Buscar

N1 liderança e motivação de equipes

Prévia do material em texto

N1. LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES
ANDREA MONTORO CUBA
RA 2021112516
Carlos, empregado da XPTO empresa de cosméticos, foi promovido da área técnica de vigilância sanitária, para gerente da área de vendas, ou seja, ele passa a exercer papel de destaque na empresa, porém em área diversa da que exercia anteriormente e por essa razão passa a ter diversas dificuldades, especificamente no que diz respeito a sua liderança.
Carlos está longe do papel do líder, ele enquadra-se no papel do chefe, e como tal não consegue delegar as funções e dividir as tarefas, ficando sobrecarregado e longe do desempenho aguardado.
Pois bem, necessário analisarmos que falta à Carlos a liderança esperada para a função, enquanto líder é preciso motivar a equipar, porém para isso é necessário sentir-se motivado.
Nesse contexto, é imprescindível que a XPTO desenvolva o programa de mentoria para Carlos, considerando que o mesmo tem amizade e apreço por João, funcionário experiente da empresa, que já ocupou o cargo de gerente de vendas e atualmente faz parte do alto escalão do grupo.
Faz-se necessário esclarecer, que o mentor atua como um professor, não apenas para ensinar habilidades técnicas, mas também para ensinar habilidades comportamentais e ajudar no desenvolvimento da carreira do profissional.
Ele acompanha o mentorado ao longo do seu desenvolvimento; ensinando, apoiando, tirando dúvidas e garantindo a evolução do profissional.
Um programa de mentoria é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento profissional. Afinal, ela permite que os iniciantes como Carlos na função, aprendam com pessoas que já passaram pelas mesmas situações no trabalho e que, hoje, são muito mais sábios e capazes de ajudar quem está começando.
A mentoria, é oferecida por um profissional com conhecimento específico que busca desenvolver uma única pessoa ou um grupo pessoas. O mentor compartilha experiências e instrui um profissional com base nas próprias vivências.
A mentoria é uma excelente forma de fazer o onboarding de novos colaboradores. Um profissional mais experiente do time – que pode ou não ser o líder – pode ajudar o novo colaborador a se desenvolver na função e a moldar o líder que pretende ser.
Importante deixar claro, para os gestores da XPTO, que a mentoria é benéfica para a empresa, pois ela pode ajudar em processos de promoção e mudanças de cargo em geral, como é ocaso de Carlos, ou ainda, em processos de resolução de problemas específicos. A mentoria pode ser feita sempre que um colaborador assumir um novo desafio.
Não há dúvidas que a mentoria é um fator determinante para que o recém promovido obtenha sucesso na função.
Um dos principais benefícios da mentoria é que ela ajuda a encurtar a curva de aprendizagem.
Quando um profissional é exposto a uma nova função sem nenhum tipo de orientação, é muito mais provável que ele cometa erros, demore até aprender a fazer certas atividades, e tenha dificuldade de encontrar atalhos e segredos da profissão.
Um mentor, com toda a experiência adquirida ao longo dos anos, pode repassar esse conhecimento para o iniciante, tornando a aprendizagem mais rápida e o processo mais simples.
Permite aprender com os erros dos mais experientes
Esse é um dos benefícios da mentoria: um mentor pode ensinar ao aprendiz sobre os erros que já cometeu ao longo da carreira, para que o novo profissional não os cometa também.
1. Ajuda no desenvolvimento pessoal
Diferentemente de um simples treinamento ou curso isolado, a mentoria ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional como um todo. Ou seja, o mentor não vai apenas treinar uma habilidade ou outra e depois deixar o aprendiz à própria sorte.
2. Agrega conhecimento de quem realmente sabe
Um programa de mentoria permite que o novo profissional aprenda com quem realmente sabe: quem possui ampla experiência, conhece técnicas e ferramentas e já esteve na mesma posição que o aprendiz está hoje.
3. Ajuda na capacitação a longo prazo
Algumas tarefas não podem ser realizadas a partir de um simples treinamento ou curso pontual. Às vezes, é necessário desenvolver um profissional a longo prazo até que ele consiga se tornar excelente nas funções que ocupa.
Nesses casos, uma mentoria é ideal, já que o mentor acompanha o aprendiz a longo prazo, durante todo o processo de aprendizagem.
Nesse sentido, a XPTO só tem a ganhar com o programa de mentoria à Carlos, ademais, Carlos poderá evoluir como gerente a ponto de se tornar um verdadeiro líder, motivando toda a equipe e consequentemente aumentando os lucros e favorecendo as transformações da empresa, naquilo que os gestores almeijam.

Continue navegando

Outros materiais