Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Higiene e Vigilância Sanitária


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Higiene e Vigilância sanitária
Michele Janaine Pereira Prado
01415054
Nutrição
Higiene individual compõe um conjunto de hábitos de limpeza que viram normas de vida em caráter individual e particular. Como exemplo podemos destacar os seguintes hábitos: tomar banho diariamente, lavar o cabelo diariamente, evitar maquiagens, manter unhas cortadas, limpas e sem esmalte, fazer a barba diariamente e não usar brincos, anéis, pulseiras, relógios ou qualquer tipo de acessório, quando estiver em manipulação com alimentos, pois são fontes de contaminação.
Então, levando em consideração a manipulação de alimentos e os riscos envolvidos pela falta de higiene adequada, a proposta dessa atividade é que você produza um texto corrido de no mínimo 20 e no máximo 25 linhas elucidando os tipos de contaminações que podem ocorrer e de que forma podem ser evitadas pelo manipulador de alimentos.
No presente texto, você deverá usar argumentos e exemplos fundamentados em uma literatura adequada ao tema.
Resposta:
Sabemos que muitas doenças podem ser evitadas tendo uma boa higiene na hora de manipular os alimentos, é considerado manipulador de alimentos qualquer pessoa do serviço de alimentação que entra em contato direto ou indireto com o alimento. 
Segundo a ANVISA, as Boas Práticas de Fabricação são procedimentos que devem ser adotados pelos serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária e a conformidade dos alimentos em função da legislação vigente. As suas aplicações têm a finalidade de prevenir, eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis as contaminações físicas, químicas ou biológicas, desde as matérias-primas até o produto final, garantindo a oferta de alimentos adequados a saúde do consumidor (BRASIL, 2004; GERMANO; GERMANO, 2013).
Existe vários tipos de contaminação como por exemplo: Contaminação biológica, ocorre quando os alimentos são contaminados por organismos vivos ou pelas substancias que produzem.
Contaminação física: ocorre quando um objeto físico entra nos alimentos em algum estágio do processo de produção ou preparação.
Contaminação química: ocorre quando o alimento entra em contato ou produz produtos químicos tóxicos, o que pode levar a intoxicação alimentar.
Contaminação cruzada: é a transferência acidental de contaminantes de uma superfície ou substância para outra, geralmente como resultado de procedimentos inadequados de manuseio.
A instrução quanto aos hábitos dos manipuladores é de fundamental importância para o controle dos riscos de contaminação dos alimentos, e a consequente prevenção de doenças transmitidas por alimentos. As DTA constituem em um dos problemas de saúde pública mais frequentes do mundo atual. Seus responsáveis são agentes etiológicos, principalmente os microrganismos, cujo acesso ao organismo humano se dá através da ingestão de água e alimentos contaminados (AMSON et al., 2006; TONDO, BARTZ, 2012).
REFERÊNCIAS:
AMSON, G. V., HARACEMIV, S. M. C.; MASSON, M. L. Levantamento de dados epidemiológicos relativos a ocorrências/ surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) no Estado do Paraná - Brasil, no período de 1978 a 2000. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 30, n. 6, p. 1139-1145, nov./dez., 2006.
ANDREOTTI, A. et al. Importância do treinamento para manipuladores de alimentos em relação a higiene pessoal. Revista Cesumar, Maringá, v.5, n.1, p.29-33, jan./jun. 2003
GERMANO, P. M. L.; GERMANO, M. I. S. Sistema de Gestão: Qualidade e Segurança dos Alimentos. Barueri: Manole, 2013. 578 p.