Buscar

N2 - Trabalho e subjetividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando uma organização decide formar uma equipe de trabalho, após a estruturação inicial, o grupo passa por diferentes fases ou estágios de desenvolvimento. Um dos modelos mais descritos e estudados é o chamado Modelo dos Cinco Estágios. É importante identificar essas etapas porque, ao reconhecer comportamentos, é possível buscar a melhoria contínua do desempenho organizacional e beneficiar os indivíduos em suas atividades laborais. A respeito dos estágios de desenvolvimento de grupos, podemos dizer que: 
I - são fases de desenvolvimento de grupos que podem ser aplicadas às equipes de trabalho;
II - obedecem a uma lógica sequencial;
III - nem todas as equipes passam pela fase de desintegração;
IV - interferências diversas podem fazer uma equipe regredir de estágio.
Estão corretas as alternativas:
I, III, IV
Atualmente, falar em trabalho pode ser algo cotidiano em nossas vidas, mesmo na falta dele em função de contingências econômicas ou sociais. Entretanto, o trabalho já teve diferentes entendimentos para a sociedade e no dia a dia das pessoas: é possível identificar, pelo menos, três tradições que influenciam o que hoje entendemos a respeito de trabalho.
Relacione as tradições, elencadas em A, B e C, com a principal herança de cada uma sobre o significado do trabalho, descritas nos itens I, II, III e IV.
A - Greco-romana
B - Judaico-cristã
C - Renascentista
 
I - O trabalho tem valor em si mesmo.
II - O trabalho é visto como castigo e salvação.
III - O trabalho é degradante em qualquer forma.
IV - O trabalho tem valor quando é autossuficiente e livre.
A IV; B II; C I
Janete havia ingressado na empresa há poucas semanas. Ao atender a um cliente que reclamava quanto à demora na entrega de sua compra, ela ligou para o setor de expedição e identificou que o pedido estava parado, pois precisava de uma autorização especial do gerente da área. Então, enviou um e-mail ao gerente da área explicando a situação e pedindo ajuda para solucionar o problema. Os colegas alertaram que aquela não era a atitude correta. Em torno de 10 minutos depois, ela recebeu uma ligação do seu próprio chefe dizendo que todas as solicitações devem passar por ele, que, enquanto gerente, encaminha o problema ao gerente responsável. “A hierarquia deve ser respeitada”, advertiu o chefe à Janete.Podemos interpretar o caso relatado como sendo um desajuste da nova colaboradora à cultura organizacional, em especial no que se refere a um dos elementos dessa cultura. Janete não está familiarizada com os(as): 
 Valores, que determinam ações e muitas vezes não são questionados
O supervisor do setor de logística recebeu um e-mail de seu novo gerente, recém-transferido de outra filial do país, com a seguinte mensagem: “Olá! Acho que o pessoal aí do seu setor anda meio aluado. Sugiro que você dê uma conferida nos pedidos. Estou na bruxa com o que aconteceu com o último pedido entregue. Abraço.” O profissional precisou rastrear o último pedido entregue e verificar a solicitação para, só então, entender que houve um erro no despacho. Isso levou um tempo além do previsto para dar uma resposta ao cliente. A situação poderia ter sido resolvida com um telefonema do gerente e com a informação do número do pedido.  O relato evidencia problemas de comunicação relacionados a quais elementos do processo de comunicação?  
Codificação e meio
Em meio a uma reunião de trabalho, um colega fica com a face avermelhada, movimenta-se sem parar na cadeira e faz expressões de espanto ao ouvir o comunicado do supervisor. Outro colaborador percebe a situação e decide interromper o palestrante pedindo mais explicações. Foi nesse momento que o indivíduo agitado elevou a voz, para a surpresa de todos. O colega que havia percebido a situação decide intervir: pede que todos fiquem calmos, que haja respeito e que o diálogo seja preservado. A atitude foi tomada prevendo um possível comportamento mais agressivo em seguida.O trecho demonstra que a expressão das emoções pode ser considerada:
Sistema de comunicação
A Teoria da Identidade Social foi desenvolvida com o objetivo de explicar o motivo pelo qual os indivíduos formam grupos e por que participamos de um determinado agrupamento, e não de outro. As identidades sociais nos ajudam a compreender quem somos na sociedade e como ocorrem nossas relações sociais. As quatro características básicas que formam essa teoria e explicam a formação de grupos são:
Similariedade, distinção, status e redução da incerteza
Há cerca de um mês, a gerente da área de atendimento ao consumidor decidiu promover um job rotation (rotação temporária nos postos de trabalho) formando, assim, novos grupos de trabalho no setor. Observando o comportamento de seus subordinados, ela identificou que havia ainda muita discordância com relação aos processos de trabalho, com discussões que acabavam por reduzir o desempenho do grupo. Assim, ela decidiu intervir a fim de estabelecer acordos comuns. O trecho evidencia que o grupo está no estágio de desenvolvimento de: 
Conflito

Continue navegando