Buscar

AV1- CONTEXTUALIZADA BROMATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada
Bromatologia 
Franceilma de Fátima Araújo
01461869
Farmácia
 RN- UNINASSAU (Natal/Capim Macio)
 
Leia o caso a seguir:
Maria, dona de supermercado contratou recentemente dona Joana A. S. (50 anos) como nova confeiteira, para atuar no setor de panificação da empresa. Entre as especialidades do supermercado, vende-se um bolo de coco, chamado de “Bolo toalha felpuda”. Dona Joana, confeiteira desde os 20 anos de idade, resolve incrementar o doce fazendo a substituição do coco ralado comercial pela versão in natura. Porém, como o bolo não tem muita saída, o coco fica guardado no armário da confeitaria por alguns dias antes de ser utilizado. No dia da fabricação do bolo, dona Joana utiliza o coco guardado e o produto é vendido na padaria. Cerca de 2 horas depois, o cliente retorna dizendo que o bolo está com gosto desagradável (“sabor velho”).
Considerando o caso, responda:
· O que pode ter acontecido com o alimento? Se fosse utilizado o coco comercializado teria ocorrido o mesmo problema?
Não, perante o exposto seja qual for o produto, certamente substituir alimentos não apropriados fez de fato estrago. Devemos sempre analisar precisão aos alimentos comercializados, pelo qual o processamento e armazenamento são bastante importantes, diante do processo que se certifica todo alimento, ou seja, prazo de validade, sua composição e de modo relativo para o devido consumo. Por consequência, indevida matéria prima ruim prejudica a saúde do ser humano e seus consumidores. 
· Você como analista bromatológico pode analisar a amostra e detectar o que houve, qual o teste necessário? Discorra sobre as vidrarias, materiais e equipamentos necessários para realização do teste.
Por consequência, o alimento a ser comercializado e a indevida matéria prima ruim prejudica a saúde do ser humano e seus consumidores, sendo assim, a possibilidade de analisar e observar todo procedimento adequado que possa obedecer às medidas corretas do estabelecimento e suas condições higiênicas de acordo com a legislação sanitária. A importância da qualidade do produto comercializado é de suma responsabilidade e prestativa eficaz, seja para venda e para seu consumo. 
Neste caso, circunstanciais de fato principal executar o controle de qualidade, checar a matéria prima que chega na indústria, pelo qual seja mercadoria estragada ou vencida que sai da indústria, é preciso controlar o produto em diversos processamentos adequados. Consequentemente, os casos analíticos de análise de rotina, seguramente possível utilizar os métodos instrumentais que são bem mais ágeis do que os métodos convencionais. 
É obtido então referida provas, de modo que correspondem dois tipos básicos de métodos em análise de alimentos são: os métodos convencionais e os métodos instrumentais. Dessa maneira, os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, que dizer, utilizam apenas a vidraria e reagentes. Normalmente são utilizados em gravimetria e volumetria os métodos instrumentais consistem na medida das propriedades físicas, ou seja, são utilizados em equipamentos eletrônicos bem sofisticados, porém constantemente possível os métodos instrumentais no lugar dos métodos convencionais. 
A bromatologia de fato tem como função principal de estudar os alimentos de forma detalhada, pois analisa composição química, seus valores nutricionais e energéticos, como também suas propriedades físicas, os efeitos dos alimentos no organismo, tipos de contaminação, presença ou ausência e além disso demais substâncias que possam alterar estas propriedades originais dos alimentos. Diante deste contexto de laboratório bromatológico utilizadas as principais vidrarias.
 Laboratório bromatológico as principais vidrarias:
· Balão volumétrico
· Bastão de vidro 
· Funil de separação
· Funil de buchner
· Funil de haste longa
· Becker ou béquer
· Bureta
· Proveta graduada
· Pipeta graduada
· Pisseta
· Kitassato
· Condensador
· Placa de petri
· Frasco de reagentes
· Vidro de relógio
· Anel para funil
· Garra metálica de condensador
· Tubo de ensaio
Dentre as suas respectivas análises bromatológicos, de forma correspondente a amostra em ambiente laboratorial, referente as condições de transportar e preservar o conteúdo apropriado. Apesar disso, lidar com a segurança destes alimentos é muito desafiador, pois consiste em uma área de profundo conhecimento. O método de análise é importante em vários aspectos em determinados casos, ou seja, casos de métodos apropriados consiste então em amostra com resultados excelente. Por consequente, analisar esta escolha do método sendo um passo importantíssimo, porém o alimento é normalmente uma amostra bastante complexa que dependera muito deste método, isto significa, determinado método pode ser apropriado referido tipo de alimento e não forneça bons resultados, entretanto qual seja escolha do método vai depender muito do produto a ser analisado. 
Ressalta-se que qualquer análise quantitativa depende da medida certa, em outras palavras, uma certa quantidade deve estar relacionada a massa correspondida presente de cada componente referente amostra. 
Desta forma, análise quantitativa de medida abrange várias etapas operacionais, sendo assim, idealizar referidas amostras frescas para assim ser analisadas o mais rápido possível e diante de tudo nem sempre isto é possível. 
Observa-se então o conhecimento sobre as características, a análise quantitativa presente componentes na amostra que compreende toda esta análise, ou seja, podem existir outras maneiras de preservá-las como: inativação enzimática, diminuição das mudanças lipídicas, controle de ataque oxidativo e controle de ataque microbiológico.
· Inativação Enzimática – serve para preservar o produto através do tratamento térmico.
· Diminuição das Mudanças Lipídicas – os métodos tradicionais de preparo de referidas amostras podem afetar assim a composição dos extratos lipídicas.
· Controle de Ataque Oxidativo – serve para reduzir as alterações oxidativas, pelo qual recomenda-se a preservação de baixa temperatura (N líquidos), para a maioria dos alimentos.
· Controle de Ataque Microbiológico – este serve para reduzir ou eliminar o ataque microbiano, contudo utilizando vários métodos como: o congelamento, a secagem, o uso de conservadores ou até a combinação de qualquer um deste três. Suponde a melhor escolha de preservação dependendo do tipo de contaminação, processamento do alimento, o período e condições de estocagem e seu tipo de análise. 
Visto a importância e a necessidade analisar os métodos referida amostra de alimentos respectivamente o preparo, contudo para qualquer análise que seja deve-se espalhar esta amostra sobre o papel de filtro grande, em seguida desenvolver e dividir em partes semelhantes. Diante, o processo compreende as principais etapas sendo a coleta da amostra bruta, a preparação da amostra no laboratório e a preparação da amostra para análise. 
Ao instituir o método de análise, temos o saco plástico ou frasco de vidro: é necessário utilizar saco plástico para referido congelamento desinfetado ou melhor esterilizado, que seja de tamanho mínimo de 1 litro. Aproveitar frasco de vidro de 200ml estilo pote com tampa de metal ou pote de tampa de plástico. Importante seja esterilizados em estufa (Pasteur) a 150ºc por 1hora, a 121ºc por 15 minutos em autoclave ou por fervura em imersão desinfetando durante 15 minutos, em outros casos não utilizar desinfetantes químico tipo Álcool, Cloro, iodo, etc.
Além disso, utensílios para coleta que serve para coletar os alimentos com os próprios utensílios, desta forma para cada tipo de alimento é necessário desinfetar com álcool e flambados ou fervidos, de tal maneira a quantidade amostra coletada no mínimo 100 gramas do material. Esse procedimento de armazenamento imediato fechar o frasco ou o saco plástico, logo armazenar em congelamento suponho a -10ºc ou menos, 72 horas no máximo ou refrigeração com temperatura não superior a 4ºc.
Em termos, métodos ideal deve possuir principais atributosessenciais conforme exatidão, precisão, sensibilidade e especificados, aliás ser prático, rápido e bem econômico. Contudo não é possível incrementar todas estas condições ao mesmo tempo e assim o analista precisa decidir em função objetiva da análise, e quais atributos dever ser priorizados. Desta forma, podemos escolher um método que engloba referida quantidade na amostra. Consequentemente, os métodos de análise podem ser classificados em vários tipos: os métodos oficiais, os métodos padrões ou de referência, os métodos rápidos, os métodos de rotina, os métodos automatizados e os métodos modificados. 
Assim, é relevante entender quais as técnicas de se obter amostra consistem na retirada quantidade de material, isto é, composição da amostra de tal forma representativa. As principais formas de técnicas de amostragem são: amostragem aleatória simples, amostragem sistemática, amostragem estratificada, amostragem por conglomerados, amostragem não probabilística e referências. 
Esse novo paradigma os métodos de amostragem mais utilizados pelas empresas de fato ao efetuar os testes, considerando assim o método de seleção de amostra mais beneficiado pelas empresas de auditoria independente é amostragem sistemática. 
Diante dos resultados obtidos no estudo, sugere-se método de análise bromatológico relacionados de estudos entre vários métodos, principalmente analisar o processamento de cada método, o controle de qualidade, os testes, entre outros processos.
Concluirmos que o contexto relata sobre estudo dos alimentos precisão exata do conhecimento sobre teste laboratorial assimilado. 
 
Referências Bibliográficas
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br
BARUFFALDI, R.; OLIVEIRA, M.N. Fundamentos de tecnologia de alimentos. Vol.3.São Paulo: Atheneu,1998.
CECCHI, H. M. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos. 2 ed. Campinas, Editora Unicamp, 2003.

Outros materiais