Buscar

Tecnologia de Alimentos: Definição, Objetivos e Aplicações

Prévia do material em texto

Exercícios
Alice Eugenio
1) Defina Tecnologia de alimentos segundo a SBCT. E qual objetivo da tecnologia de alimentos?
É a ciência que trata do estudo, aperfeiçoamento e aplicação experimental de processos, visando aplicar os conceitos na obtenção, processamento, conservação, preservação, transporte e comercialização de alimentos. É a aplicação de técnicas e métodos, para a elaboração, armazenagem, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos.
Tem o objetivo de garantir o abastecimento de alimentos nutritivos e saudáveis para o homem, que necessita suprir suas necessidades energéticas mediante o consumo de diversos produtos procedentes dos reinos animal, vegetal e mineral.
2) Como a tecnologia pode agregar valor a um alimento?
Pode aumentar o valor nutritivo dos alimentos pela inclusão de nutrientes (proteínas, vitaminas, minerais e etc). Pode preparar produtos para indivíduos com necessidades especiais, como crianças, idosos, diabéticos, celíacos e etc. Pode obter o máximo de aproveitamento dos recursos nutritivos existentes atualmente na terra e buscar outros a partir de fontes que ainda não foram explorados. Pode desenvolver produtos prontos e semi-prontos. Distribuir de forma uniforme os alimentos durante todas as estações do ano. Pode aumentar o tempo de vida útil dos produtos, facilitando o armazenamento. Pode melhorar a qualidade sensorial através do uso de aditivos. Pode desenvolver embalagens mais resistentes e apropriadas. Pode garantir segurança higiênico-sanitárias diminuindo os riscos de doenças de origem alimentar. Pode oferecer queda de preço devido á grande oferta e facilidade de acondicionamento. 
3) Quais são as operações básicas da tecnologia de alimentos definidas como física, química e biológica?
Conhecer as transformações que ocorrem durante a colheita e armazenagem da matéria-prima, nas fases de industrialização e nos produtos acabados (embalados), e procurar controlá-las para manter a qualidade dos produtos. A química também é utilizada para mensurar os constituintes dos alimentos e suas reações, fazendo assim parte do controle de qualidade.
Biologica: proporcionar maneiras de controlar os microorganismos indesejáveis e eliminar os que produzem a deterioração dos alimentos. Fornece os subsídios para o conhecimento dos processos de alterações microbiológicas e para a preservação e conservação dos alimentos. Produção de alimentos fermentados, melhorando as características e a vida de prateleira. A criação de animais, com características comerciais mais vantajosas, a obtenção de vegetais e frutas, com melhores qualidades organolépticas, a seleção de sementes, a adaptação de plantas, a hibridização, os métodos especiais de cultura, os cruzamentos, etc.
Física: Estuda as fases do processamento da matéria-prima, através dos conceitos das operações unitárias (filtração, refrigeração, desidratação, destilação, etc) e princípios da engenharia. 
Fornece as bases para a elaboração de produtos através dos projetos estruturais, de equipamentos e desenvolvimento de embalagens.
4) Comente sobre as aplicações da tecnologia de alimentos.
 
A tecnologia de alimentos oferece para a população variedades de produtos e de valores, fazendo com que fique mais acessível e de fácil acesso obter produtos de boa qualidade nutricional. Minimiza as perdas de alimentos.
5) Quais são as características das embalagens de vidro?
São impermeáveis á umidade, gases, odores e microrganismos. 
São inertes, não reagem com o alimento. 
São apropriados ao processamento pelo calor quando hermeticamente fechados. São reutilizáveis e recicláveis. 
Mostram seu conteúdo pela transparência. 
São rígidos, possuem boa força vertical, permitindo o empilhamento sem danos ao recipiente.

Continue navegando