Buscar

Prévia do material em texto

Aluna: Viviane da Rocha Luques Polido RGM: 31992528 Curso: Pedagogia 5º período
Atividade 1 - Reflita sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico e como este profissional pode ser um elo importante entre o corpo docente, os alunos e a direção da Escola.
O trabalho de Coordenação pedagógica consiste em gerir a escola em todo seu contexto, ele articula a relação entre famílias, educadores e gestores, planeja e direciona projetos, revisa, pontua e auxilia as demandas dos demais profissionais, ele faz um elo entre as demandas das famílias com suas dificuldades, expectativas e orientação para da melhor forma possível harmonizar essas relações. Os alunos também fazem parte desse processo quando tem suas demandas seja dificuldades de aprendizagem ou mesmo nas relações interpessoais, o gestor representa a escola e promove o diálogo entre todas os elementos que fazem a escola funcionar.
É imprescindível o trabalho do coordenador, pois sem ele as situações se tornam dificultosas, os professores precisam de direcionamento em seus planejamentos e muitas vezes o coordenador traz clareza na realização do seu trabalho pedagógico, as famílias muitas vezes precisam ser acionadas para solucionar demandas de alunos e dificuldades no processo escolar e a orientação do coordenador traz direcionamento e propõe soluções para os conflitos, mesmo em conflitos dentro do próprio corpo docente é super necessário sua intervenção. 
As questões burocráticas e a ligação entre a secretaria de educação e inspeção muitas vezes se dá pelo coordenador pedagógico, ele é um importante elo para garantir o bom funcionamento do corpo escolar, para trazer novas normativas e novos projetos pedagógicos, é importante seu papel para também nivelar o padrão educacional entre as diferentes turmas escolares e fazer da escola uma referência positiva na sua comunidade. Assim podemos concluir que sem o trabalho do coordenador as chances de insucesso e desalinho com as relações gerais aumentam muito e pode gerar uma situação caótica no ambiente escolar.