Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem 20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão por Competências e do Conhecimento
Simulado: Atividades de Aprendizagem 20
Questão 1
Uma competência procurada por muitas empresas é a criatividade. Empresas que tendem a estimular a criatividade geralmente são empresas que apresentam bons resultados. Desenvolver um ambiente criativo aumenta as chances de crescimento, ao mesmo tempo em que ajuda no crescimento profissional daqueles que participam do processo, ou seja, os colaboradores. Essa competência pode ser identificada por alguns indicadores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta tais indicadores:
A Apresentar ideias de novos produtos/serviços a serem desenvolvidos e trazer soluções criativas quando faltam recursos para um projeto.
B Promover a implantação de soluções que contribuam para melhorias ou mudanças importantes no ambiente de trabalho e implementar mudanças em processos visando à simplificação dos processos e melhoria.
C Apresentar argumentações convincentes para defender os interesses da organização, solucionar de forma rápida os problemas dos clientes e apresentar ideias de novos produtos/serviços a serem desenvolvidos.
D Manter-se atualizado sobre o mercado e sobre os assuntos com os quais a empresa lida, trazer soluções criativas quando faltam recursos para um projeto e buscar por mudanças no ambiente de trabalho ou equipe.
Questão 2
Prange (2001) afirma que a essência do processo de aprendizagem é o conhecimento. Os dois temas estão intimamente relacionados, a compreensão de um conceito depende da compreensão do outro. É por meio da aprendizagem que se cria o conhecimento. Neste contexto, com relação à aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aprendizagem é um processo pelo qual adquirimos experiências que nos levam a aumentar a nossa capacidade, que nos levam a alterar disposições de ação com relação ao ambiente, que nos levam à mudança de comportamento.
(    ) A aprendizagem é o lugar onde as pessoas expandem momentaneamente a sua capacidade de criar resultados que realmente desejam.
(    ) Uma organização que aprende é uma organização capacitada em criar, adquirir e transferir conhecimentos e em modificar seus comportamentos para refletir estes novos conhecimentos.
(    ) A cultura é fator irrelevante nas organizações, uma vez que inviabiliza a criatividade e focalização na resolução de problemas, tendo em vista a orientação às tarefas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PRANGE, Cristiane. Aprendizagem Organizacional: desesperadamente em busca de teorias? In: Aprendizagem Organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.
A V – F – V – F.
B F – F – V – V.
C F – V – F – V.
D V – F – F – V.
Questão 3
É um modelo de administração voltado para empresas do mundo globalizado, que perceberam não ser suficiente a obtenção e guarda da informação. Informação, dados ou fatos precisam ser analisados por pessoas, as quais os transformam em conhecimento. 
A que o exposto se refere?
FONTE: MORAES, Alexandre de. Gestão do Conhecimento. 17.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
A Gestão por competência.
B Gestão do conhecimento.
C Gestão da aprendizagem.
D Gestão sistêmica.
Questão 4
O nível do conhecimento é representado pelo cérebro das pessoas, dos colaboradores, em que há informações através de todos os dados encontrados na organização, o que resulta num negócio, em que este possui uma visão de longo prazo, uma meta na qual essa organização almeja chegar, e que só chegará se todos os envolvidos estiverem direcionados com essa visão.
Sobre os três aspectos diferentes à Gestão do Conhecimento que são a base desse modelo de Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
A E o terceiro aspecto é o dado que mexe com a utilização dos dados de outros projetos, bem como documentos externos acessíveis em bases de dados na internet.
B O conhecimento individual, que consiste nas capacidades e experiências individuais que contribuem para o projeto, em termos das ações que têm possibilidades de realizar.
C A ação é o segundo aspecto e envolve ações físicas, tais como elaboração de documentação, ações mentais para resolução de problemas, aprendizagem e reflexão. Essas diferentes ações têm como resultado, por exemplo, em relatórios e notas de projeto, que são continuamente produzidos.
D O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.
Questão 5
É uma ferramenta de gestão que descreve a visão de futuro da empresa para toda a organização, de modo a criar aspirações compartilhadas.
A que o exposto se refere?
A BSC.
B Sistema de finanças.
C Sistema de custos.
D Sistema de operações financeiras.
Questão 6
O mapeamento de competências tem o propósito de identificar as competências necessárias à organização para que esta alcance seus objetivos. Após essa identificação, se faz necessário verificar quais destas competências as pessoas já possuem e quais são os gaps ou as lacunas que existem para se alcançar o objetivo estratégico da organização.
Assinale a alternativa INCORRETA referente aos modelos de mapeamento de competências.
A O mapeamento de competências organizacionais de cada função e avaliação dos colaboradores é feito através de indicadores de competências (comportamentos observáveis) de qualquer colaborador da empresa (da supervisão ao diretor).
B Os indicadores de competências são extraídos dos cargos/funções e as competências técnicas e comportamentais são extraídas desses indicadores.
C Utiliza os conceitos de competência, complexidade e espaço organizacional para concepção e a implementação de sistemas de gestão de pessoas.
D O mapeamento e definição dos perfis de competências são realizados por consultoria externa, com gerentes e cada grupo de função.
Questão 7
À seleção por competência, temos o foco de que a pessoa selecionada para o cargo agregará à organização ainda mais eficiência e eficácia, pois sua função na organização será mais direcionada de acordo com as suas competências, bem como com aquilo que a empresa espera dela.
Com essa visão assinale a opção INCORRETA:
A Seleção configura-se, então, como um novo processo de tomada de decisão, que envolve comparação: cada candidato é comparado com o perfil de competências da posição em aberto e com os demais candidatos.
B A seleção por competência permite à empresa identificar no selecionador suas características comportamentais e que estejam em conformidade com o alinhamento da empresa.
C A seleção por competência só pode ser bem desenvolvida se a empresa, além de ter feito o inventário comportamental, tiver uma boa descrição dos cargos.
D Ter uma visão clara das competências, dos objetivos organizacionais e o foco no capital humano faz toda a diferença na gestão de pessoas e com pessoas de uma organização.
Questão 8
As competências individuais são chamadas por alguns autores de competências____________, pelo fato de os gestores das organizações serem os responsáveis por realizar o planejamento e colocar em prática as ações que tragam resultados positivos para a empresa. Portanto, para este trabalho, o termo competência gerencial será usado como sinônimo de competência individual. Preencha a lacuna.
Marque V ou F
( ) gerenciais
( ) técnicas
( ) organizacionais
( ) intraorganizacionais
Marque a alternativa correta
A FVVF 
B FVFF
C VFFF
D VFFV
Questão 9
Com relação aos tipos de competências organizacionais, Mills et al. (2002, apude Fernandes, 2006, p. 32) apresentam as classificações e as descrições desses tipos. A passagem “Competências e atividades mais elevadas, no nível corporativo, que são chaves para a sobrevivência da empresa e centrais para sua estratégia”, refere-se a qual classificação de competências?
Marque V ou F
( ) Competências essenciais
( ) Competências distintivas
( ) Competências organizacionais
( ) Competências de suporte
Marque a alternativa correta
A FVFF
B VFFF
C VFFV 
D FVVF
Questão 10
Sparrow eBognanno (1999) apresentaram o modelo denominado OPEN Competencies, dos grandes líderes. 
São competências citadas pelos autores, exceto:
A Orientação para o estabelecimento de redes de relacionamento e influências.
B Impacto pessoal, autoconfiança, disposição para a ação 
C Autonomia, motivação, orientação para realizações e desenvolvimento.
D Flexibilidade operacional, versatilidade.

Outros materiais