi estudado no texto-base sobre as características dos indicadores, qual característica é mencionada no trecho?
R: No que diz respeito às características dos indicadores, compreende-se que a estabilidade é a característica responsável por definir padrões que permitam, ao longo do tempo, fazer comparações de desempenho, obtendo-se, assim, um padrão para estabelecer essa comparação.
A resposta correta é: Estabilidade
3 - Os indicadores de desempenho constituem-se um dos recursos utilizados no processo de Gestão de Pessoas como forma de buscar identificar, de modo quantitativo e qualitativo, quais são os subsistemas potentes e os frágeis dentro da organização.
Fonte: ALBURQUERQUE, L. G.; LEITE, N. P. Gestão de pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009.
 
Partindo da leitura do trecho apresentado e dos estudos do tema sobre a utilização dos indicadores de desempenho, analise as afirmativas a seguir.
I. Os indicadores são recursos que podem auxiliar no controle e na mensuração de fatores críticos da Gestão de Pessoas.
II. Duas empresas podem facilmente utilizar os mesmos indicadores, replicando as mesmas necessidades.
III. Os indicadores de desempenho são recursos facilmente mensuráveis, por sempre se apresentarem de forma quantitativa.
IV. Cada empresa constrói e desenvolve seus indicadores a partir dos objetivos específicos que estabelece.
R: A afirmativa I está correta porque os indicadores de desempenho podem ser caracterizados como algo muito útil ao processo de Gestão de Pessoas, identificando e minimizando os aspectos que não estão contribuindo para a produtividade da empresa. A afirmativa IV está correta porque é importante que cada empresa construa seus próprios indicadores, os quais devem estar em consonância com os objetivos de desenvolvimento e crescimento da organização.
A resposta correta é: I e IV.
4 - O benchmarking é uma ferramenta utilizada nos processos de gestão de pessoas. No contexto das atividades relativas ao RH, sabe-se que as empresas já vêm utilizando e se conscientizado da sua importância como forma de visualizar as oportunidades e aumentar a capacidade de competição de mercado da empresa.
Fonte: MADEIRA, P. J. Benchmarking: a arte de copiar. [S. l.; S. n.], 1999.
Diante do exposto e dos estudos do tema, responda: qual é a principal prática que baseia o uso do benchmarking?
R: O benchmarking é um recurso que tem sido utilizado pelas empresas como forma de buscar identificar e comparar quais são as estratégias de mercado das outras empresas do mesmo setor, as quais têm apresentado melhores resultados.
A resposta correta é: Comparação das práticas empresariais com as de outras empresas.
5 - O benchmarking é frequentemente associado à ideia de copiar as melhores práticas de uma organização. Assim, podemos entender que essa ferramenta está relacionada à identificação de líderes em processos organizacionais, nos aspectos que a empresa pretende medir e comparar.
Fonte: MADEIRA, P. J. Benchmarking: a arte de copiar. [S. l.; S. n.], 1999.
Analisando o trecho lido em conformidade com os estudos do tema sobre benchmarking, assinale a opção que indica os princípios que baseiam o desenvolvimento da prática.
R: A reciprocidade é o princípio que se baseia na troca de informações entre as empresas, beneficiando ambos os lados. Já a analogia refere-se à semelhança que deve existir entre os produtos ou serviços comparados. O terceiro princípio trata-se da medição, a qual busca comparar os procedimentos e os resultados através de dados quantitativos. Por fim, a validade é o princípio que garante que os dados sejam fidedignos, mediante análises estatísticas.
A resposta correta é: Reciprocidade, analogia, medição e validade.

Continue navegando