Buscar

RECEITA DE ALIMENTO SECO PESAGEM...

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNIFACIMED
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA:
 Técnica Dietética Básica
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: Naíra Paes de Moura
NOME DO TUTOR: Naíra Paes de MOURA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA:
A medição dos ingredientes é uma das etapas mais importantes na correta execução das preparações, pois ajuda a manter as proporções dos alimentos para obter o produto final desejado, permite a replicação de receitas, garante o cálculo do valor nutricional, além de evitar desperdício de ingredientes, impulsionando a economia. Aqui estão os diferentes tipos de medição para diferentes ingredientes: Medições precisas: São altamente precisas e reprodutíveis, mas com alto custo. Por exemplo: balanças e tubos de ensaio. Medidas caseiras: Os instrumentos estão sempre presentes na cozinha e são de fácil operação, mas não há padronização entre as marcas disponíveis no mercado. Por exemplo: uma colher, uma xícara de chá, uma xícara de requeijão.
Para pesar e medir ingredientes secos, homogeneizar os ingredientes, quebrar os pedaços, colocá-los no arroz sem comprimi-los, nivelar com uma espátula ou lâmina lisa com o auxílio de uma colher e, por fim, em uma balança calibrada Pesar. Para ingredientes como farinha, o ideal é peneirar primeiro. Para líquidos, coloque o medidor em uma superfície ao nível dos olhos e encha-o com líquido, depois pese o medidor cheio e subtraia o peso do aparelho para obter o peso do líquido. Pasta ou ingredientes gordurosos devem ser usados à temperatura ambiente, coloque-os dentro de um metro e esprema para remover o ar. Após o nivelamento, pese em balança calibrada. Para óleos, siga o mesmo procedimento para ingredientes líquidos. Usando essas regras, sempre é possível realizar pesagens e medições muito cuidadosas e precisas.
Tecnologia de pesagem
Ingredientes secos: Ingredientes homogêneos - a presença de caroço, deve usar aparelhos adequados; preencha as medições com uma ajuda colher; não agite nem aperte; alise com espátula ou borda reta uma faca; Pesagem
Ingredientes líquidos: ingredientes homogeneizados; use um medidor de vidro graduado (ou transparente); medir volume (com ou sem ajuda); use um funil ao trabalhar com tubos de ensaio; leia ao nível dos olhos; não segure o recipiente de medição - mantenha superfície completa; faça leituras na parte inferior do menisco.
Ingredientes pastoso: Temperatura do quarto; retire da geladeira com antecedência; Gordura comprimida para medição: comprima e remova as bolhas de ar. Nivelamento: Remova o excesso com espátula ou faca; Pesagem: Folha de alumínio pode ser usada
Ingrediente Seco: Trigo
Medição precisa: 121,56g
A balança utilizada para pesagem é semi-analítica, série Shimadzu BL 3200H, precisão 0,01g, capacidade máxima 3200g, display analógico, alta sensibilidade, mesmo com leituras estáveis em condições adversas.
Medição Caseira: xicara de chá 180ml
Acredito que essa diferença no peso para com o ml não vai afetar no cozimento do alimento. Porém se for para a ingestão de algo como suplementos, remédios ou qualquer outro tipo que precise de uma medida exata, deve ser seguida à risca a pesagem correta, então a melhor maneira de pesar um alimento deve ser sempre na medição precisa, para que assim a pesagem seja sempre a mesma para que a proporção tenha a pesagem exata.
Ingredientes secos como farinha, pó, açúcar devem ser peneirados para evitar a aglomeração que afeta o peso final do alimento, é necessário separá-los com uma colher fora do recipiente para medir. Os alimentos não podem ser retirados de potes ou potes com utensílios, não podem ser apertados, pois os alimentos podem compactar no utensílio, causando erros (Huang Zongze, Contando 2013).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ABREU, E. S. de; SPINELLI, M. G. N. Seleção e preparo de alimentos: gastronomia e nutrição. São Paulo: Editora Metha, p. 411, 2014.
VASCONCELLOS, F.; CAVALCANTI, E. BARBOSA, L. Menu: como montar um cardápio eficiente. São Paulo: Editora Roca, 2002.
REGGIOLLI, M. R.; GONÇALVES, M. I. E. Planejamento de cardápios e receitas para unidades de alimentação e nutrição. Ed. Atheneu, 2000.
ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Gestão de unidade de alimentação e nutrição: um modo de fazer. São Paulo: Editora Metha, 2003.
DOMENE, S. M. A. Técnica dietética: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2011. 350 p.
PORTARIA INTERMINISTERIAL nº. 66, de 25 de agosto de 2006. Altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT. Disponível on-line em: < http://crn3.org.br/legislacao/doc/portaria66_25_08_06.pdf >. Acesso em: 29-04-2022.

Outros materiais