Buscar

Atividade - Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MBA em Logística e Supply Chain Management
Disciplina: Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimentos
Aluna: Leticia Bós Moreira
As empresas e o Sistema Tributária Brasileiro
Toda e qualquer empresa necessita de uma boa gestão tributária, pois os efeitos da mesma impactam de forma negativa ou positiva em seus produtos de mercado.
Ao adquirirmos uma mercadoria devemos levar em consideração todos os tributos que incidem nesta compra, pois todos eles são embutidos no valor total do produto. Os tributos incidentes sobre qualquer tipo de mercadoria que é paga pelo consumidor final são: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); Imposto sobre Serviços de Quaisquer Natureza (ISSQN); Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) cada um com sua importância.
Nossa legislação tributária muda frequentemente, então, é de extrema importância que os profissionais da área busquem cada vez mais conhecimento e se mantenham atualizado. Assim a empresa sempre terá produtos com valores competitivos diante do mercado, uma vez que, a carga tributária brasileira é muito alta, carca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB). 
As empresas têm o direito garantido perante a Constituição Federal o direito de elaborar o planejamento tributário. O planejamento é imprescindível para empresas que querem ser competitivas, mas isso o torna ainda mais complexo, devido a sua alta carga tributária e aos diferentes regimes de tributação que a empresa utilize para a comercialização de seus produtos. 
Atualmente as empresa precisam fazer escolhas ao adquirir matéria-prima, pois em mercado nacional as mercadorias sofrem com uma carga tributária muito alta, o que acaba aumentando o custo para aquisição de mercadoria em território nacional. Já a importação cresce cada dia mais, pois apesar de também ter incidência de tributos sobre as mercadorias, ainda sim é mais vantajoso. 
A gestão tributária é realmente capaz de reduzir custos e maximizar os lucros para uma empresa. As decisões devem ser bem desenhadas estrategicamente, e cumpridas perfeitamente, uma vez que a incidência de tributos é alta no Brasil e o sistema tributário é complexo, pois, uma mercadoria com final alto é sinônimo de baixo competitividade.

Continue navegando