Buscar

projetodeestagio-formacaoemped

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
JAQUELINE DOS SANTOS DOMÍCIO BARCELLOS 
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA
TURMA 211
TUTOR EXTERNO: Adriana Volpato
PROJETO DE ESTÁGIO: O ENSINO DA MATEMÁTICA À DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
RIO DE JANEIRO
2021/02
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA	3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA	4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	7
2.1 METODOLOGIA	7
2.2 CRONOGRAMA	7
REFERÊNCIAS	8
APÊNDICES	9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: Metodologias de Ensino
Programa de Extensão: Metodologias de Ensino e Aprendizagem
Projeto de Extensão:  Práticas pedagógicas na educação básica em tempos de ensino à distância.
Produto Virtual: Trilha Pedagógica
Tema: O ensino da matemática em tempos de educação à distância
Esse projeto de estágio têm como objetivo promover o ensino da matemática para a educação básica através do ensino à distância em tempos de pandemia.
O foco principal na educação infantil é fazer com que os alunos dessa faixa aprendam a contagem, através de símbolos e formas numéricas com um e dois dígitos.
Com relação a educação básica o objetivo é que os discentes aprendam a somar e subtrair com numerais de um e dois dígitos, também de forma virtual
1.2 OBJETIVO
· Promover o aprendizado da numeração seqüencial de 10 a 30 aos alunos do segundo ano pré-escolar;
· Promover o aprendizado da adição com numerais de uma unidade aos alunos do segundo ano do ensino fundamental de forma virtual;
· Promover o aprendizado da adição com uma dezena aos alunos do segundo ano do ensino fundamental de forma virtual;
· Ensinar a subtração com uma unidade aos alunos do segundo ano do ensino fundamental de forma virtual;
· Ensinar subtração com uma dezena aos alunos do segundo ano do ensino fundamental de forma virtual;
· Revisar todo o conteúdo dado.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A matemática desempenha um papel importante, na construção do conhecimento e na construção da cidadania. Cabe aos professores dos anos iniciais possibilitarem aos alunos as condições de viver e tornarem reais os conhecimentos relacionados a matemática, trazendo a aplicabilidade técnica a vigência prática, fazendo com que essas crianças sejam cidadão críticos que sejam pessoas ativas e transformadoras de todo o meio em que vivem.O mundo atual com a alta disponibilidade de informações e a tecnologia que transforma cada vez mais a percepção e a visão das pessoas, sobretudo das crianças diante do meio em que vive, portanto hoje o papel do professor frente aos seus alunos mudou, pois, alem de ensinar, cabe ao docente incitar, promover o questionamento e argumentação dessas crianças, testando e validando todo o fazer matemático.
E isso deverá prevalecer no início da alfabetização matemática e prosseguir em todas as séries posteriores fazendo com que a formação cultural matemática esteja contextualizada com meio em que essas crianças vivem.
As informações contidas nos parágrafos acima estão completamente alinhadas com a BNCC, Base Nacional Comum Curricular documento gerado pelo Ministério da Educação (MEC) que informa em suas diretrizes a real necessidade da relação do saber matemático a compreensão dos objetos matemáticos, sem deixar de lado a aplicabilidade de determinado assunto trazendo a sua vivência, o seu cotidiano e aglutinando-os a matéria dada em sala de aula.
Elaborar um plano de trabalho que seja suporte aos discentes possibilitando o enfrentamento dos desafios que poderão surgir, é primordial que o professor trabalhe no panorama que a criança tem sobre o assunto ministrado, fazendo com que a escola desempenhe seu maior papel que é o de transformar e ampliar o universo de conhecimento e construção dos alunos, fazendo com que eles estabeleçam relações entre os conceitos vivenciados e aprendidos junto ao ambiente familiar e os novos conceitos que vão construir no ambiente escolar possibilitando uma aprendizagem integradora. Cabe ao professor fazer planejamento de forma intencional trabalhando as noções referentes ao aprendizado matemático, evidenciando o que os alunos sabem a respeito e questionando se eles compreenderam a proposta, ativando os conhecimentos prévios úteis para a compreensão de toda a proposta de ensino e por fim possibilitando que os estudantes construam seu conhecimento, a fim de evitar situações que pouco ou nada contribuem para o conhecimento já construído.
Cabe também ao docente ouvir os alunos de forma cuidadosa, não desmerecendo e entendendo a particularidade do raciocínio, sugestionando e incitando a melhor compreensão e fixação do conteúdo com a parte lúdica do ensino, pois para que as crianças atribuam significados aos conceitos matemáticos, nesta faixa etária, é necessário aliar esses conceitos a brincadeiras, jogos, adivinhações trabalhos em grupo, entre outras abordagens. Assim, fazer- se necessário que o ambiente de aprendizagem da criança seja repleto de oportunidades e materiais que permitam o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos.
“As idéias matemáticas comparecem em toda a evolução da humanidade, definindo estratégias de ação para lidar com o ambiente, criando e desenhando instrumentos para esse fim, e buscando explicações sobre os fatos e fenômenos da natureza e para a própria existência. Em todos os momentos da história e em todas as civilizações, as idéias matemáticas estão presentes em todas as formas de fazer e de saber.” 
 (D’AMBRÓSIO, 1999,p. 97)
1.3-1 ENSINANDO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ensinar é um ato gratificante para o professor de Matemática, mas que também apresenta grandes desafios. Isso porque, no ambiente escolar, a Matemática, muitas vezes, é uma disciplina temida pelos alunos que consideram que sua aprendizagem se reserva a pessoas mais capazes. (Tolentino; Ferreira; Torisu, 2020).
Mesmo que aparentemente pareçam simples, os ensino da matemática é considerando por muitos pais e estudantes aparentemente complexos e abstratos e por muitas vezes distantes da realidade. Pensando assim em um contexto pandêmico devido ao COVID-19, os docentes Foram forçados a repensar a sua didática devido ao ensino, remoto. E os alunos de certa forma foram “forçados” a estudar sozinhos em suas residências e alguns sem o suporte de pais e/ou responsáveis.
Para minimizar essas situações, conta-se coma a tecnologia que muito ajudam uma vez que alunos e professores estão separados devido as constantes “quarentenas” e o distanciamento social, contando apenas com o espaço virtual, muitas vezes com tecnologia precária.
Cabe ao professor tornar atraente e viável o ambiente virtual de aprendizagem, fazendo com que os alunos participem e contem suas experiências frente a matéria repassada dando forma, propósito e aplicabilidade a tudo aquilo que foi ensinado, fazendo com que os alunos pertençam aquela aula, não meros sujeitos envolvidos em um processo. 
Para o que professor traga a disciplina para “o mundo real”, existe a necessidade de ensino valer-se de ferramentas que o auxiliem neste processo, hoje a informática na Educação Matemática é tão ou mais importante quanto o papel, o giz e a caneta pilot. O pensar matemático deve acontecer também a partir dos mais variados recursos tecnológicos (computador, calculadora, internet, [...] para que, das investigações e dúvidas, possam constituir-se novas formas de estudar e aplicar esse saber ( Zorzan, 2007, p. 87).
A pandemia alterou, a rotina de muitas profissões e para o professor da Educação básica não foi diferente.
Para contornar isso, o ensino remoto foi uma alternativa para atender os estudantes durante o período de pandemia (Felcher; Pinto; Alves, 2020).
Para professores e alunos momento de isolamento social não foi fácil, mesmo com a flexibilização devido a vacinação e a redução dos infectados, o modelo de estudo e aprendizado foi altamente modificado, mostrando novas descobertas e possibilidades no campo da educaçãoformal e a tecnologia hoje possui papel fundamental na transmissão dos conhecimentos tornando a sala de aula um lugar muito mais amplo.
Ainda que tal condição seja temporária, permitindo a interação, troca de informações, construção de diálogos e o fortalecimento da educação (Soares; Colares, 2020, p. 28).
 
Logo, a utilização de recursos tecnológicos atua como um importante mecanismo para os alunos, sobretudo aqueles que compõem o ensino básico, necessitam de maior suporte apreender melhor os conteúdos matemáticos repassados no decorrer do ano letivo.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
Devido a todo o contexto pandêmico que estamos passando o estágio ocorrerá de forma virtual, a escola escolhida foi o Colégio São Jorge, localizado na Rua Boulevard n.12- Parque São Vicente- Belford Roxo- Rio de Janeiro fundada em 1984 pelo professor José Melo (falecido em 2004). Hoje possui direção geral de Edilza Lima e Sônia Santos como coordenadora pedagógica.
Conforme pesquisa realizada junto a instituição a mesma conta com aulas somente no período da manhã, oferecendo aulas para a educação infantil, ensino fundamental, médio educação de jovens e adultos (EJA) .
O espaço físico conta com 11 salas de aula, biblioteca, sala de informática, quadra de esportes e pátio coberto, além das salas possuírem acessibilidade para os alunos PNE.
A escola conta com 20 alunos na pré escola, 100 alunos no ensino fundamental, 20 alunos no ensino médio e 30 alunos na educação de jovens e adultos, o EJA.
Devido a pandemia do COVID-19, os planos de aula foram formatados para o ensino virtual de crianças do segundo ano da educação infantil, com idade até 6 anos e segundo ano do ensino fundamental, com idade até 8 anos tendo como meta o ensino da matemática, priorizando a contagem nas séries iniciais e adição e subtração na educação infantil .
2.2 CRONOGRAMA
	ETAPA
	AÇÃO A SER REALIZADA
	DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial)
	Etapa 1
	Escrita do Projeto de Estágio.
Postar/Entregar o Projeto de Estágio.
	Entrega da Etapa 01- 07/10
	Etapa 2
	Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação
	Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da Etapa 2.
	Etapa 3
	Escrita do Paper de Estágio e elaboração do projeto de extensão de acordo com o Programa de Extensão escolhido.
Postagem do produto virtual.
	04/11/2021
	Etapa 4
	Realização da Socialização de Estágio.
	02/12/2021
REFERÊNCIAS
BASE Nacional Comum Curricular (BNCC)- BNCC em PDF
< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 20 de set.de 2021.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática – da teoria a prática. 2. ed., Campinas-SP: Papirus, 1997.
PLANOS de Aula -2º Ano do Ensino Fundamental- Ensino à distância
< https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/2ano> Acesso em: 20 de set.de 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, Maceió,ago. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 20 set. 2021.
ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino – aprendizagem: algumas tendências na educação matemática. Revista de ciências humanas, Frederico Westphalen, v.8, n.10, p. 77 – 93, jun. 2007.
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano Pré- Escolar
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática-(EF01MA02)
	
	Tema
	Alimentando a contagem 2.0 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Contagem dos números de 01 a 10
-Promover o aprendizado da contagem seqüencial
-Estimular a escrita numérica
	
	Recursos/Materiais
	Cupcake de EVA com numerais no topo, boneco feito com materiais recicláveis com uma boca bem grande
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
I-O professor inicialmente falará sobre o dia iniciará a revisão dos numerais pertencente a primeira dezena;
II- Após a revisão o professor apresentará o boneco e convocará os alunos a escolher um nome para ele;
III Com o nome escolhido o professor apresentará os cupcakes mostrará aos alunos, um de cada vez e fará o boneco “engolir” cada bolinho,
IV- Após o boneco “faminto” se alimentar o professor pedirá a cada aluno informe um número do “bolinho” engolido pelo boneco, de forma a aplicar a seqüência de 1 a 10.
V- O professor fará as devidas correções e pedirá aos alunos que mostrem a cópia da sequência
	Avaliação
	
- Exercícios de fixação
	Referências
	
	
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano do Pré-Escolar
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática-(EF01MA02)
	
	Tema
	Alimentando a Contagem 3.0 
	
	Objetivos/Habilidades
	Contagem dos números de 10 a 20
-Promover o aprendizado da contagem seqüencial
-Estimular a escrita numérica
	
	Recursos/Materiais
	Cupcake de EVA com numerais no topo, boneca feito com materiais recicláveis com uma boca bem grande
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	I-O professor inicialmente fará a revisão da aula anterior, perguntar como foi o dia dos alunos
II- Após a revisão o professor apresentará a boneca e convocará os alunos a escolher um nome para ele;
III Com o nome escolhido o professor apresentará os cupcakes mostrará aos alunos, um de cada vez e fará a boneca “engolir” cada bolinho,
IV- Após o boneco “faminto” se alimentar o professor pedirá a cada aluno informe um número do “bolinho” engolido pelo boneco, de forma a aplicar a seqüência de 10 a 20.
V- Professor solicitará aos alunos que repitam a sequência dos numerais com a participação de todos, efetuando as devidas correções, após o exercício os alunos apresentarão as cópias
	Avaliação
	
- Exercícios de fixação
	Referências
	
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano Pré-Escolar
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática-(EF01MA02)
	
	Tema
	A colméia dos 21 e 30
	
	Objetivos/Habilidades
	- Contagem dos números de 21 a 30
-Promover o aprendizado da contagem seqüencial
-Estimular a escrita numérica
	
	Recursos/Materiais
	Uma colméia feita de borracha abelhinhas com números de 21 a 30 em suas asas
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
I-O professor inicialmente perguntará como os alunos estão;
II- Efetuará a revisão do conteúdo anterior com exercícios;
III- Iniciará a história das abelhinhas que moravam em um mesmo lugar, de dia eles saíam para trabalhar colher o pólen das flores e à tardinha elas se encontravam, cada abelhinha possuía um nome diferente, apresentar cada abelhinha com seu “nome/número” e convocar os alunos a desvendá-los.
IV- Por fim trabalhar os números seqüenciais em grupos, cada grupo de aluno com uma parte para por fim unir todas as abelhinhas na colméia
	Avaliação
	
- Exercícios de fixação
- Trabalho para “Casa”
	Referências
	
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática-(EF01MA02)
	
	Tema
	Revisão de 01 a 20 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Revisar as duas aulas iniciais
-Trabalhar o quantitativo
--Promover o aprendizado da contagem seqüencial
-Estimular a escrita numérica
-Promover o aprendizado da contagem seqüencial
-Estimular a escrita numérica
	
	Recursos/Materiais
	Boneco e a boca usado nas aulas anteriores e os cupcakes de 0 a 20, duas mesas.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
I-O professor inicialmente iniciará perguntando como estão todos os alunos
II- Fará a correção do exercício de CASA;
III- Mostrará os dois bonecosem uma mesa com alguns cupcakes (não todos) e perguntará qual a comida que os bonequinhos mais gostam;
IV Dividirá a turma em grupos virtuais e estimulará os alunos de cada grupo a dizer qual cupcake deverá em cada mesa de acordo completando os números “faltantes” da seqüência 
	Avaliação
	
- Pesquisa em caderno com colagem dos números revisados
	Referências
	
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano Pré-Escolar
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática (EF01MA02)
	
	Tema
	O jardim da revisão
	
	Objetivos/Habilidades
	- Contagem dos números de 21 a 30
-Promover o aprendizado da contagem seqüencial
-Estimular a escrita numérica
	
	Recursos/Materiais
	Flores de EVA em um painel de TNT, as abelhinhas com numerais de 21 a 30
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
I-O professor inicialmente fará a introdução revisando a aula anterior e perguntando como os alunos estão;
II- Pedirá aos alunos para mostrar a pesquisa
III Mostrará o “jardim” com algumas abelhas
IV estimulará aos alunos a completarem a sequência, afinal: Qual abelhinha esta fora do jardim?.
V- Efetuará as devidas correções
	Avaliação
	
- Pesquisa de Casa com recorte e colagem dos números revisados
	Referências
	
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática(EF01MA07)
	
	Tema
	A construção da adição
	
	Objetivos/Habilidades
	- Revisão de quantitativo
- Aprender a somar com um dígito
- Aprender a somar, completar e comparar o numerais
	
	Recursos/Materiais
	Mãos, canetinhas e tampinhas
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
I-O professor inicialmente efetuará a introdução repassando o objetivo da aula 
II- Iniciar um exercício informando um número com a mão direita, faça a contagem e depois acrescente mais um número na mão esquerda estimulando os alunos a ação sobre a contagem efetuando os cálculos. Essa atividade durará uns 3 minutos.
III- Troque as mãos por canetinhas e tampinhas
	Avaliação
	
- Exercícios de fixação
- Correção dos Exercícios
	Referências
	planosdeaula.novaescola.org.br
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática (EF01MA07)
	
	Tema
	Adição com 2 dígitos
	
	Objetivos/Habilidades
	- Revisar a adição com um dígito
- Introduzir a soma com dois dígitos
- Exercitar a habilidade da adição com numerais de 2 algarismos na primeira dezena (de 10 a 19)
	
	Recursos/Materiais
	 Breve vídeo mostrando a soma com dois algarismos, cartelas com problemas matemáticos em EVA Cartas de papel colorido com numerais de 2 algarismos, bolinhas de isopor com numerais de um e dois algarismos 
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
Inicialmente o professor fará a revisão da aula e a correção do exercício anterior;
Depois iniciará a explicação sobre a soma com 2 algarismos, repassando a aplicabilidade da função no dia a dia 
Depois, o professor apresentará o video, mostrará os problemas matemáticos e os resolverá com a participação dos alunos.
	Avaliação
	
Exercícios de fixação
Perguntas diretas aos alunos, fazendo com que todos participem
	Referências
	planosdeaula.novaescola.org.br
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática (EF01MA05)
	
	Tema
	Sorteio da subtração
	
	Objetivos/Habilidades
	- Revisar a matéria anterior
- Introdução do conceito de subtração com um algarismo
- Exercitar o aprendizado da subtração com um dígito
	
	Recursos/Materiais
	Breve vídeo com uma introdução a matéria.Cartelas coloridas com números de 0 a 10 com uma fita adesiva no verso.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
Inicialmente o docente fará a revisão da matéria anterior
Posteriormente realizará a introdução da matéria contextualizando de forma breve divertida a aplicabilidade da subtração no dia a dia.
Mostrará um breve vídeo sobre a matéria
O professor efetuará o sorteio dos números, e os colocará no quadro, os alunos deverão identificar o maior número e subtrair o número menor repassando o cálculo e o resultado no caderno.
	Avaliação
	
Correção do exercício com a participação ativa de todos os alunos.
	Referências
	planosdeaula.novaescola.org.br
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática (EF01MA08)
	
	Tema
	Trabalhando a subtração com dois algarismos
	
	Objetivos/Habilidades
	- Revisar a subtração com um dígito
- Proporcionar o aprendizado da subtração com dois dígitos
- Exercitar a habilidade da subtração com numerais de 2 algarismos na primeira dezena (de 10 a 19)
	
	Recursos/Materiais
	6 Caixas de sapato com problemas matemáticos em EVA e cédulas fake impressas em papel A4.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Aula será ministrada através do Google Meet
Professor fará a revisão da matéria anterior, conversando com os alunos, perguntando o que eles fizeram após a aula.
Depois, fará exercícios de fixação no quadro com a participação de todos os alunos, introduzindo a subtração dos números com mais de uma dezena frente ao menor com uma unidade.
Efetuará a correção dos exercícios e apresentará os problemas matemáticos dando um prazo de 5 minutos para que os alunos entendam, copiem e resolvam a questão.
Posteriormente haverá a correção dos exercícios
	Avaliação
	
Exercícios de fixação
	Referências
	
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Colégio São Jorge
	Diretor(a)
	Edilza Lima
	Turma
	2º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática (EF01MA08)
	
	Tema
	Bingo da adição e a subtração
	
	Objetivos/Habilidades
	Revisar a adição e a subtração com uma e duas dezenas
	
	Recursos/Materiais
	Cartelas de bingo com quatro cálculos de adição e subtração uma para cada aluno, colados em uma parede ou quadro visível aos alunos
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Aula será ministrada através do Google Meet
O professor fará a revisão da aula anterior, questionando como os alunos estão e como foi o período após a aula.
Após isso fará uma nova revisão com relação ao conteúdo ministrado nas aulas anteriores e mostrará as cartelas com o exercício destinado a cada aluno, dando um prazo de 30minutos para a anotação, e 30 minutos para a execução. Após esse prazo perguntará a cada aluno o resultado e como ele fez a conta explicando, tirando dúvidas e informando o resultado correto.
	Avaliação
	
Exercícios de fixação
	Referências

Continue navegando