Buscar

LEGISLAÇÃO E PROCESSOS TRABALHISTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
O inciso VI do artigo 20 da Lei n. 8036/1990 prevê que poderá ser levantado o FGTS em caso de necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural. Em relação a isso, indique a alternativa correta.
a ) O Governo deve editar um decreto que autorize a liberação do FGTS para os moradores da região atingida, estabelecendo as áreas que permitirão essa movimentação, e qualquer pessoa que comprove sua dependência em relação ao trabalhador tem 90 dias após a publicação desse ato para solicitar a movimentação de sua conta.
b ) O trabalhador comparece à Caixa Econômica Federal, comprovando que reside em área em que ocorreu um desastre, e levanta o valor, até 90 dias após o desastre.
c ) O Governo deve editar um decreto que autorize a liberação do FGTS para os moradores da região atingida, estabelecendo as áreas que permitirão essa movimentação, e o trabalhador solicita a movimentação de sua conta, sem que haja prazo para isso.
d ) O trabalhador comparece à Caixa Econômica Federal, comprovando que reside em área em que ocorreu um desastre, e levanta o valor, sem prazo para o pedido.
 
e ) O Governo deve editar um decreto que autorize a liberação do FGTS para os moradores da região atingida, estabelecendo as áreas que permitirão essa movimentação, tendo o trabalhador 90 dias após a publicação desse ato para solicitar a movimentação de sua conta.
QUESTÃO 2
Em relação aos adicionais de insalubridade e periculosidade, marque a alternativa correta.
a ) O adicional de insalubridade é devido quando há exposição a risco de vida, enquanto o de periculosidade é gerado quando ocorre contato com agentes nocivos à saúde.
b ) A base de cálculo tanto do adicional de insalubridade como do adicional de periculosidade é o salário-mínimo. Além disso, os dois não podem ser cumulados.
c ) O salário do empregado é a base de cálculo para o adicional de insalubridade e também para o adicional de periculosidade. Os dois adicionais não podem ser cumulados.
d ) O adicional de insalubridade tem como base de cálculo o salário-mínimo e o de periculosidade tem como base de cálculo o salário do empregado. Tanto um como o outro podem ser cumulados.
e ) O adicional de insalubridade tem como base de cálculo o salário-mínimo. O de periculosidade se baseia no salário do empregado. Ambos não podem ser cumulados.
QUESTÃO 3
Se o empregador adotar medidas preventivas, poderá ter o valor da indenização diminuído? Assinale a alternativa que responde corretamente a essa questão.
a ) Não, pois a lei não autoriza que o juiz analise medidas preventivas para avaliar o pedido de dano moral.
b ) Sim, mas apenas se as medidas foram, efetivamente, eficazes. Se ficar provado que elas não surtiram efeito, pode afetar ainda mais a indenização.
c ) Não, pois havendo o dano, pouco importa se foram tomadas medidas para tentar evitá-lo ou mesmo atenuá-lo.
 
d ) Sim, pois o artigo 223-G da CLT estabelece que para fixação da indenização o juiz deve levar em conta o esforço efetivo para minimizar a ofensa.
e ) Não, pois se há culpa do empregador, a medida preventiva não foi suficiente e não altera o valor da indenização.
QUESTÃO 4
Para a existência de um contrato de trabalho, de acordo com o artigo 3º da CLT, é necessária a presença de quatro requisitos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente todos esses requisitos.
a ) Pessoalidade, subordinação, estabilidade e onerosidade.
b ) Habitualidade, pessoalidade, validade e onerosidade.
c ) Habitualidade, subordinação, onerosidade e exclusividade.
 
d ) Pessoalidade, habitualidade, subordinação e onerosidade.
e ) Pessoalidade, responsabilidade, habitualidade, subordinação.
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa que apresenta em qual hipótese não há necessidade de se realizar exame demissional no empregado.
a ) Apenas se o exame admissional, e não outros, ainda estiver no prazo de validade.
b ) Apenas se o exame de retorno ao trabalho anterior ainda estiver no prazo de validade.
c ) Em nenhuma hipótese, pois deve ser realizado sempre em até dez dias do término do contrato.
 
d ) Se o último exame realizado (admissional, periódico etc.) ainda estiver no prazo de validade.
e ) Apenas se o exame periódico anterior ainda estiver dentro do prazo de validade.
QUESTÃO 6
Em relação ao aviso-prévio, assinale a alternativa correta.
a ) Será de 30 dias corridos para trabalhadores que tenham até um ano de serviço. A cada ano subsequente, deverão ser acrescidos mais três dias, sem qualquer limitação do total de dias.
 
b ) Será de 30 dias corridos para trabalhadores com até um ano de serviço. A cada ano subsequente, haverá acréscimo de mais três dias, até o limite máximo de aviso-prévio total de 90 dias.
c ) Será de 30 dias úteis para trabalhadores com até um ano de serviço. A cada ano subsequente, haverá acréscimo de mais três dias, até o limite máximo de aviso-prévio total de 90 dias.
d ) Será de 45 dias corridos para trabalhadores com até um ano de serviço. A cada ano subsequente, haverá acréscimo de mais três dias, até o limite máximo de aviso-prévio total de 120 dias.
e ) Será de 30 dias corridos, independentemente do tempo de serviço do trabalhador. Com a reforma trabalhista, não são mais permitidos acréscimos de mais três dias para cada ano subsequente.
QUESTÃO 7
Marque a alternativa correta em relação à estabilidade dos membros da Cipa.
a ) Os membros eleitos para a CIPA têm estabilidade desde o registro da candidatura até dois anos após o término do mandato.
b ) Os membros eleitos para a Cipa têm estabilidade desde o registro da candidatura até o final do mandato.
c ) Os membros eleitos para a Cipa têm estabilidade desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
d ) Só os membros indicados pelo empregador têm estabilidade desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
e ) Todos os membros da Cipa têm estabilidade desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
QUESTÃO 8
Marque a alternativa correta, com relação à doença profissional.
a ) Após a cessação do pagamento do auxílio-doença, não há direito à estabilidade no emprego.
b ) O empregado fica afastado do trabalho, recebendo benefício previdenciário, mas o empregador não recolhe o FGTS do trabalhador.
c ) A responsabilidade é da empresa, assim, o INSS não paga benefício, e o empregado, mesmo afastado, recebe seu salário.
 
d ) O empregado fica afastado do trabalho, recebendo benefício previdenciário, mas o empregador continua a recolher o FGTS.
e ) O empregado não se afasta do trabalho, mas recebe uma complementação de pagamento por parte do INSS.

Continue navegando