Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL – Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:
	MATRÍCULA:
	CURSO:Nutrição
	POLO:Caruaru-PE
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):Agda Maryon
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
			TEMA DE AULA: NEONATOS E CRIANÇAS (0 a 9 anos 11 meses e 29 dias) 
	
RELATÓRIO:
	1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de neonatos e crianças.
No laboratório da universidade, a prática foi simulada com bonecos recém-nascidos. O professor apontou os instrumentos utilizados e falou sobre a importância de verificar constantemente a calibração. 
As medidas antropométricas mais utilizadas para essa faixa etária são peso, altura, circunferência da cintura e da cabeça. Crianças de 0 a 24 meses devem ser pesadas em balança pediátrica, mecânica ou eletrônica. Nas aulas, são usadas balanças eletrônicas. As crianças devem estar despidas. No caso de um recém-nascido, é necessário retirar a fralda, pois nesta fase de desenvolvimento alguns gramas fazem toda a diferença. Sempre registrar o valor no final de cada medição. Para a medição da estatura de 0 a 23 meses e 29 dias, verificar o comprimento, que é realizado a mesma deitada, utilizando a régua antropométrica da criança na maca é necessário que estejam descalças e com o crânio sem adornos.
O procedimento se faz preciso com a assistência da responsável para dar suporte e estabelecer o bebe de forma correta. A criança fica no centro do aparelho antropométrico com a cabeça firmemente apoiada no topo do aparelho, o pescoço alinhado, o queixo distante do peito, os ombros aproximados da maca e os braços esticados por toda a extensão o corpo. Os quadris e os calcanhares da mesma também necessitam encostar a maca. Abaixar os joelhos da criança na finalidade de que fique reto e junte os pés do mesmo.
 Colocar a parte móvel do aparelho na sola do pé, tomando cuidado para não movê-lo. Ler o comprimento e registre o valor resultante. 
A circunferência abdominal é utilizada para verificar a obesidade situada no local central e está associada a evolução de dislipidemia.
 É feito com fita antropométrica que é fixada entre as costelas e a crista ilíaca superior (os dois dedos acima do umbigo).
Para medir o peso das crianças acima de 24 meses:
Foi usado uma balança de plataforma, no nosso caso usamos uma balança eletrônica em nossa aula prática. As crianças devem estar descalças com as costas voltadas para a balança, vestindo poucas e leves roupas, no meio do aparelho e em pé, com os pés juntos e os braços esticados por toda a extensão do corpo. Se a criança não estiver parada, pese o adulto contendo a criança, segure a criança e subtraia a primeira medida da segunda medida. Os pesos são registrados nas folhas subsequentes. Para medir a altura de um bebê de 24 meses, mantenha-o na posição vertical, de preferência com um telêmetro de parede firme em uma parede sem desproporcionalidade ou barras de acabamento, o local deve garantir a medição correta.
 É necessário que a criança esteja sem calçados e colocada no centro do aparelho, cabeça sem apoio, ereta, braços estendidos por toda a extensão do corpo, cabeça levantada e olhos fixos. Os quadris, calcanhares e ombros devem estar sempre em contato com a antropometria. O calcanhar e a parte interna do joelho devem estar juntos. As medidas devem ser cuidadas. Assim como em neonatos e crianças menores de 24 meses, a circunferência da cintura em crianças acima dessa faixa etária é utilizada para verificar se há obesidade no meio e está associada ao desenvolvimento de dislipidemia.
Também é feito com fita antropométrica entre as costelas imobilizadas e a crista ilíaca superior.
Outra medida bastante utilizada nessa faixa etária é a circunferência da faixa etária, dados antropométricos (peso/idade e sexo). Os dados são cruzados em curvas de crescimento e classificados por percentis ou pontos de corte em unidades de medida z-score.
	
		TEMA DE AULA: GESTANTES 
RELATÓRIO:
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de gestantes. 
O estado nutricional das gestantes é avaliado pela idade gestacional, IMC (peso e altura) pela idade gestacional, e saber em que semana a gestante está no checklist. 
● Aferição de peso e altura na primeira consulta, pesando apenas na consulta seguinte 
● Se a gestante for adolescente, repetir cada consulta (peso e altura), e a cada três meses devido ao desenvolvimento e crescimento da puberdade. 
●Tabela de distribuição de ganho de peso em gestantes: 
			TEMA DE AULA: ADULTOS 
RELATÓRIO:
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de adultos.
As avaliações antropométricas em adultos são realizadas com o paciente vestindo roupas leves, preferencialmente esportivas ou similares. Os materiais utilizados são réguas antropométricas, medidores de gordura, balanças mecânicas ou eletrônicas, telêmetros e canetas de pele. Para evitar constrangimentos, cada passo a ser dado para a medição deve ser comunicado previamente ao paciente. Além de sempre registrar os resultados da medição imediatamente após a medição, seja atencioso e paciente ao orientar e ajudar o paciente a se posicionar corretamente para a medição. Os principais parâmetros para avaliação antropométrica em pacientes adultos incluem IMC (índice de massa corporal calculado a partir de tabelas de interpretação) medidas de peso, altura e circunferência: punho (PC) cintura (CC), braço (CB), abdômen (CA), quadril (CQ). 
Também foram medidas as dobras cutâneas: bíceps (BCD), tríceps (DCT), subescapular (DCSE), médio-assistente (DCAM), coxa (DCC), superior (DCSI), panturrilha (DCP) e peitoral. A medição das dobras cutâneas é uma medida indireta da densidade e quantidade de gordura corporal. A dobra cutânea tricipital (DCT) é realizada no ponto médio entre o acrômio da escápula e o processo de Lecranon da ulna, área ensanduichada pelo adipômetro. O paciente deve estar em pé com os braços relaxados. A dobra cutânea subescapular (DCSE) está localizada 2 cm abaixo do ângulo inferior da escápula, e em posição diagonal deve ser localizado e aplicado um lipômetro. O paciente deve manter o corpo ereto com os braços estendidos em direção ao tronco e relaxados. As medidas são usadas para identificar o IMC, percentual de peso ideal,
Percentual nutricionalmente adequado, percentual de gordura localizada e percentual de excesso de peso.
REFERENCIAS:
MELLO, Elza Daniel de. O que significa a avaliação do estado nutricional. Jornal de Pediatria, v. 78, p. 357-358, 2002.
VANNUCCHI, Helio et al. Avaliação do estado nutricional. Medicina (Ribeirão Preto), v. 29, n. 1, p. 5-18, 1996.
SAMPAIO, Lílian Ramos. Avaliação nutricional. EDUFBA, 2012.

Outros materiais