Buscar

trabalho bromatologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNINASSAU
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA
RELATÓRIO SOBRE A ÁGUA NOS ALIMENTOS E ANÁLISE DE UMIDADE E CINZAS NOS ALIMENTOS
PROFESSOR: HUGO RANGEL
JACQUELINE MACHADO ANDRADE
BELÉM DO PARÁ
2022
 A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NOS ALIMENTOS
A água é, por norma, o principal constituinte dos alimentos e simultaneamente o solvente mais importante, permitindo que os restantes constituintes se tornem solúveis de modo a poderem ser transportados, absorvidos ou expelidos do interior das células. Este facto permite que ocorram nos alimentos, reações químicas, alterações enzimáticas e crescimento microbiano, mesmo em certos casos onde o pH e a temperatura sejam fatores limitantes. Esta influência da água na degradação dos alimentos é conhecida desde a antiguidade onde técnicas como a secagem ao sol ou ao vento eram utilizadas de modo a preservar os alimentos durante o maior tempo possível. Por volta de 8.000 a.C. começou-se a desenvolver técnicas como a fumagem ou salga de forma a diminuir a ação da água. Estas técnicas de conservação desenvolvidas ao longo de milhares de anos fundamentavam-se na experiência, sendo mais uma forma de arte do que uma atividade baseada na ciência. Só na década de 1950 é que se começou a estudar verdadeiramente a influência da água nos alimentos, descrita como a Actividade da Água.
A actividade da água num alimento não significa o mesmo que o seu conteúdo em água, isto porque, dentro dos alimentos a água encontra-se presente de duas maneiras diferentes, quimicamente ligada a outras moléculas, e, portanto, imobilizada, ou na sua forma livre, desligada de outras moléculas e como tal disponível. É esta água disponível, que atua como solvente, permite reações químicas e o crescimento microbiano que determina o valor de Aw, podendo variar entre um máximo de 1,0, onde a água se encontra totalmente disponível (equivalente a água pura), e 0,0, onde a água livre é inexistente (equivalente a um osso seco). Isto significa, que dois alimentos poderão ser formados pela mesma quantidade de água, mas ter um Aw diferente, bastando para isso, que um dos alimentos tenho uma quantidade superior de água imobilizada quimicamente em relação ao outro para que o valor seja inferior. Assim, até para facilidade na formulação de alimentos compostos, existe a classificação em relação à sua disponibilidade de água, fazendo parte dos alimentos com um elevado (entre 0,99 e 0,90) a maioria dos frescos, normalmente compostos por mais de 50% de água em relação ao seu peso (carne, pescado, produtos lácteos), e alimentos com pequeno (abaixo dos 0,90) os secos ou alimentos que sofram tratamentos para reduzir a água disponível.
Todos os microrganismos têm um valor limite de abaixo do qual cessam a sua actividade. Na generalidade das bactérias isso acontece para valores de inferiores a 0,97, havendo excepções como é o caso S. aureus (a bactéria mais tolerante ao, cujo crescimento se verifica para valores até 0,86. Já os fungos são bem mais tolerantes à ausência de água disponível, podendo nalguns casos crescerem em alimentos com igual 0,62, razão pela qual se verifica o seu aparecimento em determinados alimentos como o pão ou frutos secos, como os amendoins. Esta inibição dos microrganismos crescerem reduzidos deve-se ao facto deles transferirem nutrientes e compostos tóxicos através da sua membrana celular, dissolvidos na água. Se isso não acontecer o microrganismo fica impedido de se desenvolver e multiplicar acabando por morrer. Uma vez que o crescimento microbiano é o fator mais importante na preservação dos alimentos, o Aw é uma das melhores maneiras de prever e controlar a deterioração dos alimentos e determinar a sua vida de prateleira, de tal forma, que a esterilidade pode ser alcançada com o controlo da actividade da água e aplicação de calor, normalmente necessário para alimentos com um Aw acima dos 0,85. A própria legislação europeia já exige, para determinados alimentos, limites superiores de como forma de garantir a segurança alimentar.
A remoção de água livre do interior dos alimentos e consequente diminuição do Aw é alcançada de três formas: – Remoção da água livre através de técnicas de secagem como a fumagem, aplicação de calor, exposição ao sol, etc.;
 Imobilização da água no alimento através da congelação passando esta do estado líquido para o estado sólido. Para alimentos como as manteigas e margarinas essa imobilização deve-se ao facto de as gorduras serem formadas por uma parte hidrofóbica que repele a água e outra hidrófila que a atrai, acabando por se disporem na forma de uma esfera com a parte hidrófila virada para interior onde prendem as gotículas de água;
 Adição de solutos como sal ou açúcar que, devido à sua afinidade com a água, se vão ligar quimicamente com água livre disponível acabando por ficar presa o que resulta na redução da sua actividade. É o que acontece com as carnes curadas ou com as marmeladas, alimentos ricos em água, mas com um Aw pequeno.
Análise de umidade e cinzas nos alimentos
A determinação da composição dos alimentos tem com intuito determinar principalmente os teores de umidade, cinzas, proteínas, carboidratos e lipídios; através da análise de algumas características físicas especificas para um determinado tipo de alimento.
A determinação de umidade é uma das medidas mais importante e utilizada na analise de alimentos, ela esta relacionada com a estabilidade, qualidade e composição.
Geralmente a umidade representa a água contida no alimento, que pode ser classificada em: umidade de superfície, que se refere à água livre ou presente na superfície externa do alimento, facilmente evaporada e umidade adsorvida, referente a água ligada, encontrada no interior do alimento, sem combinar-se quimicamente com o mesmo. A umidade corresponde à perda em peso sofrida pelo produto quando aquecido, geralmente a 105C, em condições nas quais a água e removida.
Resíduo por incineração ou cinzas é o nome dado ao resíduo obtido por aquecimento de um produto em temperatura próxima a (550-570) c. geralmente as cinzas são obtidas por ignição de qualidade conhecida da amostra. Muitas vezes, é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas, incinerando o resíduo obtido na determinação de umidade (IAL),2008). A cinza é constituída principalmente de grandes de K, Na, Ca e Mg; pequenas quantidades de Al, Fe, Cu, Mn e Zn; e traços de Ar, I, F e outros elementos.
A cinza obtida nem sempre representa toda a substancia inorgânica presente na amostra, pois alguns sais podem sofrer redução ou volatilização nesse aquecimento, dependendo das condições de incineração e da composição do alimento, os elementos minerais se apresentam na cinza sob a forma de óxidos, sulfatos, fosfatos, silicatos e cloretos.

Continue navegando