Buscar

Estimulacao dos Bebes exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Turma: 2021/2 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo:
Acadêmico: RGM: 
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Respondam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. 
Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0 (Valor:2,0)
No decorrer das experiências que criança na primeira infância, que o cérebro formar a base forte ou fraca para aprendizagem, comportamento e saúde ao longo da vida, são nessa fase que desenvolvimento das conexões do cérebro do bebê se forma e fortalecem. Nossa experiência e o meio em que vivemos determinam quais são as conexões se fortalecem e tornam permanentes, enquanto as menos usadas desaparecem. Através desse processo o neurônio entra em desenvolvimento formam conexões fortes para as emoções, visual, habilidades motoras, controle de comportamento, lógica, linguagem e memória, são isso acontece nos períodos iniciais do desenvolvimento. Com o uso repetido das conexões e circuitos do cérebro, mais eficiente e rápido se conectarão as outras áreas cerebrais, assim essas são as primeiras conexões que forma nova base de conexões. E o estresse tóxico pode ser evitado se os ambientes nos quais as crianças crescem e se desenvolvem são acolhedores estáveis e estimulantes. 
2) Qual é a influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança? Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? 
Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 (Valor:2,0)
Nós primeiros anos de vida das crianças ela tem um impacto na arquitetura do cérebro no desenvolvimento, os genes apresenta um diagrama a ser executado, mas a experiência modula no processo do cérebro que se torna mais forte ou mais fraca na aprendizagem do comportamento e a saúde ao longo da vida. O desenvolvimento saudável para o bebê se dá por meio dos cuidados, a primeira pessoa que o bebê se apega é a mãe, pois, é ela que o alimenta e realiza todos os cuidados necessários para o seu bem estar do bebê, mas também na falta da mãe ele pode se apegar ao pai e outras pessoas que realizem esses mesmos cuidados, uma forma importante do desenvolvimento saudável para o bebê, é aprender a lidar com o estresse, a criança quando esta em um momento de estresse se apega a pessoa que dá carinho e atenção. A criança que passa por constantes momentos de estresse pode ter consequências sérias e duradouras nas áreas de aprendizagem e no raciocínio. 
3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas construídos com a finalidade de. Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce. (Valor:3,0)
A estimulação precoce tem como objetivo de se envolver e potencializar através de jogos, exercícios, técnicas, atividades e de outros recursos às funções do cérebro do bebê, beneficiando assim seu lado físico e sua afetividade. A estimulação precoce são atividades mediadas pelos adultos para desenvolvê-lo as questões perceptivas, motora tudo que envolve o desenvolvimento integral das crianças. Experimentar explorar o ambiente é um modo de conhecer e vivenciar situações e objetos, e para isso são usados os sentidos além das sensações causadas pelos movimentos como engatinhar os primeiros passos. A estimulação procura dar condições para as crianças desenvolver suas capacidades desde o nascimento. 
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando: (Valor:3,
· Nome da Atividade:
· Objetivo:
· Enfoque de estimulação:
· Área de estimulação pretendida:
· Benefícios para a criança:
· Desenvolvimento da atividade:
	
Nome da Atividade
	
Túnel colorido.
	
Objetivo 
	Desenvolver a coordenação motora.
Estimular a atenção, audição e concentração. 
Incentivar a engatinhar.
	
Enfoque de estimulação
	A atividade pode ser trabalhada o engatinhar, e como se deslocar, ouvir, procurar, e se despertar.
	
Área de estimulação pretendida:
	
Para os bebês de 9 meses até os 12 meses. 
	
Benefícios para a criança:
	Aprimora a coordenação motora, estimulando o movimento e desenvolvimento da autonomia da criança. É ótimo para trabalhar a noção e orientação espacial da criança. E também ajuda a enfrentar situações atravessar sozinhos. 
	
Desenvolvimento da atividade:
	Na sala de aula com um túnel confeccionado com bambolês coloridos, ficara um professor em cada ponta do bambolê fazendo com que os bebês passem por dentro, na outra ponta a outro professor com um chocalho na mão, fazendo com que o bebê ouça e desperte, vá à busca do chocalho com barulho.

Outros materiais