Buscar

A3 controle hig e san dos alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3 –
Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) são documentos que oferecem aos profissionais do estabelecimento em questão informações detalhadas e bem descritivas sobre a atividade a ser desenvolvida, de modo a alcançar a uniformidade e eficácia na execução de uma função específica dentro do estabelecimento.
Desta forma, o POP precisa ser escrito com todos os detalhes pertinentes à atividade. Para alcançar o nível de detalhamento exigido, alguns itens precisam ser contemplados, como, por exemplo:
· Cabeçalho (tipo do documento, título, código, logotipo da empresa ou instituição, área responsável, profissionais responsáveis, datas da elaboração).
· Aprovação e autorização do POP.
· Objetivos.
· Campo de aplicação, abrangência do POP.
· Responsabilidades.
· Abreviações utilizados no documento.
· Definições.
· Descrição de todos os procedimentos.
· Referências, anexos.
· Rodapé (paginação, versão e o número da última revisão).
 
Em relação ao acesso por parte dos funcionários do estabelecimento, os POPs podem ser em papel (meio físico) ou em formato eletrônico. Em caso de necessidade de revisão e atualização do documento, a inclusão ou retirada de informações precisa ser aprovada pelo responsável do estabelecimento antes da implementação e divulgação do documento para os demais funcionários.
Vamos imaginar a seguinte situação: para se manter competitiva no mercado consumidor, a indústria precisa se atualizar e cumprir uma série de exigências, como garantir a segurança e a qualidade do produto e da atividade, além de apresentar as condições sanitárias obrigatórias. Para que a tarefa seja efetivada de forma correta e adequada, é preciso executar um controle rígido da seleção de insumos para produção, captação e tratamento da água utilizada, dentre outros aspectos, até os relacionados à saúde e ao treinamento dos funcionários.
Desse modo, os POPs atuam na prevenção dos possíveis problemas, atrasos ou emergências, orientando os trabalhadores sobre as medidas necessárias em cada um desses cenários. Em geral, o processo de inspeção dos POPs é realizado pela Anvisa, sendo composto pelas seguintes etapas: comunicação da inspeção, reuniões, visita às instalações, análise documental, dentre outras.
 
BARBOSA, C. M. et al. A importância dos procedimentos operacionais padrão (POPs) para os centros de pesquisa clínica. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 57, p. 134-135, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ramb/v57n2/v57n2a07.pdf>. Acesso em: 30/01/2020.
 
Agora, com base no texto acima, nos estudos da unidade e no seu conhecimento sobre o assunto, disserte sobre a importância do POP e a sua aplicabilidade.
A legislação sanitária federal regulamenta medidas que devem ser adotadas por todo o tipo de indústria de alimentos e serviços de alimentação. Estas medidas têm como finalidade garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Elas são compostas por um controle contínuo de boas práticas e procedimentos operacionais padronizados, os POP’s como foi descrito no texto do enunciado. Foram impostas a partir da Resolução nº 275 de 2002 para complementar a portaria nº 326 de 1997 e atualizar a legislação geral. Estas medidas são essenciais tanto para os trabalhadores, como para os consumidores finais. Elas introduzem um controle contínuo das boas práticas promovendo a harmonização das ações de inspeção sanitária por meio de instrumentos genéricos de verificação. Ao aplicar o POP, um ponto importante na elaboração do mesmo, é o fluxograma, que é parte integral do próprio documento e, embora não exista um modelo formal, um formato de modelo deve ser estabelecido para aquele empreendimento. Ademais, ele deve ser descrito de forma clara e objetiva. Na aplicação do POP, você estará detalhando todas as operações necessárias para a realização daquela tarefa, o que, no fim das contas, facilita as atividades a serem realizadas e detalha os procedimentos e ações de inspeção sanitárias que são necessários para aquele empreendimento de forma totalmente organizada e eficaz, ou seja, nada passará despercebido pelo processo e haverá uma conciliação nas tarefas.

Continue navegando